Geral
Defesa Civil testa alertas sonoros em celulares de quatro cidades do Acre neste sábado
A Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Defesa Civil de Rio Branco, reuniu a imprensa nesta sexta-feira (19) para apresentar detalhes sobre o novo sistema de emissão de alertas de desastres naturais no Acre.
O teste será realizado neste sábado (20), às 13h05, em quatro municípios acreanos: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Jordão. Segundo a Defesa Civil, as cidades foram escolhidas estrategicamente. Rio Branco e Cruzeiro do Sul participam por concentrarem as maiores populações do estado; Brasileia foi selecionada por seu histórico de desastres naturais, como alagações; e Jordão, por ser um município isolado, servirá para verificar como o sistema funcionará em localidades de difícil acesso.

Esse procedimento faz parte de uma ação integrada na região Norte | Foto: ContilNet
Esse procedimento faz parte de uma ação integrada na região Norte. O teste será realizado nas sete capitais dos estados nortistas e, além delas, em cidades selecionadas conforme critérios definidos pelos governos estaduais, justamente para avaliar a eficiência da ferramenta em diferentes contextos urbanos e rurais.
De acordo com a diretora da Anatel, todos os 22 municípios do Acre possuem cobertura de sinal 4G, e, portanto, celulares conectados em redes 4G e 5G receberão o alerta. Independentemente do que o usuário estiver fazendo no momento — seja utilizando aplicativos, com o aparelho em modo silencioso ou bloqueado — a mensagem chegará em forma de pop-up acompanhada de vibração e de um som semelhante a uma sirene, chamando a atenção para o aviso.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Falcão, destacou que, em experiências anteriores, parte da população se assustou ao receber o alerta sem aviso prévio. “Muitas pessoas ficaram em pânico, segundo informações que tivemos. Por isso, este encontro de hoje serve para deixar a população mais consciente e preparada para o teste de amanhã, para que todos entendam que se trata apenas de uma demonstração”, afirmou.
O recurso será utilizado em casos de situações severas e situações de emergência, como desastres naturais que possam representar perigo imediato à população. Para o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, a nova tecnologia complementa os canais já existentes de comunicação, mas sem depender de cadastro. “Ela vem para somar às informações que já repassamos por SMS, WhatsApp, TV por assinatura e Google. A diferença é que agora ninguém precisa se cadastrar para receber. Nossa preocupação foi avisar hospitais, UPAs, shoppings e supermercados, locais com grande concentração de pessoas, para que não haja susto no momento do disparo”, explicou.

Para o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, a nova tecnologia complementa os canais já existentes de comunicação | Foto: ContilNet
O representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rodrigo Souto, detalhou como será a experiência para os usuários. “Amanhã, por volta das 13 horas, os celulares em Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul e Jordão vão receber uma mensagem teste. Ela aparecerá em formato de pop-up, com vibração e um som semelhante a uma sirene, independentemente do que a pessoa estiver fazendo. A ideia é demonstrar como será em situações reais, mas reforçamos que é apenas um teste e não há motivo para preocupação”, esclareceu. Ele acrescentou que o mesmo procedimento será repetido, a partir das 15 horas (horário de Brasília), em todas as capitais da região Norte e em três cidades escolhidas por cada estado.
As autoridades reforçam que não há motivo para pânico. O envio da mensagem neste sábado será apenas um teste de funcionamento do sistema, sem necessidade de qualquer ação por parte dos cidadãos, além de pressionar o botão “OK” para encerrar o aviso sonoro.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende homem traficando maconha em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu, na tarde desta quinta-feira, 18, um homem de 20 anos por tráfico de drogas no bairro Vitória, em Sena Madureira. Ele usava tornozeleira eletrônica e já tinha sido detido pelo mesmo crime. A ação ocorreu após moradores denunciarem que o criminoso estaria vendendo entorpecentes dentro de uma residência na Rua Walter Paula d’Ávila.
Durante patrulhamento na área, conhecida pela atuação de uma facção criminosa e pelo comércio de drogas, a guarnição avistou o suspeito em frente ao imóvel. Assim que percebeu a presença policial, ele demonstrou nervosismo e correu para dentro da casa. Na aproximação, os militares viram um objeto sendo arremessado pela janela. Tratava-se de uma garrafa térmica com 86 tabletes de maconha.
O dono da casa, centão, autorizou por escrito a entrada da equipe. Dentro do imóvel, o criminoso confessou que havia jogado a garrafa para fora. Os policiais também encontraram, no quarto dele, um saco plástico com resquícios de pasta base de cocaína. O rapaz admitiu ainda que cumpre medida de monitoramento eletrônico por condenação anterior relacionada ao tráfico na cidade de Santa Rosa do Purus.
A guarnição conduziu o suspeito para a Delegacia de Polícia Civil, junto com o material apreendido, onde fica à disposição da autoridade policial para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Acidente grave entre duas motos deixa três feridos no bairro Preventório, em Rio Branco
Colisão frontal ocorreu na Rua Minas Gerais; duas equipes do Samu atenderam as vítimas, que foram encaminhadas ao Pronto Socorro

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Pronto Socorro após acidente no bairro Preventório nesta sexta-feira. Foto: cedida
Um grave acidente entre duas motocicletas deixou três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (19) na Rua Minas Gerais, no bairro Preventório, em Rio Branco. A colisão frontalocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital.
De acordo com informações preliminares, o casal Josmar Bezerra André e Antônia de Jesus Lima Furtado trafegava em uma moto no sentido bairro–centro quando colidiu com outra motocicleta, conduzida por Rafael Santos. O impacto foi forte, e os três caíram na pista.

A colisão frontal ocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital. Foto: captada
Duas viaturas do SAMU foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. As vítimas foram estabilizadas e encaminhadas ao Pronto Socorro de Rio Branco. O estado de saúde delas ainda não foi divulgado.
A Polícia Militar isolou o local para a perícia técnica, que vai apurar as causas do acidente. O trecho da Rua Minas Gerais ficou parcialmente interditado durante o atendimento.

O estado de saúde das vítimas ainda não foi detalhado. A perícia técnica foi acionada para determinar as causas da colisão. Foto: cedida
Comentários
Geral
Polícia Civil prende casal acusado de tentar matar frentista durante assalto a posto no Joafra
Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, de 20 anos, atiraram na vítima mesmo sem reação; crime aconteceu na noite de quarta-feira (17)

O casal é acusado pela tentativa de latrocinio do frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira de 34 anos. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre prendeu nesta sexta-feira (19) o casal Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, ambos de 20 anos, acusados de tentar matar um frentista durante um assalto a um posto de combustíveis no bairro Joafra, na capital. O crime ocorreu na noite de quarta-feira (17) e foi investigado pela Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE).
Os suspeitos abordaram o frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, 34 anos, e, mesmo sem reação da vítima, efetuaram um disparo que atingiu a cabeça dele de raspão. O casal fugiu após levar apenas R$ 10.
A investigação reuniu provas contundentes e resultou na localização e prisão do casal na região do Rosa Linda. Eles foram conduzidos à delegacia para depoimento e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional.
A DCORE destacou que a dupla agia com extrema violência e que a prisão interrompeu uma série de ações criminosas na capital. A vítima foi socorrida e passa bem, segundo informações da polícia.

O crime, que chocou pela agressividade dos suspeitos, vinha sendo investigado pela unidade especializada, que conseguiu reunir provas contundentes contra os dois. Foto: captada

Você precisa fazer login para comentar.