Extra
VÍDEO: Deputado Tadeu Hassem denuncia precariedade em presídio de Rio Branco

Deputado Tadeu Hassem falou da precariedade do presídio no Acre durante Sessão desta quarta-feira, dia 24 – Foto: Sérgio Vale
25ª Sessão Ordinária do 1º Ano Legislativo da 16ª Legislatura
O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) criticou nesta quarta-feira, 24, durante entrevista ao programa Boa Conversa – edição Aleac, a situação do sistema penitenciário acreano, em especial do presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco (AC). O parlamentar relatou a falta de efetivo, as condições precárias de trabalho e a insegurança causada pelas constantes fugas.
“Primeiro, a Assembleia tem esse papel fundamental sobre esses servidores públicos, os agentes públicos, os policiais penais provisórios, assim como o ISE também. A Assembleia discutiu essa questão e eu quero aqui agradecer ao governo esse diálogo aberto, mas por poder cumprir a lei da questão da indenização. Um salário para cada ano trabalhado dessas pessoas. Muitos deles trabalharam 15, 20 anos lá no sistema”, disse Hassem.
O deputado destacou que a visita feita com os parlamentares Arlen Yeltsin e Michelle Melo resultará em um relatório com imagens e convocações. “Na verdade ontem estivemos visitando o sistema penitenciário. É comum aqui na Assembleia a gente receber os policiais penais com as reivindicações deles. E ontem fizemos, eu não vou dizer uma fiscalização, mas foi um acompanhamento e eu confesso, nós vamos produzir um relatório fotográfico e um relatório também. Vamos fazer um convite ao presidente do Iapen na próxima semana que compareça aqui na Assembleia. E o velho problema, a gente teve problema de fugas aqui no presídio recentemente e está acontecendo com frequência. E o que chamou atenção, população do Acre, é o efetivo. É um efetivo baixo, é um efetivo pequeno. E a estrutura hoje do nosso presídio, ela é precária. Eu vi, tivemos no presídio o Francisco de Oliveira Conde, em vários pavilhões, tivemos no presídio feminino. Para você ter ideia, o alojamento dos policiais, aquele alojamento que é para os servidores que estão lá, a situação é triste. Mas a maior preocupação hoje é do efetivo. Para você ter ideia, você falou que o governo está demitindo 100 policiais provisórios, só 90 na capital e contratando 170. Mas dos 100 da capital, perdão, que estão saindo, vão entrar só 96. Então vai ficar menor do que já era. Isso reflete diretamente na segurança pública do Estado. Então a gente vai debater, discutir isso e precisa resolver. O governo tem alguns projetos para essa área de estrutura, mas a questão é emergencial, tem que agir urgentemente”, afirmou.

