Geral
Deputada Vanda Milani recebe manifestações de apoio à sua pré-candidatura ao senado em todo estado do Acre
A deputada federal Vanda Milani (Solidariedade-Ac) percorre todo o estado do Acre debatendo prioridades para o orçamento de 2022 com prefeitos, vereadores, lideranças políticas, organizações governamentais e não governamentais, além de comunidades indígenas e ribeirinhos. Durante os encontros ela vem recebendo diversas manifestações de apoio à sua pré-candidatura ao Senado em 2022. Depois de visitar municípios do Alto e Baixo Acre, ela cumpriu agenda em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Vila Restauração na região do Juruá. A deputada pernoitou em Feijó, onde tem vários compromissos institucionais nesta quarta-feira (22).
“O objetivo é o de fortalecer o diálogo e estimular a sociedade na participação e criação de políticas públicas voltadas para reduzir as desigualdades em todas regionais. Creio que esse debate do Acre agora e do estado que queremos para o futuro, seja o maior desafio. Precisamos pensar em desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida para todos”, disse a deputada.
No encontro com prefeitos e vereadores, ela vem ouvindo sugestões para elaboração de projetos para o orçamento de 2022. A parlamentar aproveita para fazer prestação de contas dos mais de R$ 120 milhões em emendas destinadas para todos os municípios. As demandas priorizadas com a participação popular serão apresentadas a partir de outubro no Congresso Nacional.
“É preciso conviver com as diferenças para que possamos apresentar projetos que possam solucionar os problemas de cada município. Na prática é sair do debate teórico e transformar em política de resultados positivos. Isso se faz ouvindo cada liderança, cada vereador. Independente de cor partidária, fomos eleitos para representar todos os acreanos e eu tenho procurado cumprir esse papel honrando cada voto recebido do povo acreano”, acrescentou.
Por onde passa, a deputada federal Vanda Milani vem recebendo manifestações de apoio para sua pré-candidatura ao Senado Federal. Vanda Milani foi quem mais liberou recursos – segundo levantamento da Associação dos Municípios do Acre – para o setor da saúde pública durante a pandemia. Nove prefeitos já declararam apoio à sua pré-candidatura.
O trabalho de apoio ao setor produtivo também tem sido responsável pelos apoios recebidos em todo o estado pela parlamentar. Vanda destinou mais de R$ 10 milhões para aquisição de implementos agrícolas e compra de calcário. Junto a ministra da agricultura, Tereza Cristina, ela tem buscado recursos para o programa Pró-calcário, defendendo a distribuição para agricultores familiares mais carentes, em localidades com elevada taxa de pobreza, comunidades indígenas e que atenda regiões com políticas de sustentabilidade.
“As manifestações de apoio que temos recebidos muito nos honra, serve como incentivo para continuarmos trabalhando pelo Acre e pelo Brasil. O momento de recuperação econômica exige investimentos no setor produtivo. Tenho sempre dito que campo forte é sinônimo de cidade desenvolvida, daí o nosso foco no agronegócio e na agricultura familiar. Esse setor vai receber um apoio grande nos próximos meses com a carreta ambiental que vai aproximar ainda mais o estado do trabalhador, com políticas de legalização e educação ambiental que vai permitir mais financiamento público, aquecendo a economia e gerando emprego e renda”, analisou.
Nas palestras com prefeitos, vereadores e a sociedade, a deputada tem destacado o momento vivido pela economia do estado. Para ela, o governador Gladson Cameli acertou nas prioridades durante a pandemia. “Milhares de vidas foram salvas, agora é hora de tocar as grandes obras e colocar o estado na rota do desenvolvimento. Já é o terceiro trimestre com saldo positivo na balança comercial, isso demonstra que estamos no rumo certo”, concluiu.
A deputada concedeu entrevista ao Sistema Público de Comunicação e ainda na manhã de hoje será recebida pelo prefeito Tanízio de Sá em Manoel Urbano, vereadores e lideranças políticas. Ainda nesta quarta-feira ela tem compromissos no município de Santa Rosa fechando audiências nas regionais de Envira/Tarauacá e Purus.
Comentários
Geral
PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro
Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.
Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.
Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.
Comentários
Geral
Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco
Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.
Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.
No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco
Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada
O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.
Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.
Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.
A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.














Você precisa fazer login para comentar.