Acre
Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do Curso de Mergulho Autônomo
Com objetivo de garantir ampla qualificação para integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), foi realizada nesta segunda-feira, 8, no auditório da Polícia Federal, em Rio Branco, a cerimônia de aula inaugural do 7° Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut/2024). Os 35 alunos que irão participar da formação entoaram o hino do Soldado do Fogo no início da solenidade, que contou com a presença de representantes da Segurança Pública do Estado.
O último curso Cmaut foi realizado em 2016. Na atual edição, além dos militares acreanos, participam também bombeiros militares da Bahia, Polícia Militar (PM) e Instituto Socioeducativo (ISE).
De acordo com o coronel bombeiro militar, Charles da Silva, os serviços do Corpo de Bombeiros cresceram bastante, principalmente no ano de 2023, em que foram registradas 40 mil ocorrências em todo o estado.
“É necessária essa renovação todos os anos, porque é uma atividade extremamente extenuante e muito perigosa. Então se faz necessário sempre melhorar a qualificação desses militares que irão prestar serviço, porque não existe a palavra erro quando se trata de mergulho, não tem a possibilidade disso”, destacou.
Na Região Norte há grande índice de atividades aquáticas, em que parte de busca e resgate de bens é realizada por mergulhadores que passaram pelo Cmaut.
“O mergulho de resgate é uma atividade muito difícil. E esses militares estão buscando a especialização. O militar civil se forma, de modo tradicional, e depois é necessária a busca por especializações em que ele tem afinidade. E ao final, quem conseguir passar por todas as etapas, estará habilitado para cumprir a nova função”, explicou o coordenador do curso, capitão Alexandre Veras.
Como parte do curso, haverá intercâmbio com outras instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e do Mato Grosso, que farão uma troca de conhecimentos com a coordenação, a fim de aperfeiçoar os professores. A grade curricular do curso conta com salvamento aquático, natação e educação física. De acordo com o coordenador, essas disciplinas vão dar condições aos mergulhadores para exercer efetivamente a missão de mergulhar.
“É exigida de todos os militares uma bateria de exames, para poder confirmar se estão aptos [em termos de saúde] a participar do curso. Esses cuidados são necessários para preservar a segurança e preservar a saúde de todos”, destacou Veras.
Durante o curso, os militares serão submetidos a testes teóricos e práticos, simulações, operações em piscina e no tanque de mergulho e operações em rios e lagos, entre outros locais, em municípios como Cruzeiro do Sul. “Serão atividades bem completas, para que, ao final, o nosso mergulhador seja capaz de executar sua função com maestria”, explicou o coordenador.
O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Segurança, investiu mais de R$ 1 milhão em equipamentos e demais despesas administrativas e logísticas.
“Estamos em um outro momento para a segurança pública. Durante o curso deste ano, cada soldado terá seu kit mergulho”, destacou o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia.
A previsão para a conclusão do Cmaut é dia 4 de maio, quando os soldados concluintes irão se tornar mergulhadores de resgate, profissionais que garantem o alento familiar com o resgate de pessoas ou a recuperação de bens.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Presidente do TJAC visita novas instalações das unidades realocadas do Fórum Barão do Rio Branco
Em todas as unidades, desembargadora-presidente foi recebida com carinho e recebeu agradecimentos efusivos pela mudança que, além de proporcionar melhores condições de trabalho, representa um importante avanço na qualidade dos serviços prestados à população
Como parte das atividades do mês do servidor público, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, realizou, na manhã desta segunda-feira, 7, uma visita às unidades judiciais que foram transferidas do Fórum Barão do Rio Branco para a Cidade da Justiça.
A primeira visita foi realizada à 1ª Vara da Fazenda Pública. Na unidade, a desembargadora-presidente foi recebida pelo juiz de Direito Anastácio Menezes e sua equipe, de quem recebeu apoio e agradecimentos pela mudança, que segundo o magistrado proporcionou melhores condições de trabalho e, consequentemente, de atendimento aos cidadãos e no julgamento das demandas.
“Agora nós estamos bem instalados. E eu acho que nada disso tem sentido se a gente não puder prestar um bom serviço para o povo que vem aqui acorrer a todos nós. E o compromisso que a gente faz com a senhora, a partir desse momento, na verdade, sempre tivemos e reiteramos esse compromisso, que é o de atender a todos da melhor maneira possível. E a senhora pode ficar (…) despreocupada, que aqui na 1ª Vara da Fazenda Pública nós vamos dar tudo que nós temos para que nossos objetivos sejam alcançados”, disse o juiz de Direito Anastácio Menezes, na ocasião.
Em seguida, a desembargadora-presidente foi presenteada e recebeu do magistrado e sua equipe um buquê de flores, simbolizando o agradecimento pela mudança, que representa uma grande conquista para os serventuários e serventuárias.
