fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com três pacientes à espera de um leito de UTI e mais oito mortes, AC tem 76.971 infectados pela Covid-19

Publicado

em

Número de exames aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux caiu para 447 — Foto: Reprodução/EPTV

Por Janine Brasil

O estado do Acre registrou mais 224 casos de Covid-19 nesta segunda-feira (26), fazendo o número de infectados saltar de 76.746 para 76.971. O boletim diário da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) também contabiliza mais oito mortes pela doença, assim, o número de pessoas que perderam a vida para a Covid no estado sobe para 1.488.

Desde sábado (24), a Sesacre está divulgando os números relacionados aos leitos em uma página que é atualizada pelas próprias unidades de saúde. Segundo a pasta, houve uma alteração na forma como vai disponibilizar essa informação. Antes, a Central de Regulação reunia as informações das unidades e repassava o número para a Sesacre. Agora, as próprias unidades são responsáveis por passar essa informação.

O número de exames aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux caiu para 447. Há 287 pacientes internados, dos quais 272 possuem teste positivo para a Covid-19. Há três pessoas na fila de espera por um leito de UTI.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 8.605,2 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 166, já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 1,9%.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 90 estão ocupados, fazendo a taxa de ocupação se manter em 85%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Mortes por cidade

Cidades com óbitosÓbitos totaisNovos registros
Acrelândia271
Assis Brasil210
Brasiléia330
Bujari130
Capixaba140
Cruzeiro do Sul1420
Epitaciolândia250
Feijó500
Jordão10
Mâncio Lima240
Manoel Urbano100
Marechal Thaumaturgo90
Plácido de Castro150
Porto Acre310
Porto Walter30
Rio Branco9116
Rodrigues Alves100
Santa Rosa do Purus50
Sena Madureira560
Senador Guiomard341
Tarauacá300
Xapuri240
Total1.4848

Números e mortes

Das 1.484 mortes registradas, 855 apresentavam algum tipo de comorbidade, segundo a Saúde, e outras 633, ou seja, 43% do total não tinham outras doenças. Do total de mortos, 867 eram homens e 621 mulheres. Do total de vítimas, 1.022 tinham acima de 60 anos..

Neste segunda, dos oito óbitos registrados, três eram homens e cinco mulheres das cidades de Rio Branco, Acrelância e Senador Guiomard.

  • Rio Branco

Morador de Rio Branco, o idos de 70 anos deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) no dia 28 de março e faleceu no dia 7 de abril.

O idos de 80 anos era morador de Rio Branco, deu entrada no dia 7 de abril na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) e faleceu no dia 22 do referido mês.

Moradora de Rio Branco, a mulher de 32 anos deu entrada no dia 4 de abril no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e faleceu no dia 10 de abril.

A idosa de 77 anos era moradora de Rio Branco, deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) no dia 6 de abril e faleceu no dia 11 do referido mês.

Moradora de Rio Branco, a idos de 70 anos deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) no dia 10 de abril e faleceu no dia 17 de abril.

A mulher de 57 anos era moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 5 de abril no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e faleceu no dia 17 de abril.

  • Senador Guiomard

O idoso de 90 anos faleceu no seu domicílio, em Senador Guiomard, no domingo (25).

  • Acrelândia

A idosa de 75 anos era moradora de Acrelândia, deu entrada no dia 23 de abril no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e faleceu no sábado (24).

Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes:

  • Assis Brasil – 1.898
  • Tarauacá – 1.435
  • Xapuri – 1.414
  • Santa Rosa – 1.187
  • Sena Madureira – 1.160

Casos de Covid-19 por cidades

CidadesTotalCasos novos
Acrelândia1.4660
Assis Brasil1.4300
Brasiléia2.41930
Bujari1.060– 2
Capixaba5504
Cruzeiro do Sul7.165– 1
Epitaciolândia1.23616
Feijó2.71124
Jordão3780
Mâncio Lima1.7940
Manoel Urbano8780
Marechal Thaumaturgo1.0920
Plácido de Castro1.4301
Porto Acre1.3172
Porto Walter5041
Rio Branco34.609140
Rodrigues Alves7000
Santa Rosa do Purus7970
Sena Madureira5.3984
Senador Guiomard1.0732
Tarauacá6.1932
Xapuri2.7711
Total76.971227 – 1 – 2 = 224

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF se posiciona sobre pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues

Publicado

em

Presidente volta a enfrentar batalha jurídica três meses depois de homologação que garantia sua permanência no cargo. CBF diz que todo o acordo foi conduzido “dentro da legalidade”

Ednaldo Rodrigues pode deixar a presidência da CBF. Foto: Joilson Marconne / CBF

A CBF se posicionou oficialmente acerca das notícias que circulam sobre o futuro do presidente Ednaldo Rodrigues à frente da entidade. Nesta terça-feira, a confederação publicou uma nota defendendo que o processo de eleição do mandatário foi conduzido legalmente.

“A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado”, escreveu a entidade em comunicado.

Ato contra Ednaldo Rodrigues?

A posição da CBF vem após a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) de afastamento do presidente da CBF, que será analisado pelo ministro Gilmar Mendes. A informação foi divulgada mais cedo nesta terça-feira pelo UOL.

A reportagem do veículo informou haver suspeita de uma suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes no acordo homologado pelo STF ainda neste ano, que legitimou a eleição de Ednaldo Rodrigues em 2022. Em dezembro de 2023, o presidente chegou a ser afastado, mas voltou ao cargo um mês depois, em janeiro de 2024.

A CBF, por sua vez, cita uma “espetacularização” do processo por parte da mídia, “que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo”.

A entidade ainda classificou como “inverdade” as notícias divulgadas pela imprensa de que a deputada teria entrado com o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues, e destacou sua confiança na Justiça brasileira.

Ednaldo Rodrigues foi reeleito por aclamação na Assembleia Geral da CBF em março deste ano. O novo mandato do presidente se inicia em março de 2026 e tem duração até 2030.

A deputada Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, pediu na noite de segunda-feira ao STF o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Foto: cedida 

A posição da CBF em nota 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente asssinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2025.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação discute retorno do Estádio Nabor Júnior ao Acreanão

Publicado

em

Foto: Arquivo pessoal/João Antão de Lima Filho

O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo, esteve em Senador Guiomard na manhã desta terça-feira (6) para uma reunião com a prefeita Rosana Gomes, visando discutir a inclusão do Estádio Nabor Júnior no calendário oficial do Campeonato Acreano de Futebol Profissional de 2026.

O encontro contou com a presença do vice-presidente da Associação Desportiva Senador Guiomard (ADESG), João Antão, e do secretário municipal de Esporte, Ady Pereira. Durante a reunião, foi discutida uma possível parceria entre a FFAC e a prefeitura para a realização de jogos do Campeonato Acreano no município, com foco em apoio logístico e melhorias na infraestrutura esportiva local.

Foto: Reprodução

Foi definida a elaboração de um plano colaborativo entre a Prefeitura, a FFAC e os representantes do clube, com o objetivo de possibilitar o retorno do Estádio Nabor Júnior para a realização de jogos oficiais.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acreano Sub-20 tem duas partidas nesta terça, na Arena da Floresta

Publicado

em

O Campeonato Acreano Sub-20 segue nesta terça-feira (6) com dois jogos válidos pela segunda rodada da primeira fase, na Arena da Floresta, em Rio Branco.

A primeira partida será entre Humaitá e Vasco-AC, a partir das 15h. Em seguida, às 17h, Plácido de Castro enfrenta o Andirá.

A competição teve início na última sexta-feira (2), com vitórias de São Francisco, Galvez e do atual campeão Santa Cruz-AC.

Comentários

Continue lendo