fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre deverá começar a exportar suínos e aves

Publicado

em

O Estado do Acre deverá ter, dentro de 60 dias, seu status sanitário elevado para Zona Livre de Peste Suína Clássica e, com isso, obter habilitação pelo Ministério da Agricultura para exportar suínos já a partir de 2014. Esse foi um dos principais resultados da reunião articulada nesta quinta-feira pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC) e pelo vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana (PT-AC), entre o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Alves Vaz, e o presidente do Instituto de Defesa Animal do Acre (IDAF), Jeferson Cogo; o coordenador do programa estadual de sanidade suídea, José Barbosa Diógenes; o sócio-diretor do frigorífico de aves Acreaves, Alder Cruz, e o sócio-diretor do frigorífico Dom Porquito S/A, Paulo Santoyo, ambos do Acre. “Nessa reunião tratamos de assuntos da máxima importância para o futuro da suinocultura e a avicultura do Acre”, afirmou o senador Aníbal Diniz.

Os empresários solicitaram celeridade na apreciação da documentação encaminhada ao Ministério da Agricultura para a implantação do SIF (Serviço de Inspeção Federal) no frigorífico de suínos que está em fase de projeto e implantação na região do Alto Acre, um dos mais importantes investimentos da economia acreana dos últimos anos.

Pela norma brasileira, toda e qualquer exportação de animais vivos ou produtos de origem animal é submetida ao cumprimento de requisitos regulamentados pelo Ministério da Agricultura. Assim, uma empresa interessada no mercado de exportação deve, primeiramente, obter registro do estabelecimento no Serviço de Inspeção Federal. “As questões sanitárias são muito importantes e se não forem superadas impedem as exportações”, destacou o senador Jorge Viana.

Segundo Paulo Eduardo Santoyo, a atuação e a liderança dos parlamentares foi fundamental no agendamento da reunião e nos resultados obtidos no Ministério da Agricultura. “Nós viemos a Brasília com o objetivo de conseguir a habilitação do Acre para exportação de suínos pelo complexo destinado especialmente para este fim que está sendo desenvolvido pelo governo de Tião Viana em parceria com a iniciativa privada. A atuação dos senadores foi essencial para que essa reunião acontecesse e tivesse resultados concretos. A habilitação do Acre para a exportação tem um impacto enorme em nossa economia”, afirmou Paulo Eduardo Santoyo, do frigorífico Dom Porquito S/A.

JV_AD

A expectativa é começar a abater os suínos em março de 2014 e iniciar as exportações no mês seguinte, em abril. “Estamos falando de um volume em torno de 400 animais, o equivalente a 40 toneladas por dia, para a Bolívia, Peru, Equador e Venezuela”, disse Paulo Santoyo.

A exportação dos suínos deve gerar um faturamento anual de aproximadamente R$ 120 milhões e permitir a criação de mais de 600 empregos diretos na região Alto Acre, além de proporcionar a inclusão de mais de cem produtores rurais ligados à agricultura familiar.

“Esse é um mercado importante: a Bolívia consumiu, em 2011, 36 milhões de quilos de carne de porco. E o consumo brasileiro vem crescendo expressivamente. Hoje, o consumo nacional está em cerca de 15 kg por habitante, por ano”, afirmou o senador Aníbal.

Aves – O grupo de empresários solicitou ainda a inclusão do Acre no programa de monitoramento nacional de aves realizado pel o Ministério da Agricultura. Eles afirmaram que o cadastro de estabelecimentos avícolas está concluído e pediram autorização para a realização de inquérito epidemiológico, de modo que o Acre possa receber o status de zona livre de Newcastle (doença que afeta aves domésticas e selvagens) e de Influenza Aviária.

O objetivo é incluir os frigoríficos de Aves do Estado no SIF (Serviço de Inspeção Federal) e também habilitá-los para a exportação.

Assessoria

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC, Prefeitura de Rio Branco e Iapen levam atendimento odontológico para reeducandos

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, acompanhou nesta segunda-feira, 29, no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, o início da ação conjunta “Sorriso Feliz”, realizada pelo MPAC em parceria com a Prefeitura de Rio Branco e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). A ação é voltada para a promoção da saúde bucal no sistema prisional.

A atividade conta com cinco vans equipadas com profissionais e materiais de uso odontológico para a realização de serviços de extração e restauração. Cada van tem capacidade para atender 15 reeducandos por dia.

Para o coordenador do Caop, promotor de Justiça Tales Tranin, o objetivo é levar dignidade aos detentos e oferecer tratamentos essenciais, visando preencher uma lacuna identificada em inspeções, que apontaram a falta de acesso a cuidados odontológicos.

“Durante as inspeções que fazemos nos presídios detectamos várias falhas existentes dentro do sistema prisional, e a falta de dentista é um dos grandes problemas. Com essa ação faremos um número considerável de atendimentos, e queremos estender para que todos sejam atendidos”, disse.