“Eu estou muito lisonjeada e muito grata a Deus e a vocês por terem tido esse gesto tão lindo, eu jamais esperava que uma Vara fosse fazer essa homenagem para mim. A gente lutou muito (…) para que esse dia chegasse, contra todas as dificuldades (…), tivemos que singrar mares tempestuosos, mas chegamos (…). Quero pedir a Deus que abençoe a vida de cada um de vocês. Graças a Deus, nós estamos aqui, fortes e unidos em prol da entrega da prestação jurisdicional, porque o que nos move são os nossos irmãos lá do outro lado da rua que estão vindo aqui para pedir socorro. Bem servir a essas pessoas é nosso maior propósito”, considerou a presidente do TJAC.
A desembargadora-presidente também fez questão de visitar uma a uma as unidades transferidas do Fórum Barão do Rio Branco. Dessa forma, além da 1ª, também foram visitadas a 2ª Vara da Fazenda Pública, a Vara de Registros Públicos e Cartas Precatórias, as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis, as 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família, a Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado do Acre, entre outras.
Em todas as unidades visitadas, a desembargadora-presidente Regina Ferrari recebeu o carinho e a gratidão de magistrados, magistradas, servidores e servidoras, pela transferências das últimas unidades judiciais para a Cidade da Justiça, o que, na opinião de todos, confere mais qualidade ao trabalho desenvolvido em prol da população, que conta agora toda a infraestrutura necessária para um acolhimento digno e de excelência.
“Nós agradecemos à senhora, agradecemos pelo seu esforço, sua dedicação, que transcende a questão predial, física. A senhora se preocupa se nós temos equipamentos novos, eficientes (…). Mas acredito que o ponto central dessa sua nova missão foi atender e valorizar a todos que trabalham, eu acho que esse é o destaque (…). A senhora atua com muita dedicação. Então queremos agradecer, porque realmente ficamos muito felizes. Estamos de fato muito honrados. (…) E acredito que esse sentimento é geral, desembargadora, que a senhora tem conduzido muito bem a Administração do Poder Judiciário com essa preocupação em fornecer mais qualidade ao nosso espaço de trabalho, ferramentas cada vez mais modernas e mais qualidade de vida aos servidores, porque essa é uma questão que não atinge só ao servidor, mas também às famílias, aos núcleos familiares”, destacou o juiz de Direito Fernando Nóbrega, titular da 2ª Vara de Família.
Ao final das visitas, a presidente do TJAC também esteve no Fórum Criminal Lourival Marques de Oliveira, acompanhada da titular da Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC), Ana Paula Carrilho, com o propósito de checar as atuais condições de atendimento e os locais onde serão realizadas intervenções pontuais para melhorar as condições de acolhimento dos jurisdicionados.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Dois acidentes de trânsito são registrados em avenidas movimentadas na cidade de Cobija
Dois acidente de trânsito ocorrido em Cobija. No primeiro um veículo VW Gol Last Edition, com placas brasileira, perdeu o controle e invadiu o canto central, causando danos à lateral do carro e resultando na perda total do eixo traseiro, entre outros estragos
Na cidade de Cobija, dois acidentes de trânsito ocorreram em uma única noite, chamando a atenção da comunidade. O primeiro incidente foi registado na Avenida 9 de Fevereiro, nas proximidades da Bomba dos Tajibos.
Um veículo VW Gol Last Edition, com placas DVG9145, perdeu o controle e invadiu o canteiro central, causando danos à lateral do carro e resultando na perda total do eixo traseiro, entre outros estragos.
A falta de informações oficiais sobre o incidente gerou preocupação na comunidade, que pede maior esclarecimento sobre a segurança nas vias. Diante da situação, a equipe de trânsito local deve intensificar a fiscalização, especialmente em áreas de intensa movimentação noturna, para prevenir novos acidentes.
O segundo acidente aconteceu na principal avenida da capital de Pando, onde um táxi com placa boliviana também perdeu o controle e atingiu um poste de iluminação no canteiro central. Apesar do impacto, não houve feridos, o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros no local. Taxi teve perca significativa sem lesões aos ocupantes.
As causas dos acidentes ainda são desconhecidas e as autoridades continuam a investigar os acontecimentos. Os nomes dos envolvidos não foram informados. O caso foi registrado pelo (Polícia Militar de Trânsito de Cobija). Mais informações no decorrer desta semana com apuração dos trabalhos da equipe de transito pandina.
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Em alusão ao Outubro Rosa, governador anuncia mutirão de cirurgia que vai atender 160 mulheres: ‘Diminuir o tempo de espera’
Outubro, mês dedicado à saúde da mulher, começou com notícia boa para 160 pacientes. Por meio do Projeto Opera Acre Mulher, um mutirão vai realizar ao menos quatro tipos de cirurgias em mulheres que estão na fila de espera. Os procedimentos devem ser feitos de 14 a 19 de outubro na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e Hospital de Senador Guiomard. Entre os procedimentos, estão histerectomia, abscesso de mama, blefaroplastia e otoplastia.
