Geral
Condutor com CNH suspensa deve fazer curso de reciclagem
O condutor que dirige com imprudência pode ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) explica quais as atitudes incorretas levam à suspensão.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o motorista perde o direito de dirigir ao acumular 20 pontos ou mais na sua carteira, caso cometa diversas infrações dentro de um ano. A suspensão pode ser de seis a 12 meses.
Outra forma é caso o condutor cometa infrações cuja penalidade seja além do pagamento da multa, como dirigir alcoolizado, conduzir motocicleta sem fazer uso do capacete, exceder o limite de velocidade em mais de 50% do permito, dentre outras. Neste caso, a suspensão da CNH pode ser de 1 a 12 meses.
É importante lembrar que reincidências nas infrações, podem levar à cassação da CNH. Se o condutor for flagrado dirigindo no período de suspensão terá sua carteira cassada.
“O Condutor com direito de dirigir suspenso deve entregar a CNH ao Detran e fazer o curso de reciclagem no Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado junto ao órgão de trânsito”, afirmou o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte.
O motorista deve entregar o certificado do curso de reciclagem e solicitar a CNH, somente após cumprir o prazo de suspensão.
Comentários
Geral
Quarteto acusado de torturar e matar jovem é levado a júri popular no Acre
Presos responderão por homicídio qualificado, corrupção de menores e participação em organização criminosa; crime ocorreu durante guerra entre facções
Comentários
Geral
Pastor vira réu por feminicídio e defesa pede transferência para presídio do interior
Acusado já foi condenado por outros crimes e agora responde por matar a esposa e tentar assassinar dois familiares
Comentários
Geral
Polícia Civil participa da abertura da Expoacre 50 anos com a delegacia itinerante

Polícia Civil presente na tradicional Cavalgada da Expoacre 2025. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC) marcou presença na tradicional Cavalgada que abriu oficialmente a Expoacre 50 anos, neste sábado, 26, em Rio Branco. Em um evento que reúne milhares de pessoas todos os anos, a instituição reforçou seu compromisso com a segurança da população e levou ao Parque de Exposições uma estrutura completa de atendimento ao cidadão no primeiro dia da feira agropecuária.
A delegacia itinerante, montada estrategicamente dentro do parque, contou com a atuação da primeira equipe plantonista composta por delegado, escrivão e agentes de polícia, garantindo atendimento a ocorrências, registro de boletins de ocorrência e orientações jurídicas imediatas. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços da Polícia Civil durante todos os dias de feira, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.
Além disso, também foi disponibilizado um espaço exclusivo para atendimento do Programa Bem-Me-Quer, iniciativa da Polícia Civil especializada no acolhimento e orientação a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual.

Equipe plantonista da Polícia Civil durante a abertura da feira. Foto: cedida
Durante a abertura, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância da atuação integrada da instituição em grandes eventos públicos como a Expoacre.
“A presença da Polícia Civil na Expoacre 50 anos simboliza nosso compromisso com uma segurança pública cada vez mais próxima da população. A delegacia itinerante é um instrumento de cidadania, que garante que todos tenham acesso rápido e eficaz aos serviços da polícia. Além disso, com o Bem-Me-Quer, reforçamos nossa missão de acolher com sensibilidade e responsabilidade as mulheres, crianças e adolescente vítimas de violência, mesmo em espaços de entretenimento e lazer”, afirmou o delegado-geral.
A estrutura montada pela Polícia Civil permanecerá no Parque de Exposições durante todos os dias da feira, com plantões diários.
Fonte: PCAC
Você precisa fazer login para comentar.