Geral
Com descobertas históricas e investimentos inéditos, turismo e empreendedorismo do Acre crescem em 2025
Em 2025, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), consolidou avanços significativos nos setores em que atua. Os resultados refletem investimentos no turismo, a participação em feiras de artesanato de referência, a qualificação de empreendedores e o fortalecimento das cadeias produtivas.
Para o titular da pasta, Marcelo Messias, os avanços verificados por meio de ações executadas no período mostraram a importância desses setores econômicos. “O Acre é um estado rico, que está inserido na Amazônia brasileira, que já é um atrativo turístico internacional. Então, neste ano, trabalhamos para fortalecer tanto o turismo interno quanto a promoção do Acre em outros estados. Também levamos capacitações para bem-receber o turista, fizemos importantes alinhamentos com o trade e avançamos em obras importantes do turismo no Croa e na Serra do Divisor”, destaca.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, na GCF Task Force, realizada em maio, em Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete
No empreendedorismo, Messias destaca resultados recordes em comparação com os anos anteriores: “Os números mostram o crescimento na participação dos pequenos empreendedores e o aumento do faturamento nas feiras, beneficiando mais de 500 pessoas. Os cursos, oficinas e outras qualificações profissionais que oferecemos fizeram grande diferença em 2025, e seguimos empenhados em ampliar essas oportunidades”.
Momento histórico: turismo de observação de aves ganha notoriedade com ave rara fotografada no Acre
Em janeiro, o tovacuçu-xodó (Grallaria eludens) foi registrado por foto pela primeira vez na história, e a floresta acreana foi o cenário da façanha. A ave rara foi fotografada no Parque Estadual Chandless pelo biólogo e especialista em aves da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Plácido.
O fato reacendeu o debate sobre a importância e o crescimento do turismo de observação de aves – o birdwatching – no Acre. “Foram sete anos para registrar esse exímio pássaro, habilidoso em esconder-se entre os emaranhados e fugir ao mínimo movimento”, relatou, na época, o ornitólogo.

Tovacuçu-xodó (Grallaria eludens) foi registrado em fotografia pela primeira vez na história. Foto: Ricardo Plácido/Sema
O secretário Marcelo Messias ressalta o potencial da observação de aves no estado: “O turismo de observação de aves é um dos setores que mais se destaca. O feito do Ricardo traz ainda mais valor ao birdwatching e fomenta a curiosidade dos entusiastas desse tipo de turismo, que vêm de todos os lugares do mundo para conhecer as espécies da Amazônia e do Acre”.
Recentemente, uma nova espécie de inhambu foi registrada no Parque Nacional da Serra do Divisor, aumentando a atenção do público para o birdwatching na região, alinhando turismo e preservação ambiental. Para fomentar o setor, a Sete participou, em maio, do Avistar Brasil, a maior feira de observação de aves da América Latina, realizada em São Paulo (SP). Mais de quatro mil pessoas visitaram o estande do Acre no evento.
Avanços no turismo
Ao longo do ano, a Sete ampliou as ações para o fomento do turismo no Acre, como o registro de profissionais e empreendimentos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur. Com busca ativa em meio ao trade turístico acreano, a Sete promoveu o registro de hotéis, restaurantes e eventos, em diversos municípios.

Sete promoveu o registro, no Cadastur, de restaurantes, hoteis e eventos, em diversos municípios. Foto: Bruno Moraes/Sete
Outra ação de grande relevância para a pasta foi o credenciamento de guias de turismo, que ampliou a contratação desses profissionais em eventos como a 15ª Reunião da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force), quando guias de turismo conduziram estrangeiros em visitas a geoglifos e a importantes pontos históricos da capital.

Imersão tecnológica em regiões do turismo no Acre são apostas da Sete para conquistar turistas. Foto: Alice Leão/Secom
Além disso, a imersão tecnológica do óculos de realidade virtual levou os turistas para o Parque Nacional da Serra do Divisor, durante o evento. O estande da Sete também apresentou as belezas do artesanato acreano na GCF Task Force e conquistou os presentes, angariando cerca de R$20 mil em vendas na primeira manhã da programação.
Leia mais
- Ave rara é fotografada pela primeira vez no Parque Estadual Chandless
- Edital de credenciamento de guias de turismo lançado pelo governo do Acre valoriza profissionais do setor
- Governo do Acre promove destinos turísticos do estado em evento na Espanha e Portugal
- Geoglifos do Acre podem ser reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco e despontam como destino turístico
A parceria com o Programa Redd+ Early Movers (REM) também foi um dos grandes parceiros da Sete nesta gestão. Em 2025, o programa aplicou investimentos que chegam a mais de R$1.2 milhões para projetos executados pela Sete, como implementação de planos de gestão de terras indígenas, turismo de base comunitária e artesanato florestal.