O anúncio foi feito pelo governador Gladson Cameli, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, da vice-governadora e secretária de Assistência Social do Acre, Mailza Assis, além da equipe técnica, e da titular da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), Márdhia El-Shawwa Pereira. São mais de R$ 184 mil investidos em mastologia/plástica e ginecologia durante o projeto, provenientes do Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
O governador iniciou destacando que tempo é vida e que, por isso, a união é tão importante e benéfica para a sociedade.
“Vai ser um atendimento em especial às mães e às mulheres que mais precisam. A união é o que importa e facilita mais. Cada um fazendo a sua parte constitucionalmente, quem ganha são as pessoas. O que cabe a mim é diminuir o tempo de espera, e nós não temos tempo a perder. A equipe da Sesacre, por meio do Pedro Pascoal, está fazendo um belíssimo trabalho em parceria com a Fundação e, unidos, a gente vai avançar, e eu vou colocar como prioridade as filas que ainda precisam ser reduzidas”, destacou.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, falou que o foco do Outubro Rosa foi concentrar procedimentos que tinham um represamento significativo.
“São cirurgias que precisam de uma programação, de organização maior e nesse momento nós estaremos contemplando 160 mulheres. Há mulheres que estavam esperando desde 2015 a sua cirurgia e que hoje saem daqui com seu agendamento marcado, a sua consulta, o seu procedimento cirúrgico já encaminhado, para que nos próximos dias a sua doença, a sua situação de fragilidade seja resolvida”, disse.
O gestor destaca, ainda, que somente este ano o Acre já registrou quase 11 mil cirurgias, sendo quase 6 mil pelo Programa Opera Acre. “Vamos fechar o ano entre os cinco estados que mais realizam essas cirurgias”, reforça.
A vice-governadora e secretária de Assistência Social do Acre, Mailza Assis, lembrou o compromisso do governo do Estado na garantia de políticas públicas voltadas paras as mulheres.
“Pra gente é uma alegria poder implantar esse programa e atender tantas pessoas. Tenho a alegria de informar que há nesse projeto recursos meus enquanto senadora. Então, para a gente é uma satisfação poder levar uma saúde de qualidade e serviços que não são comuns, ter uma saúde em lugares distantes, com a estrutura que a gente tem, poder receber essas cirurgias que são consideradas de alta complexidade até, que são as de mamas. É um crescimento enorme na saúde e valorização do ser humano e das mulheres, acima de tudo”, pontuou.
Alívio para quem espera
Os olhares e ouvidos atentos de mais de 50 pacientes acompanhavam os discursos e orientações para a próxima semana. Acompanhada pela Saúde pública do Acre, Vitória Silva Lima, de 22 anos, vai fazer a retirada de nódulos da mama.
“Tenho nódulos desde os 15 anos e fiz todo o meu acompanhamento pela Fundhacre. Há quatro anos estava esperando esse procedimento. A importância desse mutirão é de poder prevenir. Muitas mulheres conhecem, porém não vão atrás de se cuidarem e essas ações mantêm as mulheres bem informadas”, relata.
Vitória diz, ainda, que se assustou muito ao saber sobre os nódulos, mas a condução da equipe a acalmou. Além disso, poder ter acesso a esses procedimentos no hospital público também é fundamental.
“Existem pessoas sem condições para fazer esse tipo de cirurgia no setor particular, então, isso realmente salva vidas”, frisou.
Josinete Pereira está investigando um tumor no cérebro e vai estar no mutirão para fazer uma ressonância. “É muito importante que o governo traga mais médicos e também coloque mais equipamentos, porque a gente não precisa viajar e ficar longe da família para fazer nosso tratamento”, destaca.
Maria Lúcia de Souza, de 65 anos, estava só alegria por, finalmente, conseguir fazer a blefaroplastia. Ela diz que iniciou o processo há dois anos, e, antes disso, chegou a pesquisar o valor da cirurgia. Se fosse feita no particular, segundo ela, chegava a mais de R$ 3 mil.
“Era o que eu mais queria na minha vida. Agora saiu e eu fiquei muito feliz”, disse animada.
Ainda em seu discurso, o governador Gladson Cameli reforçou que o Estado tem trabalhado para zerar filas e que essa ação mostra o envolvimento dos atores do Poder Público na luta pela saúde da mulher.
“Somente por meio da conscientização sobre a saúde da mulher e de investimentos nas estruturas do sistema de saúde é que poderemos seguir vencendo os desafios diários. Obrigado aos profissionais da Sesacre e da Fundhacre envolvidos nesse programa, que tanto bem fará às famílias acreanas”, ressaltou.
Você precisa fazer login para comentar.