Geral
Deputados discutem situação da Emater e propõem realização de audiência pública
O assunto que dominou todo o debate na Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira (9) foi a produção rural, sobretudo a atual situação da Emater/Acre. Os parlamentares discutiram a falta de uma política de assistência técnica de atendimento aos agricultores familiares.
O líder do governo, deputado Pedro Longo (PV) sugeriu a realização de uma audiência pública para debater sobre as necessidades que a empresa enfrenta neste momento. Longo disse que o senador Marcio Bittar pode ajudar neste diálogo destinando recursos para o próximo ano para o orçamento da empresa de assistência técnica.
A fala de Pedro Longo foi apoiada pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) no tocante à realização da audiência pública com o diretor-presidente da Emater, mas discordou do modo abordado por Longo sobre as saídas dadas para o problema.
“O Márcio Bittar arrumou um amigo dele para botar na Secretaria, sem plano nenhum. Largaram a assistência técnica sem nenhum programa, sem nenhuma política. Recolheram as máquinas e não botaram nada no lugar. Já estamos no terceiro ano e não tem um programa. Nem a semente da melancia estão distribuindo. Só tenho uma concordância com o líder do governo: está na hora de uma audiência pública. Fiquei literalmente embasbacado de ver o contorcionismo para explicar o inexplicável”, disse Magalhães.
Já o deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) disse que o governador Gladson Cameli (PP) tem feito um esforço para reativar empresas que estavam sendo desativadas, como é o caso da Emater. Ele lembrou que é necessário sim uma “oxigenação” da área de assistência técnica. “Eu fico pensando assim que quando o governo Gladson assumiu, a Emater estava praticamente extinta e o governo Gladson vem tentado reativar. Com certeza o governo Gladson tem se esforçado pra isso. Precisa realmente dar uma oxigenada no pessoal, contratar pessoas ovas, mas precisa ser rápido que a experiência desses técnicos antigos possam ser repassadas para estes técnicos novos”.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende homem condenado a mais de 15 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
Acusado de abusar sexualmente da enteada, ele foi detido no bairro Remanso; mandado foi expedido pela Justiça de Rio Branco

Rápida atuação da equipe da DEMPCA reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, na manhã desta segunda-feira (28), um homem identificado pelas iniciais R.N.S.S., condenado a mais de 15 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul.
O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco. O condenado, natural de Massapê (CE), era acusado de abusar sexualmente de sua enteada, crime que resultou na condenação.
A DEMPCA reforçou o compromisso com a proteção de vítimas de violência sexual e destacou que continuará atuando para cumprir decisões judiciais e garantir a responsabilização dos agressores. O preso foi encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena.
Comentários
Geral
Homem é encontrado morto dentro de canoa em zona rural de Mâncio Lima
Vítima, de 34 anos, estava com dois homens bebendo antes do ocorrido; polícia investiga circunstâncias da morte

Informações preliminares indicam que a vítima estava acompanhada de dois homens consumindo bebida alcoólica no local em que foi encontrado. Foto: cedida
Na tarde desta segunda-feira (28), o corpo de Erinaldo Silva de Almeida, conhecido como Tura, de 34 anos, foi encontrado sem vida dentro de uma canoa na zona rural de Mâncio Lima. A Polícia Militar foi acionada e fez os primeiros atendimentos no local.
De acordo com informações preliminares, Tura estava acompanhado de dois homens, consumindo bebidas alcoólicas, antes de ser encontrado morto. Testemunhas relataram que os dois indivíduos se afastaram do local e, ao retornarem, já encontraram a vítima sem vida. Até o momento, as causas da morte ainda não foram divulgadas.
O delegado José Obetânio confirmou que uma equipe da Polícia Civil foi deslocada para investigar o caso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames que devem esclarecer a causa da morte.
As investigações continuam em andamento para determinar as circunstâncias exatas do ocorrido.
Comentários
Geral
Acusado de tentativa de feminicídio em Rondônia é capturado em Rio Branco
Foi preso no último final de semana durante uma ação de investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na Travessa São Jorge, no bairro Ayrton Senna, na Baixada da Sobral, José Mourão dos Santos, de 28 anos. O acusado tinha prisão preventiva decretada pelo Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho por tentativa de feminicídio. Ele já foi transferido para o Distrito de Extrema, em Rondônia (RO).
Mourão é acusado de, no mês de janeiro deste ano, durante uma bebedeira, ter se desentendido com sua companheira, Jaqueline de Araújo Guimarães, a quem atingiu com diversas facadas. O crime ocorreu na residência do casal, localizada no Distrito de Vista Alegre do Abunã. A vítima sofreu vários ferimentos, teve ruptura nos músculos do braço direito e perdeu o movimento da mão, sendo transferida para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde precisou ser submetida a cirurgias.
A delegada Daniele Medeiros, da Delegacia Regional de Polícia de Rondônia, representou pela prisão preventiva do acusado. Ao ser informada de que José Mourão teria fugido para Rio Branco e que a vítima corria riscos, solicitou apoio à Polícia Civil do Acre. Na manhã de sábado, 26, uma equipe da DHPP localizou e prendeu o acusado em uma área no bairro Ayrton Senna.
Você precisa fazer login para comentar.