fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com ramais piçarrados e assistência técnica, produtores do Baixa Verde fazem festa para receber Tião Bocalom

Publicado

em

Criado em 2008 pelo Incra para assentar 211 famílias de sem-terra, o Projeto de Assentamento Baixa Verde agrega hoje aproximadamente 400 famílias de agricultores, que tiram o seu sustento da agricultura familiar. Até a gestão Tião Bocalom (PP), na prefeitura de Rio Branco, essas famílias viviam esquecidas pelo poder público, principalmente no que diz respeito a falta de assistência técnica, correção de solo e, principalmente, o trafego nos ramais para o escoamento da produção.

A partir deste ano a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agropecuária (Seagro), voltou as atenções para a região e começou o trabalho de terraplanagem, piçarramento, troca de bueiros e construção de pontes. Em 60 dias já beneficiou 10 ramais, dentre eles os principais e vicinais como o Mediterrâneo, o da Lua, do Amor, Quinoá, Baixa Verde e outros.

São ao todo 73 km de ramais prontos para atender as famílias da agricultura familiar e comunidade de modo geral.

José Francisco, que mora há seis anos na região conta que desde criança tinha um sonho de ter seu próprio negócio. Depois de economizar durante 15 anos, adquiriu a terra, passou a produzir goma em uma pequena fábrica. No início eram produzidos apenas 50 quilos por semana, mas hoje, observando os investimentos e incentivos da prefeitura, tendo a garantia de escoar o que produz, está produzindo 1,5 mil quilos.

“O meu sonho desde menino era montar meu próprio negócio, que um dia eu pudesse administrar. Aí, trabalhando de empregado, juntando moeda por moeda, com a ajuda da minha mulher e dos meus meninos, compramos esse lugar aqui.”, disse o produtor de goma.

Neste sábado, 26, o prefeito Tião Bocalom, acompanhado do secretário da Seagro, Eracides Caetano, do vereador Francisco Piaba (Republicano), e do presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço Agrícola do Acre, Marcello Moura, foram verificar o resultado dos trabalhos nos ramais. A comitiva visitou a piçarreira, de onde está saindo o material que vai garantir o trafego nos ramais nos períodos chuvosos, conversou com os agricultores e fez visita às fábricas de goma e a de queijo.

Veralucia Macedo, de 52 anos, é dona do laticínio Tio João e trabalha fazendo queijo há sete anos. Ela disse que antes, sem o ramal, os prejuízos eram constantes.

A produtora rural Veralucia Macêdo testemunhou que antes era bem difícil, porque o leite chegava aqui quem achava bom era os porcos. “O leite chegava com muito acidez não tinha condições o carro quebrava muita vez eu jogava 600, 500 litros de leite no mato as vezes eu fazia o queijo não dava certo aí eu jogava para os porcos”.

Rones Cruz, produtor rural, assegurou que “graças a Deus o prefeito agora renovando nosso ramal fazendo essa limpeza e piçarrando ele/ vai ficar bom aqui pra nós.”

Emocionado, o professor Neuton Lamêgo parou o prefeito no meio do ramal para agradecer pela atenção dispensada àquela comunidade nesses quase dois anos de mandato: “Esses prefeitos que passaram nenhum tem moral para chegar aqui, o quanto o senhor tem moral hoje com dois anos de mandatos”, elogiou.

Segundo o prefeito Tião Bocalom, “depoimento como esse daqui só faz com que a gente tenha mais compromissos com o projeto que eu sempre defendi que é o produzir pra empregar. Ele me conhece, o professor, o diretor da nossa escola aqui conhece o Bocalom de Acrelândia, não é de agora não. Ele sabe o trabalho que realizamos lá, por isso que ele dizia olha o Bocalom pegando isso aqui ele vai fazer e graças a Deus que/ os ramais aqui que há mais de 20 anos eles reivindicavam ninguém fazia. Nem governo e nem prefeitura e nós estamos fazendo. Eu tenho fé em Deus que a partir de agora mesmo que venham outros prefeitos eles vão ter que continuar cuidando dos ramais.”

“A gente fez um trabalho aqui um trabalho de piçarramento com abertura de ramal, colocámos bueiros, estamos fazendo pontes, então foi um trabalho quase completo.”, afirmou o secretário de Agricultura, Eracides Caetano.

Para o presidente da Acisa, empresário Marcello Moura, o trabalho do prefeito está sendo visível e vem contribuindo cada vez mais com aqueles que mais precisam, os produtores rurais.

“A gente conheceu hoje uma realidade diferente da cidade: um produtor de queijo, um produtor de goma, muito criador de gado. Aqui o pessoal estava sem esperança.”, disse Marcello.

Satisfeitos por tudo que a prefeitura vem realizando na região os moradores aproveitaram a visita do prefeito para oferecer um churrasco para toda equipe e encerraram fazendo uma oração abençoando a gestão do prefeito Bocalom.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputada do Acre integra nova diretoria da UNALE eleita nesta quinta-feira

Publicado

em

Os deputados estaduais presentes na 27• Conferência Nacional das Assembleias Legislativas, elegeram, como último ato do evento, a nova diretoria da UNALE.

