fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Crimes na região de fronteira do Alto Acre, com execuções sumárias, preocupam o governador

Publicado

em

 

Gladson Cameli diz que seu Governo não se exime de responsabilidade e que está agindo, mas lembrou que violência vem de mais de 20 anos sem política social, geração de emprego ou investimentos na Educação

Por Tião Maia, para O Alto Acre

O governador Gladson Cameli (PP) manifestou preocupações com os elevados índices de violência registrados nos últimos dias na região de fronteira, principalmente no Alto Acre. Nós últimos dias, quatro assassinatos e uma tentativa de homicídio, além do sequestro de um jovem, foram as principais ocorrências na região na deflagração de uma nova guerra entre facções – o que as autoridades de segurança negam existir.

Numa das ocorrências, na noite da última terça-feira (5), uma casa foi invadida por quase 10 pessoas fortemente armadas. Na casa haviam três indivíduos, os quais foram obrigados a permanecerem deitadas no chão e assim foram executadas com mais de 30 tiros. O caso foi registrado no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia.

Ocorrências como esta fizeram com que o Governo do Estado deslocasse para o Alto Acre o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar santos, para reuniões de emergência com membros do Poder Judiciário e do Ministério Público na região. As reuniões ainda não foram concluídas.

As manifestações de preocupações com a situação por parte do governador foram feitas durante entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição, telejornal transmitido por volta do meio dia pela TV Acre, da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo. Em entrevista à apresentadora Quésia Melo, Gladson Cameli disse que, em momento algum, exime a responsabilidade de seu Governo em relação atos de violência, mas lembrou que não pode ser responsabilizado por um problema que se arrasta nos mais de 20 anos. “Eu procuro governar sem olhar pelo retrovisor, sem buscar o passado. Mas o que está acontecendo hoje, com esse negócio de facções, é falta de geração de empregos, de investimentos em educação em políticas sociais nos últimos 20 anos. Eu estou no governo há pouco mais de três anos e, neste tempo, tivemos que enfrentar uma pandemia cruel, que não nos permitiu avançar nas políticas sociais que planejamos”, acrescentou. “Mas, em relação à segurança na fronteira, assim que assumi, criei o Gefron, uma guarnição para atuar na fronteira, que, aliás, nem é obrigação do governo estadual, já que o gerenciamento da segurança nas fronteiras do país é de responsabilidade do governo federal. Mas não nos permitimos esperar e estamos agindo. Como vamos agir também para conter esses casos de matanças. O Estado de Direito prevalecera”, disse.

Comentários

Continue lendo

Extra

Falta de recursos desacelera melhorias na BR-317, a Estrada do Pacífico

Publicado

em

Trecho de 110 km entre Brasileia e Assis Brasil sofre com obras paradas; DNIT promete retomada dos serviços

As obras de recuperação da BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, estão sendo prejudicadas pela falta de repasses financeiros. O trecho de apenas 110 quilômetros, que liga os municípios de Brasiléia a Assis Brasil, no Acre, que é considerado estratégico para o escoamento da produção local e para a integração comercial entre o Brasil e o Peru. No entanto, o sonho de desenvolvimento regional tem esbarrado em promessas adiadas e infraestrutura deficiente.

Com o corte nos repasses ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), duas das três frentes de trabalho teriam sido paralisadas, restando apenas uma equipe atuando em pontos considerados críticos. De acordo com o DNIT, a expectativa é de que os recursos sejam normalizados em breve, permitindo a retomada das obras em sua totalidade.

Além da precariedade da pista em diversos trechos, que exigem atenção redobrada dos motoristas, dois projetos fundamentais para a ligação entre os países — pontes que conectam regiões estratégicas — permanecem inacabados. Segundo o superintendente regional do DNIT, Ricardo Araújo, as obras das pontes devem começar ainda neste ano.

A lentidão nas melhorias compromete não apenas a segurança viária, mas também o potencial econômico de uma rota que poderia impulsionar o comércio internacional, permitindo que produtos brasileiros alcancem o mercado asiático via Oceano Pacífico. Enquanto isso, moradores e empresários locais aguardam a concretização de um projeto que há anos promete transformar a realidade da região.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem desaparecido é encontrado morto preso à tarrafa no Rio Acre

Publicado

em

Vítima teria tentado resgatar rede de pesca quando se afogou na região da Gameleira, em Rio Branco

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado na tarde deste sábado (7) preso à própria tarrafa no Rio Acre, na região da Gameleira, rua Cunha Matos, bairro Seis de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco. A vítima estava desaparecida desde a manhã do mesmo dia, quando teria pulado no rio para tentar soltar a rede de pesca que ficou presa.

Testemunhas relataram que o homem pescava às margens do rio e mergulhou na tentativa de resgatar a tarrafa, mas começou a se afogar poucos instantes depois. José Medeiros, servidor público que estava no local, afirmou ter presenciado o momento em que a vítima submergiu.

“Ele entrou na água e logo afundou. Chegou a emergir com os braços erguidos, como se pedisse socorro, mas afundou novamente e não voltou mais à superfície”, contou.

O Pelotão Náutico do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionado e deu início às buscas pela manhã. Após cerca de seis horas de operação, o corpo foi localizado e resgatado.

A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal, e o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) para exames. A Polícia Civil irá investigar as circunstâncias da morte.

Comentários

Continue lendo

Extra

Distribuidora de bebidas é alvo de assalto em Cruzeiro do Sul; é o terceiro caso só em 2025

Publicado

em

Na noite da última sexta-feira (6), mais um assalto foi registrado em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Desta vez, o alvo foi uma distribuidora da rede Cristal, localizada no bairro Boca da Alemanha. Funcionários foram rendidos por criminosos logo após o encerramento do expediente.

Segundo informações preliminares, os trabalhadores estavam do lado de fora do estabelecimento, pouco tempo após o fechamento, quando foram surpreendidos pelos assaltantes. Os criminosos levaram celulares das vítimas e fugiram. O valor total subtraído ainda não foi informado.

Este é o terceiro ataque registrado contra a rede Cristal em 2025. No mês passado, outra unidade da empresa teve o cofre arrombado, levantando suspeitas de conexão entre os crimes.

A Delegacia da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso. Os investigadores também apuram se os autores do crime têm ligação com os ataques anteriores.

A crescente onda de assaltos contra a rede de distribuidoras tem gerado preocupação entre comerciantes e moradores da região, que cobram reforço na segurança pública e ações mais eficazes para conter a criminalidade na cidade.

Comentários

Continue lendo