Foto: Sérgio Vale
O parlamentar também admitiu que alternativas como a terceirização do sistema prisional podem ser discutidas. “Eu acho que é um caminho, é uma saída e tem dado certo em alguns estados, já do Brasil afora. Eu tenho uma convicção que tem que analisar, tem que debater, tem que discutir. O que não pode é do jeito que está. A situação é precária, a situação é triste. Ter a sensação de segurança é tão preocupante quanto a própria segurança. E eu insisto na questão da estrutura, não tem como você qualificar o ambiente do jeito que está ali”, destacou.
Segundo ele, o problema não está apenas no efetivo, mas também na falta de tecnologia adequada. “Eu fiquei preocupado também, Marcos, e eu preciso relatar isso aqui já, na área de tecnologia. As câmeras de segurança precisam ter um investimento urgentemente. Um servidor ontem lá, e eu quero agradecer aqui a direção do Francisco Oliveira Conde, nos acompanhou, mas foi relatado também e eu estou antecipando aqui, que estará no relatório, a questão da câmera de segurança com baixa potência. Então aí você tem pontos mortos, sem visibilidade em certas áreas. Então na próxima semana vai ser debatida aqui na Aleac a vinda do nosso diretor-presidente para discutir tudo isso”, concluiu.
VEJA VÍDEO ABAIXO
Comentários
Extra
Brasileia perde 3 mandos de quadra e vai decidir título fora de casa
Por causa do comportamento da torcida no confronto contra o Fluminense da Bahia na última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, a equipe do Brasileia perdeu três mandos de jogos e será obrigada a decidir o Campeonato Estadual de Futsal da Série A contra o Quinari fora de casa.
“Recebemos a súmula dos árbitros e também tivemos as informações do delegado da partida. O jogo foi interrompido em vários momentos pelo comportamento da torcida, jogando latas dentro da quadra, e por isso resolvemos aplicar a punição. A federação vem trabalhando para melhorar o futsal acreano, mas os dirigentes precisam ter responsabilidade pelos jogos quando são os mandantes”, declarou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Documento encaminhado
O departamento técnico da Fafs encaminhou nesta segunda, 15, o documento para a diretoria do Brasileia. Os dirigentes irão fazer uma defesa com o objetivo de manter o segundo jogo das finais da Série A no Eduardo Lopes Pessoa.
Fafs ofereceu opções
A Fafs oferece como opções para o segundo jogo das finais as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri. Uma definição a respeito do assunto deve ocorrer nesta terça, dia 16.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE RETIFICAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE RETIFICAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025
OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.
A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a Retificação do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.
Data da Abertura: 07 de Janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/12/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Brasiléia/AC, 15 de dezembro de 2025.
André Schwalbe Gadelha
Pregoeiro
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade com mais de 1400 procedimentos
Mais de 600 pessoas foram atendidas em 12 especialidades médicas durante a 10ª edição do programa Saúde em Ação na Comunidade, realizado na escola Menino Jesus, bairro Eldorado.
Com apoio de emendas destinadas pelo senador Alan Rick (Republicanos-AC), o município de Brasiléia realizou, na manhã deste sábado (13), um doe maiores mutirões de saúde no município.
Presente durante os atendimentos, o senador destacou a importância de levar a saúde para perto da população e ressaltou o trabalho conjunto com as lideranças locais. “É a união que faz a diferença na vida do nosso povo, reduzindo o tempo de espera e evitando deslocamentos até a capital, especialmente para especialidades que não são ofertadas no município. É muito bom ver nossa emenda possibilitando que a prefeitura realize a maior edição do Saúde em Ação na Comunidade”, afirmou Alan Rick.
O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) destacou que a ação marca um momento histórico para o município. “Temos a honra e a satisfação de realizar, com a emenda enviada pelo senador Alan Rick, o maior mutirão itinerante da história de Brasiléia, com mais de 15 especialidades, atendendo a população do bairro e de toda a cidade, fechando o ano com a 10ª edição desse trabalho”, declarou.
Também participaram da ação a ex-prefeita Fernanda Hassem, o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), o secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, reforçando a parceria institucional em favor da saúde pública no município.
Acompanhe os números dessa 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade:
Local: Escola de ensino infantil Menino Jesus e Unidade básica de saúde Francisco de Assis
Consultas
150 Clínica Médica
19 Psiquiatria
13 Endocrinologia
22 Pediatria
22 Nutrição
89 Ortopedia/ Traumatologia
36 Mastologia
42 Ginecologia/ Obstetrícia
78 Oftalmologia
62 Fonoaudiologia
11 Gatroenterologia
82 Otorrinolaringologia
Total de consultas 604
Exames
19 Colposcopia
22 Bioimpedância
13 Eletroencefalograma
10 Espirometria
3 Holter
112 Ultrassonografias
314 Exames de Oftalmologia
32 Endoscopia Digestiva Alta
230 Exames e procedimentos de fonoaudiologia
59 Exames e procedimentos de otorrinolaringologia
Total de exames e procedimentos 810
Total de atendimentos 1.414














































Você precisa fazer login para comentar.