Cotidiano
Corpos acumulados em necrotério de pronto-socorro de Rio Branco: ‘Nossa triste realidade’, diz diretor
Isso porque, segundo elas informações, tiveram vários óbitos durante a noite de domingo (28) e a madrugada de segunda e não há serviço de sepultamento à noite.

Por Iryá Rodrigues
Corpos acumulados no necrotério do pronto-socorro de Rio Branco, uma das unidades de saúde da capital que atende pacientes com Covid-19.
As imagens que mostram ao menos oito corpos em uma sala do hospital circularam nas redes sociais e viralizaram.
O diretor da unidade, Areski Peniche, confirmou nesta terça (2) que se trata do necrotério do hospital e que o vídeo deve ter sido feito nas primeiras horas dessa segunda. Isso porque, segundo ele, tiveram vários óbitos durante a noite de domingo (28) e a madrugada de segunda e não há serviço de sepultamento à noite.
“Com relação a essas imagens que estão circulando, provavelmente foram feitas na manhã de ontem, porque tivemos diversos óbitos na madrugada de domingo para segunda e, como não temos serviço de sepultamento à noite, nem na madrugada, esses cadáveres acabaram se acumulando dentro do necrotério, mas, durante a manhã, os familiares foram retirando os corpos e providenciando os procedimentos funerários”, afirmou Peniche.

Ainda sobre a situação, ele disse que é “muito grave” e que somente nesta terça o necrotério da unidade está com dois cadáveres e as famílias já foram avisadas e providenciam os sepultamentos.
“A situação está muito séria, infelizmente uma boa parcela da população continua aglomerando em locais públicos e nos hospitais vão se aglomerando cadáveres. Essa é nossa triste realidade, os trabalhadores estão se dedicando demais, a Secretaria de Saúde tem feito uma ação incansável, incessante no intuito de garantir os insumos, medicamentos, garantir que a população tenha atendimento. Mas chegou um limite, onde não se tem mais como ampliar serviços, não se tem mais como criar novas estruturas.”
Covid-19 no Acre
O boletim da Secretaria de Saúde do Acre trouxe a confirmação de mais 14 mortes pela Covid-19 nessa segunda (1). Com isso, o total de mortes no estado é de 1.012. Mais 280 novos casos de infecção pelo novo coronavírus também foram registrados, fazendo como que o número de casos saltasse de 57.534 para 57.894 nas últimas 24 horas. Há 325 pessoas internadas.
O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e e 6.472,4 casos para cada 100 mil habitantes. O Acre apresenta um coeficiente de mortalidade (óbitos por 100 mil habitantes) de 113,1% e de letalidade de 1,7%.
Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes:
- Assis Brasil – 1.531
- Xapuri – 1.269
- Tarauacá – 986
- Mâncio Lima – 914
- Sena Madureira – 780
Situação dos leitos no Acre
Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados, 97 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação apresentou uma leve queda e chegou a 91,5%. O Into, onde fica o maior hospital de campanha do estado, continua com lotação máxima. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.
No total, Rio Branco tem 200 leitos de enfermaria para pacientes da Covid-19, dos quais 167 estão ocupados.
Veja a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais Rio Branco, de acordo com dados divulgados às 17h dessa segunda-feira (1) pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
Leitos de enfermaria (Covid-19)
| Nome do Hospital | Taxa de ocupação |
| Pronto-Socorro de Rio Branco | 30% |
| Into-AC Hospital de campanha | 96% |
Leitos de UTI (Covid-19)
| Nome do Hospital | Taxa de ocupação |
| Pronto-Socorro de Rio Branco | 88,7% |
| Into-AC Hospital de Campanha | 93% |
Confira a ocupação total do município em cada categoria:
- Leitos de enfermaria Covid: 83,5%
- Leitos de UTI Covid: 91,5%
Comentários
Cotidiano
Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A
Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.
Contra Brasileia
O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão
Finais definidas
As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.
Comentários
Cotidiano
Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14
O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.
“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.
11 competições
A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).
“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Inter define Tite como alvo para treinador em 2026
Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge
Placar
O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12, que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.
Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.
“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.
Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.
Tite: último trabalho e passagem pelo Inter
O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.
Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.
Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.





Você precisa fazer login para comentar.