fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Crimes na região de fronteira do Alto Acre, com execuções sumárias, preocupam o governador

Publicado

em

 

Gladson Cameli diz que seu Governo não se exime de responsabilidade e que está agindo, mas lembrou que violência vem de mais de 20 anos sem política social, geração de emprego ou investimentos na Educação

Por Tião Maia, para O Alto Acre

O governador Gladson Cameli (PP) manifestou preocupações com os elevados índices de violência registrados nos últimos dias na região de fronteira, principalmente no Alto Acre. Nós últimos dias, quatro assassinatos e uma tentativa de homicídio, além do sequestro de um jovem, foram as principais ocorrências na região na deflagração de uma nova guerra entre facções – o que as autoridades de segurança negam existir.

Numa das ocorrências, na noite da última terça-feira (5), uma casa foi invadida por quase 10 pessoas fortemente armadas. Na casa haviam três indivíduos, os quais foram obrigados a permanecerem deitadas no chão e assim foram executadas com mais de 30 tiros. O caso foi registrado no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia.

Ocorrências como esta fizeram com que o Governo do Estado deslocasse para o Alto Acre o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar santos, para reuniões de emergência com membros do Poder Judiciário e do Ministério Público na região. As reuniões ainda não foram concluídas.

As manifestações de preocupações com a situação por parte do governador foram feitas durante entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição, telejornal transmitido por volta do meio dia pela TV Acre, da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo. Em entrevista à apresentadora Quésia Melo, Gladson Cameli disse que, em momento algum, exime a responsabilidade de seu Governo em relação atos de violência, mas lembrou que não pode ser responsabilizado por um problema que se arrasta nos mais de 20 anos. “Eu procuro governar sem olhar pelo retrovisor, sem buscar o passado. Mas o que está acontecendo hoje, com esse negócio de facções, é falta de geração de empregos, de investimentos em educação em políticas sociais nos últimos 20 anos. Eu estou no governo há pouco mais de três anos e, neste tempo, tivemos que enfrentar uma pandemia cruel, que não nos permitiu avançar nas políticas sociais que planejamos”, acrescentou. “Mas, em relação à segurança na fronteira, assim que assumi, criei o Gefron, uma guarnição para atuar na fronteira, que, aliás, nem é obrigação do governo estadual, já que o gerenciamento da segurança nas fronteiras do país é de responsabilidade do governo federal. Mas não nos permitimos esperar e estamos agindo. Como vamos agir também para conter esses casos de matanças. O Estado de Direito prevalecera”, disse.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ADIAMENTO 

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 010/2025 – COMPRAS.GOV 90010/2025

OBJETO: Registro de preços para a eventual contratação de empresa para prestação de serviços de Locação de Locação de Estruturas para eventos, visando atender as necessidades das Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasileia/AC.

Data da Abertura: 30 de julho de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/07/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br.

Brasiléia/AC, 15 de julho de 2025.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / LICENÇA DE INSTALAÇÃO

Publicado

em

GOVERNDO DO ESTADO DO ACRE

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

Prefeitura Municipal de Epitaciolândia

LICENÇA DE INSTALAÇÃO

Torna público que recebeu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a LICENÇA DE INSTALAÇÃO nº 283/2025, com validade de 2 (dois) Anos, para atividade de CONSTRUÇÃO DE PONTE SOBRE O RIO ACRE, LIGANDO O MUNICÍPIO DE EPITACIOLÂNDIA AO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA, localizado à Rio Acre, Beira Rio, Epitaciolândia – AC

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Rio Branco transfere acervo arqueológico para a Universidade Federal do Acre

Publicado

em

Prefeitura transfere acervo arqueológico municipal para a Ufac, fortalecendo a preservação da memória cultural do Acre

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), realizou nesta segunda-feira (14), a assinatura do Termo de Transferência oficial do acervo arqueológico municipal para a Universidade Federal do Acre (Ufac). A medida representa um avanço significativo na preservação da memória e da identidade cultural da capital e do estado.

O acordo fortalece a parceria entre o poder público municipal e a universidade, assegurando melhores condições para a conservação, o estudo e a exposição das peças arqueológicas coletadas ao longo dos anos em diversas áreas do território acreano.

“Hoje a Ufac celebra essa parceria que contribui diretamente para o fortalecimento da formação acadêmica e da pesquisa científica”, destacou Josimar. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)

“Nós estamos há mais de dois anos discutindo esse termo de cooperação. Hoje, a Ufac, enquanto Casa da Ciência, celebra essa parceria que contribui diretamente para o fortalecimento da formação acadêmica e da pesquisa científica”, destacou o vice-reitor da universidade, Josimar Ferreira.

Com a formalização do termo, a Prefeitura de Rio Branco encerra um ciclo de mais de três décadas em que o acervo esteve sob responsabilidade da FGB. Ao longo da atual gestão, foi realizado um trabalho técnico de limpeza, identificação e organização das peças, de acordo com as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Nosso acervo é rico em história e merece ser valorizado”, afirmou José Wilson (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)

Estamos transferindo o acervo para a universidade, com a expectativa de, futuramente, tê-lo de volta em um museu próprio, que a Prefeitura deseja construir. Nosso acervo é rico em história e merece ser valorizado”, afirmou o coordenador de Patrimônio Histórico, José Wilson.

A guarda do acervo pela Ufacterá duração inicial de cinco anos, conforme previsto na legislação. O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância da parceria e a dedicação da equipe técnica municipal em garantir a destinação adequada das cerca de 10 mil peças arqueológicas.

As peças estarão em um ambiente apropriado, acessível para pesquisa, visitação e preservação”, enfatizou o prefeito. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)

“Esse acervo já deveria estar com a universidade há bastante tempo, e agora conseguimos concretizar esse trabalho. As peças estarão em um ambiente apropriado, acessível para pesquisa, visitação e preservação”, enfatizou o prefeito.

Comentários

Continue lendo