Geral
Com recurso de Mailza Gomes, Ministra Damares informa construção da 1ª Casa da Mulher Brasileira no Acre
O Acre irá ganhar a primeira Casa da Mulher Brasileira, espaços, que abrigam um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica, informou esta semana a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves à senadora Mailza Gomes (Progressistas-Acre).
Comprometida em promover políticas de inclusão e combate a violência feminina, a senadora Mailza destinou R$ 5 milhões em emendas para construção de unidades em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia. Cada espaço atenderá municípios das regionais do Alto e Baixo Acre, Juruá e Purus.
A ministra ainda informou que o Acre receberá mais uma unidade da Casa da Mulher, totalizando quatro e que a primeira será construída ainda este ano em Cruzeiro do Sul.
Para a senadora, a criação da primeira Casa da Mulher no Acre é de extrema importância num momento em que os índices de violência contra mulheres são grandes.
“Fico muito feliz ver os avanços, e mais feliz ainda saber que um recurso que destinei será aplicado num espaço que garantirá apoio as mulheres. Consegui enviar as emendas de mais de 5 R$ milhões e temos o apoio da ministra Damares que sinalizou positivamente a construção. Será uma casa que terá suas portas sempre abertas para total apoio, com equipe de policiais, assistentes sociais, psicólogos, além do trabalho conjunto que poderá ser desenvolvido com a Rede de Atendimento à Mulher do estado. Fortalecer essa rede de atendimento é uma das prioridades do meu mandato esse é o primeiro passo de combate ao feminicídio e violência. Estamos juntas cada vez mais para fortalecer todas”, destacou a senadora.
Estiveram presentes a primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, Eva Evangelista, a secretária estadual de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres, Ana Paula Lopes Lima, a diretora estadual de Políticas Públicas para Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Acre), Isnailda Gondim e a representante do Comitê Global para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, Francisca Arara.
Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia já tem terreno para construção da Casa
De acordo com Mailza, as prefeituras de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia já doaram o terreno para a construção da sede da Casa Brasileira. “Os prefeitos foram muito solícitos e parceiros e se colocaram a disposição para todos os assuntos relacionados ao atendimento à mulher”, explicou. Em Rio Branco, o terreno será doado pelo Estado.
O QUE É
A Casa da Mulher Brasileira é um projeto do governo federal, previsto no programa “Mulher, Viver sem Violência”, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). A ideia é concentrar num só local todos os serviços públicos destinados a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social: delegacia de polícia, defensoria pública, ministério público, vara especializada em gênero, posto médico e salas de atendimento psicossocial e de qualificação profissional.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.


Você precisa fazer login para comentar.