Betinho responsabiliza os ex-prefeitos Manoel Batista e Eliane Gadelha, ambos do PT, pela situação que praticamente inviabiliza a sua gestão
Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho – Foto: arquivo/oaltoacre.com
A Justiça do Acre determinou o sequestro de mais de R$ 2 milhões dos repasses constitucionais do município de Assis Brasil para assegurar o pagamento de dívidas com precatórios.
O prefeito Humberto Gonçalves, o Betinho (PSDB), disse que herdou a dívida de administrações passadas. A dívida, que foi executada pela Justiça do Acre à revelia, em agosto, soma mais mais de R$ 35 milhões.
Segundo Betinho, a situação de Assis Brasil é grave por conta das execuções das dividas antigas. “Houve irresponsabilidade dos gestores que me antecederam. Até mesmo a folha de pagamento do funcionalismo poderá ser comprometida”, afirmou.
“Os gestores anteriores perderam todos os prazos possíveis para negociar as dívidas e agora teremos que arcar com o prejuízo do sequestros destes recursos. Todo pouco dinheiro que entrar vai ser tirado para honrar as dívidas e isto poderá comprometer muitas coisas”, acrescentou.
Betinho responsabiliza os ex-prefeitos Manoel Batista e Eliane Gadelha, ambos do PT, pela situação que praticamente inviabiliza a sua gestão.
“Os dois agiram com extrema irresponsabilidade e comprometeram a viabilidade econômica do munícipio. Se não tivéssemos buscado outras fontes de recursos, não teríamos nada o que fazer neste momento”, disse o prefeito de Assis
As dívidas deixadas pelas administrações anteriores foram contraídas junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) , Funasa ( Fundação Nacional de Saúde) e até mesmo a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre).
“É complicado que não tenham honrado os compromissos. Eles sequer procuraram cumprir os prazos de negociação, afinal de contas a atual gestão tem compromissos a honrar. Temos que pagar água, luz, funcionários”, lamenta Betinho.
Lista de precatórios de Assis Brasil
O prefeito disse que, mesmo atravessando um momento delicado, existem obras importantes em andamento em Assis Brasil. “Apesar de tudo, estamos tentando seguir nosso trabalho normalmente. As obras do Centro do Idoso estão em andamento. Além disso, todas as salas de aula das escolas foram climatizadas. Ainda bem que buscamos outras fontes de recursos”, concluiu.
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou dois procedimentos de acompanhamento para monitorar a execução do Programa Carne Legal no Acre. As medidas foram formalizadas por meio das Portarias nº 19 e nº 20, assinadas pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos.
O primeiro procedimento tem como foco o acompanhamento do 3º ciclo de auditorias do programa no estado. De acordo com o MPF, a iniciativa visa reforçar a fiscalização das práticas ambientais na cadeia produtiva da carne, assegurando que produtores e frigoríficos estejam em conformidade com a legislação ambiental.
Já o segundo procedimento busca acompanhar, especificamente, o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Frigorífico 3 Irmãos, também no âmbito do Programa Carne Legal. O objetivo é garantir a regularidade das operações e a adoção de medidas para prevenir danos ambientais.
Segundo o MPF, a atuação decorre da necessidade de instruir de forma específica cada etapa do programa e de realizar o acompanhamento individualizado de acordos firmados com frigoríficos, conforme estabelecido no Despacho nº 624/2025.
O Programa Carne Legal foi criado para combater a comercialização de produtos de origem animal provenientes de áreas embargadas ou com irregularidades ambientais, impondo responsabilidade a todos os agentes da cadeia produtiva.
Menina, considerada o “xodó da família”, não resistiu após ser atingida por carro em manobra de ré; caso ocorreu durante encontro familiar
Uma noite de confraternização entre familiares terminou em tragédia na última sexta-feira (25), no bairro Parque Cidade Jardim, em Vilhena (RO). Aylla Beatriz da Silva Andrade, de apenas 1 ano e 5 meses, morreu após ser atropelada acidentalmente pelo próprio avô dentro do quintal da residência onde acontecia um encontro mensal entre vizinhos.
Segundo informações do Folha do Sul Online, o grupo se preparava para uma noite de pizzas quando o avô da criança saiu para buscar o pedido. Ao retornar e fazer uma manobra de ré com o carro, ele não viu a menina, que estava atrás do veículo. Aylla foi gravemente ferida e levada às pressas ao Hospital Regional de Vilhena, mas não resistiu aos ferimentos.
Médicos tentaram reanimá-la por 40 minutos, mas as lesões no pulmão e uma parada respiratória irreversível levaram à morte da criança, descrita por familiares como “o xodó da família”. O caso será investigado pelas autoridades, mas tudo indica ter sido um acidente trágico. A comunidade local está em choque com a perda.
Na manhã deste sábado, 26, a Polícia Militar do Acre foi acionada para atender uma grave ocorrência em Sena Madureira, no interior do estado. Segundo a nota oficial da PM, um homem de 23 anos, portador de deficiência mental, teria sido vítima de uma tentativa de estupro. A guarnição deslocada ao local colheu relatos de testemunhas que apontaram o suposto autor do crime.
De acordo com as informações preliminares, o suspeito teria tentado consumar o ato contra a vítima, caracterizando o crime de estupro de vulnerável. Diante da gravidade dos fatos, a Polícia Militar conduziu o acusado à Delegacia de Polícia de Sena Madureira, onde foram iniciados os procedimentos legais para apuração do caso.
A investigação agora ficará a cargo da autoridade policial competente, que realizará exames periciais para confirmar a materialidade e a autoria do crime. A PM não divulgou detalhes adicionais sobre a identidade do suspeito ou as circunstâncias exatas da ocorrência, mas reforçou seu compromisso com a proteção da sociedade e a apuração rigorosa de violações aos direitos humanos.
Você precisa fazer login para comentar.