Acre
Definidos os critérios para escolha dos Ramais do Povo

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre, Ocírodo Oliveira, explica que o programa Ramais do Povo é uma inovação (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Os critérios que vão definir a escolha das regiões contempladas pelo programa Ramais do Povo, que será lançado pelo governador Tião Viana em breve, foram definidos nesta quarta-feira, 27. Serão beneficiados 3,3 mil quilômetros na primeira etapa.
Também foi definido o modelo de trabalho adotado pelo programa, que será o tripé bueiro, ponte e melhorias – entenda-se saídas de água, piçarramento.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Ocírodo Oliveira, explica que o programa Ramais do Povo é uma inovação no sentido de centralizar a atenção nos ramais produtivos, com maior número de moradores e que abrigam escolas e postos de saúde.
O programa será executado em todos os municípios. Os projetos de topografia estão em fase de conclusão e em seguida será aberto processo licitatório. Na primeira etapa serão beneficiados 3,3 mil quilômetros de ramais, e 1,7 mil quilômetros ficarão para a segunda fase.
Segundo o presidente do Deracre, nos critérios de escolha, além de verificar se há alta densidade demográfica, produção agrícola, se há postos de saúde e escolas, também será levada em conta a indicação dos movimentos sociais ao longo dos últimos 12 anos.
“Ano após ano, os movimentos sociais, seja da educação, saúde ou produção, são ouvidos para apontar quais as prioridades para melhoramento, que ramais devem ser contemplados. E essas sucessivas indicações terão bastante peso na hora da escolha, pois indicam que há realmente necessidade de melhoria e que beneficia um número maior de pessoas”, disse Ocírodo.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.