Acre
Cresce o número de senegaleses e dominicanos na fronteira do Acre
Da redação, com ac24horas
As cidades de fronteira com o Peru e a Bolívia, que são portas de entrada dos refugiados haitianos, também têm recebido imigrantes ilegais de várias outras nacionalidades. Entre elas, o número de senegaleses e dominicanos têm aumentado nos últimos meses – já são cerca de 670 e 150, respectivamente.
Com o mesmo objetivo dos haitianos, os senegaleses e dominicanos também buscam no Brasil uma oportunidade de emprego e melhor qualidade de vida. O Senegal possui uma das economias mais estáveis da África, entretanto, a pobreza e o desemprego são altos, assim como na República Dominicana, que possui fronteira terrestre com o Haiti.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), tem buscado soluções para o problema da imigração irregular com os governos da República Dominicana e Senegal, porém, somente a primeira tem mantido dialogo e enviou representantes em duas reuniões no Acre. Já o governo do Senegal não tem atendido as notificações enviadas pela Sejudh.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.




Você precisa fazer login para comentar.