Geral
Com apoio de Eduardo Veloso, Comissão de Saúde da Câmara aprova piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
O deputado Eduardo Veloso (UB) foi um dos maiores entusiastas da aprovação, nesta quarta-feira (30), na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, do projeto de lei que institui o piso nacional dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no valor de R$ 4.800,00 para 30/hs. No Acre, são mais de 1500 fisioterapeutas e apenas 25 terapeutas ocupacionais. Já o país conta com mais de 300 mil fisioterapeutas. Para o deputado, a aprovação da matéria foi uma questão de dignidade e valorização das pessoas da área da saúde. ”Podem contar com meu apoio. Esta luta é nossa. A aprovação é um reconhecimento da importância do trabalho dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para salvar vidas, principalmente durante a pandemia”, ressaltou o representante acreano.
O deputado lembrou que, agora, o projeto vai para a Comissão de Trabalho, em seguida para Finanças/Tributação para finalmente chegar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso aprovado em todas estas comissões a matéria – por se tratar de projeto de caráter conclusivo- vai direto à sanção presidencial. “Vamos acompanhar a matéria com toda atenção para vermos aprovada em benefício de todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, em particular os profissionais acreanos”, assegurou o parlamentar.
Expectativa das categorias
A proposta, que teve início da tramitação no Senado Federal, despertou enorme expectativa de todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Presente na Comissão de Saúde da Câmara Federal, Robrigo Campos, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Acre, agradeceu todo o empenho e dedicação do deputado Eduardo Veloso em favor da aprovação do projeto. Também presente na Comissão de Saúde, Geyson Moraes expressou seu contentamento com o que chamou de “momento histórico” para a saúde acreana, para a fisioterapia e para a terapia ocupacional. “O futuro vai dizer que a população foi a grande beneficiada”.
Criação de curso
O presidente do Conselho de Fisioterapia do Acre, Rodrigo Campos, agradeceu ainda o apoio de Eduardo Veloso para a criação no Acre do curso de Terapia Ocupacional. Segundo Campos, todo este esforço é extremamente importante para a sociedade “que tende a contar com uma assistência de saúde mais qualificada e humanizada”. Já Eduardo Veloso lembrou que os terapeutas ocupacionais estão aptos a dar um atendimento de qualidade a pessoas que sofrem do Transtorno do Espectro Autista. “É extremamente importante a função do terapeuta ocupacional. Por isto também lutaremos para disponibilizar este curso para nossos estudantes”, concluiu.
Comentários
Geral
Homem joga esposa e filha de 3 anos em rio após briga de casal
Uma mulher que não teve o nome divulgado foi empurrada pelo próprio marido, junto com a filha do casal de 3 anos, na foz do rio Amazonas, durante discussão entre o casal. A mulher conseguiu se salvar, mas a criança morreu afogada. A tragédia ocorreu nesta segunda-feira (11) na comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, área rural de Macapá, Amapá.
De acordo com informações, durante a discussão ocorrida na comunidade na foz do rio Amazonas, o pai teria empurrado a esposa e a filhinha para dentro da água. A mãe conseguiu se manter na margem, mas a criança foi levada pela correnteza e não voltou a aparecer. O corpo da criança foi encontrado por ribeirinhos próximo a uma balsa na região. Não há informações se suspeito foi preso.
Por: D24am.
Comentários
Geral
Líder indígena do Acre é indiciado após denúncia de abuso sexual contra turista chilena
Comentários
Geral
Senador Alan Rick defende ferrovia bioceânica e estrada de integração Acre–Peru em reunião
O senador Alan Rick (União-AC) voltou a defender, nesta terça-feira, 12, a prioridade para a construção da ferrovia bioceânica e da rodovia de integração ligando o Acre ao Peru, através do Juruá, durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e sua equipe.
Segundo o parlamentar, os dois projetos são estratégicos para a integração do Brasil aos países sul-americanos, do comércio exterior com a Ásia e para o desenvolvimento econômico do Acre. “Essa ferrovia representa a integração dos dois oceanos, ligando o Brasil de leste a oeste, do Porto de Ilhéus, na Bahia, até o Porto de Chancay, no Peru, passando pelo nosso Acre e, a partir dele, aos mercados do Pacífico. Esse é um projeto de estado que pensa o Brasil de forma estratégica olhando o futuro”, afirmou.
Alan Rick lembrou que o traçado original da ferrovia prevê passagem pelo Acre, lado a lado com a BR 317. Além da ferrovia, o senador ressaltou a importância da construção de uma estrada entre Marechal Thaumaturgo (AC) e Puerto Inca (Peru) que se interligaria ao projeto da Rodovia Interoceânica e ainda tiraria Marechal Thaumaturgo do isolamento. “Essa estrada tem viabilidade ambiental, estrutural e econômica superior a outras alternativas e pode transformar a realidade de comunidades hoje afastadas das rotas de desenvolvimento”, destacou.
O senador reforçou que, para viabilizar o comércio exterior com o Peru, será necessário investir em infraestrutura aduaneira e logística na fronteira, aproveitando o potencial do Porto de Chancay, investimento de US$ 3,6 bilhões já realizado pelo governo chinês. “Com a ferrovia e a estrada, o Acre pode se tornar um polo logístico estratégico para as trocas comerciais entre o Brasil e o Pacífico, gerando empregos, renda e desenvolvimento para a região”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.