Três parlamentares acreanos participaram da plenária ordinária que aclamou o nome da deputada carioca Tia Jú como a nova presidente. Luiz Gonzaga, Michele Melo, que vai assumir a 1• secretaria da Comissão de Saúde e Antonia Sales, esta eleita como vice presidente da região norte.

O ato aconteceu logo após a cerimônia de premiação do concurso Assembleia Cidade. O Acre estava na final do prêmio na categoria projetos especiais, vencido pelo Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Luiz Gonzaga parabenizou a colega de parlamento pelo novo cargo e disse que a indicação de Antônia Sales, mostra a força da mulher no parlamento brasileiro.

Antônia Sales também é membro titular do Parlamento Amazônico, bloco formado apenas por deputados das Assembleias Legislativas dos estados da Amazônia.

Veja como ficou a nova diretoria da UNALE:

Presidente – Tia Ju – Rio de Janeiro
Vice presidente região Sul – Vilmar Zanchin (RS)
Vice presidente da Região Norte – Antonia Sales (AC)
Vice presidente da Região Centro Oeste- Lidio Lopes (MS),
Vice presidente da Região Nordeste – Eduardo Carneiro (PB)
Vice presidente da Região Sudeste – Zé Laviola (MG)
Secretario geral – Gabriel Picanço (RR)
Tesoureiro geral – Sérgio Aguiar (CE) e demais membros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Escola Bela Flor promove Feira de Ciências e destaca o protagonismo dos alunos com o projeto Sebrae Protagonize

Publicado

em

Na última sexta-feira, 29, a Escola Bela Flor abriu suas portas para a tradicional Feira de Ciências, um evento aguardado por toda a comunidade escolar e que neste ano contou com um diferencial especial: a parceria com o projeto Protagonize, desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa buscou incentivar a autonomia e a criatividade dos alunos, destacando o protagonismo infantil no processo de aprendizagem.

O evento foi marcado por uma rica exposição de materiais confeccionados pelos estudantes, que trouxeram à tona temas diversos de ciência e tecnologia. Além das exposições, experiências científicas ao vivo prenderam a atenção de visitantes e despertaram o encantamento dos mais curiosos.

Outro ponto alto da feira foi a degustação de pratos elaborados no contexto das disciplinas, integrando gastronomia e ciência. Crianças apresentaram seus projetos com entusiasmo, demonstrando que conhecimento pode ser compartilhado de maneira dinâmica e envolvente.

Parceria com o Sebrae Protagonize

A colaboração com o Sebrae, por meio do Protagonize, trouxe uma nova dimensão ao evento. O projeto trabalha o desenvolvimento de competências empreendedoras em crianças e adolescentes, estimulando habilidades como liderança, resolução de problemas e criatividade. Os alunos da Escola Bela Flor demonstraram essas competências ao elaborar os materiais e apresentações, reforçando o papel da educação como um caminho para formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.

Reconhecimento e Gratidão

Os organizadores destacaram o empenho dos professores, colaboradores e familiares no sucesso do evento. “Foi emocionante ver nossas crianças explicando conceitos complexos com tanta naturalidade e entusiasmo. O apoio do Sebrae potencializou o que já acreditávamos: que nossos alunos são capazes de muito mais do que imaginamos”, declarou a diretora da escola, Gorete Freitas.

Com eventos como esse, a Escola Bela Flor reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, investindo no desenvolvimento integral de seus alunos e fortalecendo laços com a comunidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre investe R$ 900 mil em pavimentação do Pátio do Imac em Rio Branco

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), iniciou nesta quinta-feira, 5, as obras no pátio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). O objetivo é melhorar a infraestrutura do local, proporcionando condições adequadas para o trabalho e atendimento aos usuários.

Obras no Pátio do Imac buscam melhorar acessibilidade e segurança. Foto: Ascom/Deracre

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que os serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem são fundamentais para garantir maior segurança e acessibilidade ao Imac. O investimento é de R$ 900 mil, proveniente de recursos próprios do estado.

“Mais uma obra é iniciada, e seguimos cumprindo a determinação do governador Gladson Cameli, que investe na infraestrutura das instituições públicas. Um ambiente bem estruturado contribui para a eficiência dos serviços prestados à população”, afirmou.

Serviços de pavimentação, drenagem e terraplanagem iniciam no Imac, visando melhorar infraestrutura e acessibilidade. Foto: Ascom/Drenagem

A intervenção facilitará o deslocamento de veículos e pessoas, criando um ambiente mais organizado e seguro para funcionários e visitantes. A ação reflete a preocupação do governador em atender às necessidades das instituições que fortalecem o setor público do Acre.

Com a conclusão da pavimentação, espera-se que o Imac opere com maior eficiência, contribuindo para o desenvolvimento do estado. A obra exemplifica o esforço contínuo do governo, por meio do Deracre, em aprimorar a infraestrutura pública e a qualidade do atendimento à população acreana.

Comentários

Continue lendo