Flash
Concursos PF e PRF: Bolsonaro promete mais 1.000 aprovados
Quem aí lembra da promessa do presidente da República de chamar mais aprovados nos concursos PF e PRF, além das vagas iniciais? Pois bem, segundo Jair Bolsonaro, está tudo certo para a chamada de mais 500 candidatos em cada corporação.
Bolsonaro esteve conversando com grupos de apoiadores, que cobram a chamada de aprovados, na manhã desta terça-feira, 12. Ele afirma que já está tudo acordado com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para chamar mais 500 na PF e mais 500 na PRF.
“O que está acertado são mais de 500 [candidatos a serem nomeados] para PF e 500 para PRF. Está fechado, acertei com a Economia, está tudo certo. Não tem como não dar certo”, disse Bolsonaro.
A conversa com os apoiadores aconteceu na saída do Palácio da Alvorada e não é a primeira vez que Bolsonaro conversa em público com os candidatos. Assim como também não é a primeira vez que ele se mostra favorável às chamadas dos excedentes.
Veja o momento em que o presidente fala da chamada de mais aprovados:
Ministro age para agilizar convocações nos concursos PF e PRF
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, é mais um que está engajado em promover a chegada de mais reforços em ambas as corporações. Para isso, recentemente, enviou uma proposta à presidência para favorecer a chamada de excedentes.
Pelas redes sociais , o chefe da pasta disse:
“Atenção, #AprovadosPRF2021 e #AprovadosPF2021, encaminhei hoje à Presidência, a proposta de decreto q afasta excepcionalmente os limites do decreto 9739/19, fortalecendo ainda mais as @policiafederal e @PRFBrasil. Aos policiais penais, estou atento à situação de vcs também!”
A proposta sendo aprovada por Jair Bolsonaro pode favorecer diretamente as novas convocações e não eliminações de muitos aprovados. Afinal, para quem não sabe, o referido decreto elimina os candidatos aprovados acima do dobro das vagas iniciais.
Ministro encaminha chamada de excedentes
Anderson Torres, em janeiro, a assinou um pedido para a chamada de 2.926 excedentes nos concursos PF e PRF. O chefe da pasta destacou que a autorização é importante para o fortalecimento das duas instituições de Segurança.
Jair Bolsonaro disse que fará o possível e dentro da lei para ter mais efetivo. Há tempos, se motrou aos excedentes, disse entende ser muito vantajoso para o governo contar com mais reforço.
“O que for possível fazer, dentro da lei, para aproveitar essa garotada.. vamos aproveitar o pessoal da PF e da PRF.”
O posicionamento de Bolsonaro pode ajudar em uma autorização para a PF e PRF convocarem os excedentes.
Concursos PF e PRF: editais somam 3 mil vagas
Os editais dos concursos PF e PRF foram divulgados em janeiro deste ano e somam 3 mil vagas, sendo 1.500 para cada corporação. Naquela época, Jair Bolsonaro prometeu chamar, pelo menos, 500 excedentes em cada polícia.
No concurso PRF, todas as oportunidades são para o cargo de policial rodoviário federal.
A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Já o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.
Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior. As carreiras têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:
- Agente de polícia – 893 vagas
- Escrivão de polícia – 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal – 84 vagas;
- Delegado de polícia – 123 vagas.
Comentários
Flash
Acampamento Metanoia 2025 promete nova experiência espiritual em Brasiléia
Evento promovido pela Comunidade Obra de Maria chega à quarta edição com o tema “O Raso Não Me Pertence Mais”
A Comunidade Católica Obra de Maria, reconhecida mundialmente por seu carisma missionário e devoção mariana, realiza entre os dias 24, 25 e 26 de outubro, no Santuário São Francisco de Assis, em Brasiléia (Km 4), mais uma edição do Acampamento Metanoia. O evento, que chega à sua quarta edição em 2025, traz como tema “O Raso Não Me Pertence Mais”, e tem como objetivo proporcionar aos participantes um profundo encontro com Deus, marcado por momentos de oração, louvor e partilha.
Uma comunidade com alcance internacional
Fundada em 1990, a Obra de Maria nasceu após uma experiência espiritual vivida por Gilberto Gomes Barbosa e Maria Salomé, que inspirados pelo Evangelho de João 19:27 – “Filho, eis aí a tua mãe” – decidiram criar uma comunidade de fiéis dedicada à evangelização e ao serviço à Igreja.
Hoje, a comunidade reúne mais de 4,2 mil missionários e voluntários atuando em 38 países e 101 dioceses pelo mundo. Além das atividades religiosas, mantém projetos sociais como creches, escolas, cursos profissionalizantes, acolhimento de dependentes químicos, assistência a refugiados e trabalhos culturais e artísticos.
Metanoia: um movimento de fé que cresce
Criado em 2022, o Acampamento Metanoia nasceu do desejo dos missionários da Obra de Maria em Brasiléia de promover um espaço de conversão e renovação espiritual, especialmente voltado aos jovens. A primeira edição reuniu dezenas de participantes sob o tema “Jovens, se fores aquilo que Deus quer, tocareis fogo no mundo”, gerando grande repercussão na região.
O sucesso da iniciativa levou à segunda edição, em 2023, com o tema “Já começou o tempo da graça do Senhor”, reunindo 130 jovens e consolidando o evento como um marco de fé e avivamento espiritual.
Já em 2024, a terceira edição, intitulada “Santos ou Nada”, ampliou ainda mais o público, alcançando 250 participantes.
