Cotidiano
De canoa, adolescente de 17 anos ajuda no transporte de vizinhos em bairro alagado em Rio Branco
Rio Acre continua subindo e já chega a mais de 20 bairros de Rio Branco

Eduarda ajuda a transportar os vizinhos que tiveram as casas atingidas pela cheia — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica
Enquanto a água ainda não tirou de casa a estudante Eduarda Pacheco, de 17 anos, ela se dedica em ajudar os vizinhos que também tiveram as casas atingidas pela cheia do Rio Acre. De canoa pelo bairro Ayrton Senna ela já tinha transportado dezenas de pessoas na manhã desta sexta-feira (14).
“Aprendi a usar a canoa por conta da alagação. Vou continuar ajudando. Já já o eu saio também, já está chegando em casa mas fico por aqui ajudando,” diz ela.

Moradores saem de casa de canoa no bairro Ayrton Senna — Foto: Eldérico Silva/ Rede Amazônica
Nesta sexta, o nível do Rio Acre em Rio Branco ultrapassou os 15 metros e as águas chegaram a pelo menos 20 bairros. Dados repassados nesta sexta pela Defesa Civil mostram que 1,5 mil famílias foram afetadas pela cheia na capital. Há 60 desabrigados no Parque de Exposições e ao menos 100 famílias desalojadas.
Maria Dorismar é dona de casa, tem problemas de locomoção, e vive na mesma área em que Eduarda há 25 anos. Ela não quer sair de casa para o Parque de Exposições e pede para ir a algum abriggo em escola:

Maria tem problemas de saúde e não quer ir para o abrigo montado no Parque — Foto: Eldérico Silva/ Rede Amazônica
“Estou com problemas de saúde nas minhas pernas e mal consigo andar dentro de casa. O pessoal quer nos levar para a Expoacre, mas não tenho condições de ir. A situação está difícil, e a distância até lá é muito grande para quem não pode se locomover facilmente”, desabafa.
“Estou com problemas de saúde nas minhas pernas e mal consigo andar dentro de casa. O pessoal quer nos levar para a Expoacre, mas não tenho condições de ir. A situação está difícil, e a distância até lá é muito grande para quem não pode se locomover facilmente”, desabafa.
Maria também faz um apelo às autoridades e reclama da falta de água, que atinge Rio Branco desde quinta-feira após problemas nas estações de tratamento.
“Pedimos que abram uma escola aqui, no bairro. Não temos para onde ir e a Expoacre é muito longe. E o pior é que estamos sem água, nem para fazer um café. Estamos sem água, e a que temos é contaminada, vinda da alagação. Ninguém pode usar essa água, está completamente suja”, lamenta.

Bairro Seis de Agosto é um dos mais afetados pela cheia. Foto: Pedro Devani
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz e São Francisco fazem amistoso no CT do Cupuaçu
Santa Cruz e São Francisco fazem neste sábado, a partir das 15 horas, no CT do Cupuaçu, um jogo amistoso como parte da preparação visando a disputa do Campeonato Estadual da 2ª Divisão.
3ª semana
O Santa Cruz vai fechar a 3ª semana de treinamentos e na próxima semana vai ganhar os reforços dos atletas do Sub-20. A Capivara é uma das favoritas ao acesso e vai estrear contra o Atlético, no dia 14 de agosto, na Arena da Floresta.
3 dias de trabalho
O São Francisco disputa o primeiro amistoso depois de três dias de trabalhos no Carlos Simão. A diretoria ainda vai fechar o elenco, mas o técnico Erick Rodrigues quer acelerar os treinos para começar a montar a equipe.
Comentários
Cotidiano
Serviço emergencial 190 está temporariamente fora do ar

Foto: reprodução/internet
A secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) informou na tarde deste sábado, 26, que o serviço emergencial 190 do Centro de Comando e Controle (CICC), está temporariamente fora do ar.
“Tão logo a situação foi constatada, a empresa foi acionada, porém não tivemos retorno até a tarde deste sábado, 26. Para assegurar os devidos atendimentos, nossas equipes seguem de prontidão”, relatou o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo de Souza Gaia.
O governo orienta que, caso necessário, a população entre em contato por meio do aplicativo Telegram, como uma alternativa de comunicação.
Para acessar o serviço, basta baixar o aplicativo, digitar no buscador PM_190_AC, ou acessar o link registrar a ocorrência por meio de texto, vídeo, fotos ou áudio.
Comentários
Cotidiano
Sem muitas opções, Ivan Mazzuia define o Independência

Foto Sueli Rodrigues: Weverton volta ao time no jogo contra o Manauara
Após o treinamento desta sexta, 25, na Arena da Floresta, o técnico Ivan Mazzuia definiu o Independência para o confronto contra o Manauara. A partida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D será disputada neste domingo, 27, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta.
O Tricolor vai começar a partida com: Tião, Weverton, Jô, Pablo, Gustavo, Cabeludo, Marquinhos, Eduardo, Acará, Robert e Felipinho.
“Temos o Léo Oliveira machucado e o Polaco suspenso. O Juan rescindiu o contrato e perdemos peças importantes para o duelo contra o Manauara”, comentou Ivan Mazzuia.
70 mil de premiação
A diretoria do Independência prometeu um prêmio de R$ 70 mil pela classificação. O Tricolor precisa vencer e torcer por combinações de resultados nas partidas entre Manaus x Trem e GAS x Águia de Marabá.
Fecha preparação
O elenco do Independência fecha a preparação neste sábado, 26, a partir das 8h30, no Marinho Monte, com um treino de bolas paradas.
“Estamos em uma situação complicada, mas precisamos fazer a nossa parte e vencer o Manauara”, afirmou o treinador.
Você precisa fazer login para comentar.