Equipes do Programa REM e da Sete acompanham ações que fortalecem o turismo de base comunitária na região do Rio Croa. Foto: Ellem Jady/REM
O diálogo com os municípios também foi uma frente importante de atuação da Sete. Em 2025, todas as regionais do estado foram contempladas com visitas técnicas ou reuniões institucionais, resultando em parcerias com Xapuri, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Tarauacá, Acrelândia, Epitaciolândia, Brasileia e Marechal Thaumaturgo, entre outros municípios.
Frentes de atuação
O 1º Encontro de Gestores Municipais e Trade Turístico, promovido pela Sete com participação do Ministério do Turismo, reforçou a integração entre poder público e setor produtivo. As ações fortaleceram a governança turística e estimularam novas rotas e ideias de promoção regional.

Encontro de Gestores Municipais e Trade Turístico reuniu instituições e profissionais do setor em abril. Foto: Marcos Rocha/Sete
A presença do Acre em feiras foi outro marco do ano. Divulgando destinos como Serra do Divisor e geoglifos, além da gastronomia regional e o artesanato florestal, o estado participou de grandes eventos regionais, nacionais, como o Salão Nacional do Turismo, e internacionais, como a Feira Internacional do Turismo.

Governador Gladson Camelí prestigia delegação acreana no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo (SP). Foto: Pedro Devani/Secom
Celebrando a criatividade e promovendo o conhecimento histórico e patrimonial do Acre entre as crianças, o projeto Cidade em Lápis conquistou públicos de todas as idades com desenhos de pontos turísticos do Acre. O projeto foi lançado em abril, fruto de uma parceria entre Sete, Conselho de Arquitetura e Urbanismo Jovem do Acre e o movimento Urban Sketchers.
Com o turismo em alta no Brasil, projetos do Acre também ganharam visibilidade com publicação no guia Tourism Doing Business: Investindo no Brasil, lançado em janeiro na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. O Acre também ganhou espaço no Catálogo Conheça o Brasil, preparado pelo Ministério do Turismo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em novembro, em Belém (PA).

Cachoeiras e mirante no Parque Nacional da Serra do Divisor e outras cinco experiências do Acre fizeram parte do Catálogo Conheça o Brasil, para a COP30, em Belém (PA). Foto: Marcos Rocha/Sete
Para fomentar o interesse pelo turismo do Acre, a Sete também promoveu episódios especiais da série Vem pro Acre nos sítios arqueológicos geoglifos e no Parque Nacional da Serra do Divisor. Apostando em trunfos como a diversidade natural, a história e a cultura do estado, a Sete também investiu na divulgação das modalidades de turismo existentes no Acre.
Comentários
Geral
Motorista que atingiu 12 veículos tem prisão preventiva decretada

O motorista da carreta que perdeu o controle e atingiu 12 veículos em Chapecó, Santa Catarina, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, nesse sábado (31/1), após passar por audiência de custódia. O acidente ocorreu por volta das 15h15 de sexta-feira (30/1) e foi registrado por câmeras de segurança. Veja:
🚨 SANTA CATARINA | Caminhão “atropela” carros em avenida e deixa 10 feridos em Chapecó pic.twitter.com/VYLcVTK6pB
— Metrópoles (@Metropoles) January 30, 2026
O veículo, que transportava uma carga de madeira, perdeu o controle na Avenida Fernando Machado e atingiu automóveis que estavam parados.
Segundo o delegado Elder Arruda Chaves, a carreta já havia apresentado problemas quando passava entre as cidades de Xaxim e Cordilheira Alta, no oeste de Santa Catarina. Na ocasião, os bombeiros foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio envolvendo o veículo.
De acordo com o delegado, as rodas da carreta estavam em “péssimo estado”. “O motorista, mesmo assim, decidiu seguir, assumindo o risco de provocar um acidente, até uma morte”, informou Arruda Chaves.
Quatro pessoas ficaram presas dentro dos carros e sete vítimas precisaram ser encaminhadas para o Hospital Regional do Oeste. O motorista foi preso por tentativas de homicídio com dolo eventual.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Governo inicia segunda fase de melhorias da ZPE para atrair novas empresas e investimentos
*Com colaboração de Jean Lopes
O governo do Estado iniciou neste sábado, 31, a segunda fase de melhorias da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada em Senador Guiomard, com foco na atração de novas empresas, investimentos, fortalecimento da industrialização e ampliação da capacidade exportadora do Acre. A etapa dá continuidade ao processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das ZPEs em 2023.
Nesta fase, o governo executa ações de melhoria da infraestrutura e organização do espaço, preparando a ZPE para receber visitas técnicas e empresariais de empresas interessadas em se instalar em algum dos 117 terrenos disponíveis no local. Os trabalhos incluem limpeza, adequação visual e articulação logística realizadas por diversas secretarias de Estado, autarquias e a Prefeitura de Senador Guiomard. A ideia é consolidar um ambiente bem mais atrativo e funcional.