Os atendimentos se destinam também à Unidade Prisional de Regime Fechado Feminina e ao presídio Antônio Amaro.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Clóvis Pereira
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Tragédia em Mâncio Lima: Filha clama por justiça em rede social após acidente fatal que tirou a vida de sua mãe

Publicado

em

Enquanto a investigação sobre o acidente continua, a comunidade se une em apoio à família Barbosa e em busca de justiça

investigação sobre o acidente continua, a comunidade se une em apoio à família Barbosa e em busca de justiça para Lita, cuja vida foi abruptamente interrompida

Willamis Franca – Notícias da Hora

No último sábado (6), uma tragédia abalou a cidade de Mâncio Lima, no Acre, quando a técnica de enfermagem Elvira Barbosa, conhecida como Lita, perdeu a vida em um terrível acidente de trânsito no bairro da Cobal. Lita estava na garupa de uma motocicleta conduzida por seu marido, conhecido como Baleco, quando foram atropelados por um carro conduzido por um homem identificado como Junior do Altevir. Baleco sobreviveu ao acidente, mas Lita não resistiu aos ferimentos.

O acidente ocorreu em um cruzamento próximo ao Fórum de Mâncio Lima, onde o casal foi arrastado pelo veículo. Uma testemunha ocular relatou que o motorista responsável pelo atropelamento fugiu do local sem prestar socorro. Enquanto o corpo de Lita foi levado para o hospital local, Baleco foi transferido para o hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, devido à gravidade de seus ferimentos.

Após vários dias de espera por justiça, a filha da vítima, Monalisa Barbosa, decidiu postar um vídeo nas redes sociais clamando por justiça no caso de sua mãe. No vídeo emocionante, que dura pouco mais de 8 minutos, Monalisa relata o sofrimento vivido pela família e faz um apelo por justiça.

Monalisa também compartilhou momentos íntimos da vida familiar, destacando a importância de sua mãe e o vazio deixado por sua partida. Foto Família 

“Minha mãe era uma pessoa boa, uma profissional dedicada, e não merecia ter sua vida tirada de forma tão trágica e injusta. Eu não descansarei até que a justiça seja feita e a pessoa responsável por essa tragédia seja devidamente punida”, desabafou Monalisa.

Com lágrimas nos olhos, Monalisa também compartilhou momentos íntimos da vida familiar, destacando a importância de sua mãe e o vazio deixado por sua partida. Sua mensagem ressoou profundamente nas redes sociais, mobilizando apoio da comunidade e pressionando as autoridades por uma resposta rápida e eficaz.

A comoção tomou conta da cidade, com muitos residentes se solidarizando com a família enlutada e exigindo providências das autoridades locais para garantir que casos como esse não se repitam. A população também pede por medidas mais rigorosas no trânsito, visando a segurança de todos os cidadãos.

Enquanto a investigação sobre o acidente continua, a comunidade se une em apoio à família Barbosa e em busca de justiça para Lita, cuja vida foi abruptamente interrompida por um ato de irresponsabilidade no trânsito.

Comentários

Continue lendo

Acre

Edital abre 420 vagas para cursos de inglês e espanhol em 7 cidades do Acre

Publicado

em

São 420 vagas para os municípios de Acrelândia, Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Como exigência, o aluno deverá residir no município ao qual concorrerá à vaga.

Com assessoria

O governo do Acre publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 29, edital do processo de matrículas para o Projeto CEL à Distância – 1º semestre de 2024, visando ofertar cursos de inglês e espanhol, prioritariamente, para alunos da rede pública.

Ao todo, são 420 vagas para os municípios de Acrelândia, Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

O processo de matrícula nos cursos de línguas do CEL nos municípios, 1º semestre de 2024, visa atender, prioritariamente, o preenchimento de vagas pelos alunos da Rede Pública de Ensino, do Ensino Médio, e, extraordinariamente, pela comunidade em geral. Como exigência, o aluno deverá residir no município ao qual concorrerá à vaga.

As pré-matrículas para os estudantes da rede pública começam no próximo dia 16 de maio.

As aulas dos cursos do CEL nos municípios serão ofertadas, em tempo real, na modalidade EaD, para os alunos do ensino médio que receberam o tablet do Governo do Estado do Acre ou que possuam ferramentas próprias, tais como: celular, computador, tablet e internet para acesso às aulas. Os candidatos da comunidade, obrigatoriamente, precisam dispor de ferramentas próprias.

As aulas estão previstas para se iniciar no dia 3 de junho.

Para Rosely Quintela, assessora pedagógica do CEL, o ensino a distância é uma oportunidade única para os alunos. “Eles talvez nunca tivessem acesso ao conhecimento de aprendizagem de uma língua estrangeira, de conhecer outra cultura, por isso, o ensino a distância propicia um crescimento pessoal sem precedentes”, afirma.

Links para a inscrição da pré-matrícula dos alunos da rede pública

Acrelândia – https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/38/

Brasileia https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/39/

Epitaciolândia https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/40/

Feijó https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/41/

Sena Madureira https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/42

Tarauacá https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/43/

Xapuri https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/44/

Leia abaixo o edital completo e saiba como fazer sua inscrições e demais informações dos cursos:

Comentários

Continue lendo