Acre
Deracre abre licitação para recuperar ramais, mas serviços podem nem iniciar no ano de 2018
O SRP em questão visa a “contratação de empresa para prestação de serviço de locação de veículos, máquinas e equipamentos com operador ou condutor
Todo o planejamento sério é feito para que, tão logo a primeira friagem forte anuncie o final das chuvas, as máquinas pesadas já comecem a trabalhar.

Deracre abriu uma licitação para locação de maquinas para recuperar os ramais – Foto: Arquivo
Com Regis Paiva
O planejamento do governo do Estado parece andar na contramão do clima acreano: o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) abriu uma licitação para locação de maquinas para recuperar os ramais, mas o processo pode terminar somente quando não houver mais condições climáticas para as maquinas trabalharem.
No Estado do Acre todas as pessoas sabem: o maior engenheiro é o verão. Assim, todo o planejamento sério é feito para que, tão logo a primeira friagem forte anuncie o final das chuvas, as máquinas pesadas já comecem a trabalhar. Normalmente isso acontece no mês de junho.
Assim, a maioria dos órgãos, notadamente aqueles bem geridos, preparam seus processos licitatórios a partir do fim de janeiro ou começo de fevereiro, de forma a estarem prontos no máximo nos primeiros dias do mês de junho. Mas essa não parece ser a lógica seguida pelo governo do Estado e pelo Deracre.
_________________
Como o Pregão N° 232/2018 ficará aberto até o dia 27 próximo e abertura do procedimento no dia 28, o processo pode se arrastar até os primeiros dias de outubro, momento em que as primeiras chuvas já podem estar ocorrendo e impedir ou dificultar a execução das obras de recuperação dos ramais.
_________________
Licitação atrasada, serviço sem ser feito?
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE), edição desta sexta-feira (22), o governo do Estado do Acre divulgou o aviso de licitação Pregão N° 232/2018 (CPL 01/DERACRE), sistema de registro de preços (SRP).
O SRP em questão visa a “contratação de empresa para prestação de serviço de locação de veículos, máquinas e equipamentos com operador ou condutor, para realização de trabalhos de conservação, manutenção e recuperação em rodovias estaduais e estradas vicinais/ramais nas Regionais do Alto Acre, Baixo Acre e Purus”.
Ocorre que um processo de licitação normalmente demora cerca de 90 dias para ser concluído. Como o Pregão N° 232/2018 ficará aberto até o dia 27 próximo e abertura do procedimento no dia 28, o processo pode se arrastar até os primeiros dias de outubro, momento em que as primeiras chuvas já podem estar ocorrendo e impedir ou dificultar a execução das obras de recuperação dos ramais.
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.
























Você precisa fazer login para comentar.