Conecte-se conosco

Geral

Delegado afirma que água usada no banho de Aurora pode ter atingido até 57°C

Publicado

em

O delegado destacou ainda que, antes do banho, a bebê havia recebido alta médica, com atestado de que estava em perfeito estado de saúde

A polícia também investiga se houve falha no controle da temperatura, uma vez que o procedimento adotado na unidade seria apenas o teste manual. Foto: captada 

Redação O Juruá em Tempo

As investigações sobre o caso da recém-nascida Aurora, que teria sofrido lesões graves após um banho na Maternidade de Cruzeiro do Sul, seguem em andamento sob responsabilidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A Polícia Civil apura se as lesões foram provocadas por água em temperatura elevada ou por uma doença genética rara.

De acordo com o delegado Vinícius Almeida, responsável pelo caso, várias testemunhas já foram ouvidas, incluindo pessoas que estavam presentes no momento do banho. “Testemunhas relataram que, ao colocarem a mão na água, perceberam que estava muito quente. Algumas chegaram a afirmar que havia vapor saindo”, informou o delegado.

Ainda segundo os depoimentos, a própria mãe de Aurora teria alertado sobre a temperatura da água no momento do banho. A polícia também investiga se houve falha no controle da temperatura, uma vez que o procedimento adotado na unidade seria apenas o teste manual, feito com o dorso da mão ou o cotovelo, sem auxílio de termômetros. A água era aquecida por chuveiro elétrico, não por sistema de aquecimento solar (boiler).

Durante a perícia técnica, foi constatado que a torneira da maternidade pode atingir até 57 graus Celsius, o que representa risco de queimaduras, especialmente em recém-nascidos. No entanto, ainda não é possível afirmar qual era a temperatura exata no momento do banho.

Aurora, que nasceu prematura, com 35 semanas de gestação, foi transferida para um centro especializado em tratamento de queimaduras, em Belo Horizonte (MG). Foto: captada 

Paralelamente, a Polícia Civil também investiga a possibilidade de Aurora ser portadora de epidermólise bolhosa, uma doença genética rara que provoca extrema sensibilidade na pele, podendo causar bolhas e feridas até mesmo com atrito leve. Um exame específico já foi solicitado e aguarda resultado.

O delegado destacou ainda que, antes do banho, a bebê havia recebido alta médica, com atestado de que estava em perfeito estado de saúde. A técnica de enfermagem responsável pelo procedimento foi intimada e deve prestar depoimento nos próximos dias.

Aurora, que nasceu prematura, com 35 semanas de gestação, foi transferida para um centro especializado em tratamento de queimaduras, em Belo Horizonte (MG), onde segue internada e recebendo cuidados intensivos.

As investigações continuam até que todas as circunstâncias do caso sejam esclarecidas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Adolescente é apreendido com quase 1 kg de maconha na BR-364 em Sena Madureira

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na tarde desta quinta-feira, 8, durante uma abordagem realizada por uma guarnição do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre, no km 8 da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Rio Branco.

A ação ocorreu após a Polícia Militar receber informações de que um indivíduo estaria transportando entorpecentes da capital para o município de Sena Madureira. Com base nas características repassadas na denúncia, os militares intensificaram o patrulhamento e conseguiram localizar o suspeito em um veículo de aluguel.

Durante a abordagem, os policiais encontraram aproximadamente um quilo de uma substância esverdeada, aparentando ser maconha, além da quantia de R$ 52 em dinheiro e um aparelho celular. Todo o material foi apreendido.

De forma espontânea, o adolescente relatou que estaria sendo pressionado por integrantes de uma organização criminosa para buscar a droga como forma de quitar uma dívida relacionada ao consumo de entorpecentes.

O menor foi apreendido e em seguida, ele foi nncaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Gladson nomeia nova lista de aprovados em concurso do Instituto Socioeducativo do Acre

Publicado

em

Foto: Secom/AC

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), assinou o Decreto nº 12.141-P, publicado nesta sexta-feira, 09, que nomeia novos servidores efetivos aprovados no concurso público do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE). As nomeações são resultados do certame homologado em abril de 2023 e atendem à necessidade de reforço no quadro funcional do órgão.

De acordo com o decreto, foram nomeados agentes socioeducativos femininos e masculinos, além de um técnico administrativo e operacional na área de informática, todos para ingresso no padrão e classe inicial das respectivas carreiras. A medida integra o processo administrativo que trata do aproveitamento dos aprovados dentro do prazo de validade do concurso.

Na categoria de agente socioeducativo feminino, foram nomeadas Marineis Cavalcante da Silva Chaouk, Debora Jaiaira Gonçalves da Silva Monteiro, Nadja Rayad da Silva Moreira, Suzana Ribeiro Brandão, Fabiana Silva de Moura e Valéria Maciel de Souza. Já para o cargo de agente socioeducativo masculino, o decreto contempla Andirson Carvalho Vasconcelos, Paulo Silva da Costa, Lushesle Rebouças Furtunato, Rafael Dantas Padrão, Mardson Tavares da Silva, Eduardo dos Santos Silva, Sebastião Acácio Elioterio, Matheus Diógenes Wolter, Wendel Alexandrino de Sousa, Lucas Muniz de Assis, Valber Soares de Oliveira Junior e Antonio Ericles Abreu da Rocha.

Também foi nomeado para o cargo de técnico de informática o candidato Marcus Vinícius Lira Padilla, fortalecendo a área administrativa e operacional do Instituto.

Conforme estabelece o decreto, os nomeados terão o prazo de até 30 dias para apresentar a documentação exigida e realizar a assinatura do termo de posse. O ato entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Deracre entrega nova entrada de Tarauacá nesta sexta-feira

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Camelí, a vice-governadora Mailza Assis, ambos do Progressistas e a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes, inauguram nesta sexta-feira, 09, a nova entrada de Tarauacá, obra que amplia o acesso ao município e melhora a mobilidade urbana.

Com investimento de R$ 11,4 milhões, a obra liga a Avenida Tancredo Neves à BR-364 e inclui pavimentação, calçadas e ciclovias, garantindo mais segurança para motoristas, pedestres e estudantes que utilizam o acesso diariamente.

Gladson Camelí afirma que a entrega integra as ações do governo voltadas à melhoria da infraestrutura nos municípios. “O governo está investindo para melhorar as condições das cidades e garantir mais mobilidade para a população do interior”, diz.

Mailza Assis destaca que a obra tem impacto direto na vida das famílias. “Investir em mobilidade é melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento de Tarauacá”, afirma.

Já Sula Ximenes ressalta que a intervenção atende a uma diretriz do governo estadual. “A orientação do governador é executar obras que resolvam demandas da população. Essa nova entrada melhora a organização do tráfego e aumenta a segurança de quem acessa a cidade”.

Comentários

Continue lendo