Conecte-se conosco

Geral

Deputados discutem situação da Emater e propõem realização de audiência pública

Publicado

em

O assunto que dominou todo o debate na Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira (9) foi a produção rural, sobretudo a atual situação da Emater/Acre. Os parlamentares discutiram a falta de uma política de assistência técnica de atendimento aos agricultores familiares.

O líder do governo, deputado Pedro Longo (PV) sugeriu a realização de uma audiência pública para debater sobre as necessidades que a empresa enfrenta neste momento. Longo disse que o senador Marcio Bittar pode ajudar neste diálogo destinando recursos para o próximo ano para o orçamento da empresa de assistência técnica.

A fala de Pedro Longo foi apoiada pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) no tocante à realização da audiência pública com o diretor-presidente da Emater, mas discordou do modo abordado por Longo sobre as saídas dadas para o problema.

“O Márcio Bittar arrumou um amigo dele para botar na Secretaria, sem plano nenhum. Largaram a assistência técnica sem nenhum programa, sem nenhuma política. Recolheram as máquinas e não botaram nada no lugar. Já estamos no terceiro ano e não tem um programa. Nem a semente da melancia estão distribuindo. Só tenho uma concordância com o líder do governo: está na hora de uma audiência pública. Fiquei literalmente embasbacado de ver o contorcionismo para explicar o inexplicável”, disse Magalhães.

Já o deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) disse que o governador Gladson Cameli (PP) tem feito um esforço para reativar empresas que estavam sendo desativadas, como é o caso da Emater. Ele lembrou que é necessário sim uma “oxigenação” da área de assistência técnica. “Eu fico pensando assim que quando o governo Gladson assumiu, a Emater estava praticamente extinta e o governo Gladson vem tentado reativar. Com certeza o governo Gladson tem se esforçado pra isso. Precisa realmente dar uma oxigenada no pessoal, contratar pessoas ovas, mas precisa ser rápido que a experiência desses técnicos antigos possam ser repassadas para estes técnicos novos”.

Comentários

Geral

Prefeitos de Assis Brasil e Plácido de Castro firmam cooperação com cidade catarinense

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

Troca de experiências, compartilhamento de informações, fomento do associativismo e do cooperativismo, e o fortalecimento das parcerias público-privadas, são alguns dos objetivos de um acordo de cooperação formalizado entre os prefeitos Jerry Correia, de Assis Brasil, e Camilo da Silva, de Plácido de Castro, no Acre, com o prefeito da cidade catarinense de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti.

O protocolo de intenções foi celebrado na sede da Prefeitura de São Lourenço do Oeste, por onde os prefeitos acreanos passaram como integrantes de uma missão do Programa Protagonismo Empresarial, organizada pelo Sebrae do Acre em parceria com a Federação das Associações Comerciais e o governo do Estado, segundo matéria da Agência de Notícias do Acre assinada por Jéssica Monteiro.

De acordo com Marcos Clay Silva, diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Governo (Segov), a missão busca um modelo ideal de parceria público-privada para implantação no Acre. “Esta é uma região do Sul do Brasil com tradição em associativismo, onde as cooperativas têm certo protagonismo, gerando emprego e distribuição de renda”, explica Marcos Clay.

A missão que teve início na segunda-feira, 22, e terminou na sexta, 26, percorreu seis municípios do noroeste de Santa Catarina e um do Sul do Paraná. Participam da caravana 32 pessoas entre lideranças das associações comerciais, vereadores, o deputado da Assembleia Legislativa (Aleac), Tanízio Sá, e representantes das secretarias de Governo (Segov), de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Agricultura (Seagri).

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende faccionados responsáveis por espancamento de mulher em Sena Madureira

Publicado

em

Na última sexta-feira, 26, agentes da Polícia Civil, que atuam na Delegacia de Sena Madureira, em conjunto com Departamento de Polícia de Capital e Interior (DPCI) e o 8° Batalhão da Polícia Militar, desencadearam uma operação para prender os responsáveis por torturarem uma jovem daquela cidade.

No dia 20 maio deste ano, os três envolvidos, que supostamente são vinculados com organização criminosa, gravaram um vídeo em que uma mulher, sob ordens deles, espancam uma jovem. Na ação foram presas três pessoas com idade de 24, 28 e 33 anos.

Na tarde do mesmo dia, foi realizada uma segunda fase da operação, em que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em pontos conhecidos de venda de drogas. Em três das quatro residências revistadas, foram encontradas drogas, munições e uma arma de fogo, além de ser efetuada a prisão de mais cinco pessoas com idades de 19, 21, 23, 44 e 25 anos.

Ao todo a operação efetuou 8 prisões ao longo da última sexta-feira e retirou de circulação vários criminosos já conhecidos da Justiça e das forças policiais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho

Publicado

em

O governo do Acre, por meio das instituições em saúde, vem buscando ofertar um serviço assistencial que atenda a todos os que procuram um atendimento na saúde pública do Estado.

Relações internacionais, Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho. Foto: Gleison Luz

Assim, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), vem atuando no acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da capital, como de municípios e países vizinhos.

A Fundhacre atende pacientes da capital, municípios e países vizinhos. Foto: Gleison Luz

Na sexta-feira, 26, a Fundhacre recebeu a prefeita de Cobija, cidade da Bolívia, Ana Lúcia Reis. Acompanhada de sua equipe a prefeita agradeceu ao governo do Acre por toda a acolhida.

“Aqui somos muitos bem atendidos, uma atenção cem por cento gratuita aos internados, e queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia.

A diretora executiva da Fundhacre, Duciana Araújo, esteve recebendo a prefeita de Cobija. A direção do complexo vem fortalecendo o trabalho humanizado e acolhedor dentro hospital.

“Queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia, prefeita de Cobija. Foto: Gleison Luz

É gratificante poder contribuir com a população da Bolívia, por meio do serviço em saúde oferecido na Fundação Hospitalar, para nós é uma satisfação recebê-los. Os países têm relações que superam as nossas fronteiras, é um cuidado que não tem barreiras”, disse a diretora.

Comentários

Continue lendo

Em alta