Cotidiano
Covid-19: 2ª dose do teste da vacina da Pfizer começa a ser aplicada
Do R7
A aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 começou nesta segunda-feira (24). Os 500 voluntários selecionados em São Paulo para os testes clínicos da vacina devem receber a segunda dose em até 4 semanas, segundo informações do CEPIC (Centro Paulista de Investigação Clínica), responsável pela realização dos testes na cidade.
Diferentemente de outras pesquisas clínicas de vacinas contra a covid-19, restritas aos profissionais de saúde, o teste da Pfizer foi aberto ao público e qualquer pessoa poderia se candidatar como voluntário.
A Pfizer também está realizando os testes clínicos na instituição filantrópica Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, com mais 500 voluntários. Metade dos participantes recebe a vacina e a outra metade um placebo.
O reumatologista Cristiano Zerbini, diretor do Cepic (Centro Paulista de Investigação Clínica) e coordenador da pesquisa em São Paulo, explica que nem o voluntário nem o profissional que aplica a vacina podem saber se o que está sendo aplicado é o placebo ou não.
A tecnologia utilizada pela Pfizer, que está sendo desenvolvida em parceria com a empresa alemã BioNTech, é a de RNA mensageiro. Nunca utilizadas antes, as vacinas de mRNA carregam as informações para que as células do corpo do paciente produzam proteínas que fazem parte do vírus.
Uma vez que essas proteínas estão dentro do corpo, o sistema imunológico consegue gerar uma resposta de defesa.
A grande vantagem desse tipo de tecnologia é o menor tempo de produção, explica Mayra Moura, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e mestre em tecnologia de imunobiológicos. “Quando se produz uma vacina com vírus atenuado, por exemplo, é preciso cultivar esse vírus em laboratório e depois fazer o enfraquecimento dele, isso leva tempo. Na vacina de mRNA o corpo fará essa produção.”
Os participantes da pesquisa serão acompanhados durantes dois anos, mas os resultados dos testes e a distribuição da vacina em massa poderão ser feitos antes desse período, segundo o Cepic.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.


Você precisa fazer login para comentar.