Expectativa para 2025
A quarta edição promete repetir o êxito das anteriores, com uma programação intensa de três dias, iniciando às 16h do dia 24 de outubro. As inscrições estão sendo realizadas de forma online, por meio de formulário disponível no Google Forms, com taxas que variam conforme o lote.
O evento reforça a missão da Obra de Maria: evangelizar com alegria e fazer Jesus acontecer no coração das pessoas, fortalecendo a fé e a união entre os fiéis.
👉 Link de inscrição: https://forms.gle/RwV1ZE71qeeNJWeL9
Comentários
Flash
Tadeu Hassem apresenta indicação para criação de “faixa liberada” no Lago do Amor e cobra agilidade na conclusão do PCCR da Saúde
Durante a sessão desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tadeu Hassem (Republicanos) apresentou a indicação nº 727/2025, por meio da qual solicita ao governador Gladson Cameli (Progressistas), e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a adoção de providências para a implantação de uma faixa liberada para atividades esportivas e de lazer na BR-364, no trecho conhecido como Lago do Amor, em Rio Branco.
O parlamentar explicou que o espaço, localizado entre o trevo de acesso à Universidade Federal do Acre (Ufac) e a entrada do bairro Ipê, já é utilizado por famílias e esportistas aos finais de semana, mas que o fluxo intenso de veículos no local coloca em risco quem pratica atividades físicas na região.
“Todos conhecem o Lago do Amor, aquele trecho na entrada do condomínio Ipê. É um espaço já consolidado pela população acreana para lazer e esporte, especialmente aos sábados e domingos. Por isso, estamos propondo a criação de uma faixa liberada, que seria fechada ao tráfego de veículos aos domingos, das 14h às 18h, para garantir segurança às famílias e fomentar a prática esportiva e o lazer”, explicou.
Segundo Tadeu, a proposta também busca estimular a economia solidária, oferecendo um ambiente adequado para pequenos empreendedores e atividades culturais. Ele destacou que experiências semelhantes já existem em outras capitais do país e têm gerado resultados positivos para a convivência comunitária e a promoção da saúde.
“Em várias cidades já existem faixas destinadas ao lazer e ao esporte nos fins de semana. Além de promover a saúde, esse tipo de espaço incentiva o convívio social e até a economia local. Tenho certeza de que será uma iniciativa muito bem recebida pelas famílias acreanas”, acrescentou.
Além da proposição, o deputado Tadeu Hassem também abordou, em sua fala, a necessidade de o governo do Estado acelerar a conclusão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde. Ele relatou que participou, junto aos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Adailton Cruz (PSB) e Michelle Melo (PDT), de mais uma reunião da Comissão de Saúde com representantes da Sesacre, Sead e Sefaz, mas ressaltou que o processo segue estagnado.
“Já houve alguns avanços, mas o plano está parado na Sesacre, entre o corpo jurídico e a área financeira. Precisamos de uma resposta mais clara, seja um sim, seja um não, porque os servidores não podem mais esperar. O momento é agora, o momento é este ano”, afirmou.
O parlamentar alertou ainda para a necessidade de inserir os impactos do PCCR da Saúde na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA), ambos já encaminhados à Aleac para apreciação.
“O orçamento e o PPA já estão nesta Casa. É agora que precisamos garantir esse compromisso com os servidores. É na LOA que deve estar consignada essa previsão. Por isso, peço à equipe do governo que acelere esse processo, com olhar sensível e responsável”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Comentários
Flash
Vereador Samir Bestene propõe instalação de “botões de alerta” em unidades de saúde de Rio Branco
O vereador Samir Bestene (PP) apresentou, durante a sessão desta quarta-feira (8) na Câmara Municipal de Rio Branco, um Projeto de Lei (PL) que prevê a obrigatoriedade da instalação de botões de alerta de proteção imediataem todas as unidades de saúde do município. A proposta tem como objetivo garantir maior segurança para servidores e usuários diante do aumento de episódios de violência nesses ambientes.
De acordo com o texto do PL, os dispositivos, semelhantes aos conhecidos “botões do pânico”, deverão ser instalados em locais estratégicos e de fácil acesso, permitindo que, em situações de risco, sejam acionados de forma silenciosa e imediata. O alerta será direcionado à Secretaria Municipal de Saúde e ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), garantindo uma resposta rápida das forças de segurança.
Bestene destacou que a medida é preventiva e necessária, diante da crescente insegurança enfrentada por profissionais e pacientes.
“Essa é uma resposta direta às ameaças e agressões que servidores e pacientes têm enfrentado. Precisamos garantir que essas unidades sejam espaços seguros para todos”, afirmou o parlamentar.
O projeto também determina que os dispositivos sigam as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e prevê regulamentação posterior pelo município, que definirá os protocolos de instalação, acionamento e resposta, além da integração com os órgãos de segurança pública.
As despesas para a implementação da proposta deverão ser custeadas por dotações orçamentárias da administração municipal, com possibilidade de suplementação, se necessário.
Na justificativa, o vereador ressaltou que a iniciativa está alinhada aos princípios constitucionais de proteção à vida, dignidade humana e segurança, previstos no artigo 5º da Constituição Federal.
“É uma iniciativa urgente e de relevante interesse público. Conto com o apoio dos colegas parlamentares para aprovar essa medida, que certamente trará mais tranquilidade aos profissionais da saúde e à população”, concluiu Bestene.
O Projeto de Lei segue agora para análise nas comissões permanentes da Câmara antes de ser apreciado em plenário.
Você precisa fazer login para comentar.