Segundo o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), pasta responsável pela Zona de Processamento de Exportação, Assurbanípal Mesquita, a ZPE já superou a fase regulatória e avança de forma concreta para entrar em operacionalização. “A legislação já foi readequada, a regularização documental foi conduzida e a ZPE conta com matrículas disponíveis para regularização fundiária. Isso dá segurança jurídica e previsibilidade para o investidor”, afirmou.
O secretário destacou ainda que a primeira etapa da reforma predial foi concluída em fevereiro de 2025 com os edifícios prontos para uso. “Agora estamos na fase de readequação física e melhoria da infraestrutura. O próximo passo é a implantação do sistema para funcionamento da Receita Federal dentro da ZPE, que está em estágio avançado. Esse é o conjunto de ações determinadas pelo governador Gladson Camelí para criar as condições reais para o início das operações”, explicou.

A reestruturação integra o trabalho do governo de posicionar o estado como plataforma logística e produtiva voltada ao comércio exterior, aproveitando a localização estratégica do Acre e o contexto do corredor interoceânico. Segundo Mesquita, já há procura de empresas interessadas em se instalar na ZPE. “O Acre passou a ser visto como exportador e rota internacional. A ZPE já está apta a receber visitas e estamos qualificando o ambiente para que ela se torne um instrumento efetivo de atração de indústrias, geração de empregos e desenvolvimento”, ressaltou.

Para o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, a ação reflete a atuação integrada do governo estadual. “Essa é mais uma iniciativa conjunta, com várias equipes trabalhando alinhadas para fortalecer a industrialização. Participam desta ação servidores da Seict, Casa Civil, Seagri, Iapen, Iteracre, Prefeitura de Senador Guiomard, entre outros órgãos. Essa integração é uma marca do governo Gladson, que tem buscado resultados práticos e estruturantes para a população”, falou.
The post Governo inicia segunda fase de melhorias da ZPE para atrair novas empresas e investimentos appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Carlinhos do Pelado e Tadeu Hassem entregam implementos agrícolas às comunidades rurais de Brasiléia
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, e o deputado estadual Tadeu Hassem realizaram, nesta sexta-feira (30), a entrega de implementos agrícolas destinados ao fortalecimento da produção rural no município.
A solenidade ocorreu na quadra do bairro Ferreira Silva e beneficiou diretamente cinco comunidades rurais, com a entrega de cinco trituradores de grãos e cinco beneficiadores de arroz adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Tadeu Hassem no valor de R$ 200 mil.
Foram contempladas a Associação João Barbosa, no Ramal Eltevi Km 75; a Associação Ordem e Progresso, no Ramal Km 19; o Núcleo de Base da Associação Barrinha Nova; o Núcleo de Base Nossa Senhora de Aparecida, no Ramal Santa Luzia Km 84; além de comunidades localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes.
Durante a entrega, o prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância da parceria com o Legislativo e agradeceu ao deputado pelos investimentos realizados no município.
“Quero agradecer ao deputado Tadeu Hassem por esses investimentos que chegam em boa hora e que dão condições reais para a Prefeitura trabalhar em várias áreas, especialmente no apoio à agricultura familiar.
Esses equipamentos representam mais produção, mais renda e mais dignidade para o homem e a mulher da zona rural ”, afirmou o prefeito.
O deputado Tadeu Hassem ressaltou que os recursos destinados por meio de emendas parlamentares têm como foco melhorar a vida das famílias rurais e fortalecer as associações comunitárias.
“Nosso compromisso também é com nossos é com agricultura e a produção também. Esses implementos vão ajudar diretamente os produtores, melhorar o escoamento da produção e fortalecer as associações. É gratificante ver que os recursos estão chegando onde realmente são necessários”, destacou o parlamentar.
O presidente da Associação Paraíso, no Ramal do Km 19, Valmir Brito, falou em nome das associações beneficiadas e enfatizou o sentimento de gratidão e reconhecimento.
“A gente sabe cobrar quando precisa, mas também é muito importante reconhecer. Hoje é um dia de gratidão, porque esses equipamentos vão fazer a diferença no nosso dia a dia e mostram que não estamos esquecidos”, afirmou.
No período da tarde, o prefeito e o deputado participaram ainda da entrega de mais um triturador de grãos e três roçadeiras na sede da Associação do Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro, na comunidade do Polo. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares do deputado Tadeu Hassem e da ex-deputada federal Vanda Milani. O presidente da associação, José Márcio, agradeceu o apoio e destacou o impacto positivo para os produtores locais.
Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Agricultura, Jesiel Moreira, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lindaura Santos, além de produtores e produtoras rurais de diversas comunidades, reforçando a importância da união entre poder público e trabalhadores do campo para o desenvolvimento rural de Brasiléia.









Você precisa fazer login para comentar.