Acre
Deputado pede renegociação de dívidas dos comerciantes atingidos pela alagação
Após o levantamento inicial dos prejuízos causados pela enchente no município de Xapuri, que atingiu mais de 42% da área urbana da cidade, o deputado Antônio Pedro (DEM), em conversa com a imprensa, defendeu a renegociação de dívidas e impostos cobrados aos comerciantes atingidos pelas cheias dos rios no Estado, em especial em Xapuri.
De acordo com o parlamentar, a situação dos empresários é delicada, haja vista que muitos comércios ainda continuam de portas fechadas, mesmo após a vazante. Ele pediu uma atenção especial do poder público quanto ao assunto.
“Com o comércio fechado, tem muito comerciante passando necessidade, pois a única fonte de renda dessas pessoas é gerida apenas quando se vende o produto. Como uma loja fechada vai gerar renda? Sem contar que tem alguns estabelecimentos que não poderão mais voltar a ter um funcionamento normal. O que fazer nesse momento para trazer uma resolução para esse problema?”, destacou o parlamentar.
Antônio Pedro comentou também a visita do ministro da Integração Nacional, durante a semana passada. Ele lembrou que Gilberto Occhi sinalizou a construção de 200 casas populares no município.
“O ministro foi lá em Xapuri e prometeu 200 casas. Que realmente isso aconteça. É preocupante a situação dos moradores que foram atingidos”, destacou o parlamentar do Democrata.
Segundo o deputado, a cheia em Xapuri deixou 2.425 desabrigados, sendo que deste montante, 144 famílias ficaram em casas de parentes e 663 famílias foram para abrigos públicos.
Por fim, o deputado ressaltou a necessidade de uma reforma na Escola de Ensino Médio Antero Soares Bezerra. O líder político disse que a unidade de ensino encontra-se abandonada e com a estrutura totalmente comprometida.
“Fiquei assustado com o que vi. A escola está completamente abandonada com portas e janelas sucateadas. Quando chove, metade das salas fica inundada. São muitos problemas que estão colocando em risco a integridade da população estudantil daquele município”, disse.
De A Gazeta
Comentários
Acre
Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.
Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.
O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.
Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.





Você precisa fazer login para comentar.