Cotidiano
Com acumulado de mais de 30 milímetros de chuva em março, Rio Acre volta a passar dos 10 metros em Rio Branco
Manancial marcou 10,12 metros neste domingo (5), segundo dados da Defesa Civil Municipal, após subida de 34 centímetros em 24 horas.
Como previsto pela Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre voltou a apresentar subida e passou da marca dos 10 metros em Rio Branco. O manancial amanheceu neste domingo (5) com 10,12 metros, após o registro de 12,4 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. São 34 centímetros a mais do que o registro das 6h desse sábado (4).
Nos cinco primeiros dias de março choveu um acumulado de 34,6 milímetros na capital acreana, sendo que o esperado para todo o mês é de 270,1 mm. Desde o último dia 20 de fevereiro que o nível do Rio Acre não ultrapassava os 10 metros e seguia em vazante.
“O nível do rio vinha aumentando nos últimos dias, desde quarta-feira [1] que começou a dar esses sinais. Contudo, essa subida está perdendo um pouco de força, está subindo menos de um centímetro por hora, nas últimas 12 horas. Então, ele não deve chegar na cota de alerta [de 13,50m] por esses dias. Além disso, nos outros locais ele está em vazante, que é o caso de Assis Brasil, Brasileia e até mesmo Xapuri. Acreditamos que ele deve até chegar a 11 metros, mas não deve passar disso nesse momento”, disse o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Em fevereiro, a capital fechou o mês com um acumulado de 485,8 mm de chuva, ou seja, 62,5% a mais que o esperado para aquele mês, que era de 299 mm. Apesar das chuvas intensas, o rio na capital não chegou a atingir a cotas alarmantes, apesar de ter deixado a Defesa Civil Municipal em alerta. Para março, a previsão é ainda de chuvas intensas e de um possível transbordamento do manancial.
“A gente continua naquela expectativa de que, dado as condições climáticas futuras, estamos só no início do mês de março, o rio possa chegar à cota de alerta ou até ultrapassar a cota de transbordamento. Lembrando que a pior inundação que tivemos aconteceu na segunda quinzena de março. É uma situação muito incerta, e por isso estamos sempre preparados, nosso plano de contingência novamente foi acionado nesse sábado [4] e vamos continuar assim até, pelo menos, o término de março”, concluiu.
Com as fortes chuvas de fevereiro, foram registradas enxurradas pela capital acreana, sendo que no dia 18, ruas ficaram alagadas e 500 casas foram atingidas. Os atendimentos da Defesa Civil de Rio Branco às famílias atingidas levaram uma semana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Z/o/lQKObRTsqpE0jICPBYDw/alertainmet.jpg)
Inmet alerta para temporal em todo o Acre neste domingo (6) — Foto: Reprodução/Inmet
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou neste domingo (5) mais um alerta de temporal para todo o Acre.
O aviso é válido até às 10h desta segunda-feira (6). Pode ocorrer chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros no dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Áreas de risco
A Defesa Civil de Rio Branco estima que, atualmente, cerca de 14 mil pessoas moram em áreas consideradas de risco hidrológico e geológico na capital acreana. O levantamento foi feito a pedido do g1.
Essas áreas estão sujeitas a eventuais desastres e podem, por exemplo, sofrer com tragédias causadas por fortes chuvas como deslizamentos, enxurradas e enchentes.
Comentários
Cotidiano
Flamengo vence Internacional e segue na liderança do Brasileirão
Flamengo e Internacional se enfrentaram neste domingo (17/8), em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro

Por Metrópoles
Mesmo com time misto, o Flamengo superou o Internacional por 3 x 1, neste domingo (17/8), no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos. Já o Internacional aparece na 12ª posição, com 24 pontos.
O jogo
O jogo teve desfecho logo no início: o centroavante Pedro anotou dois gols — o primeiro após cruzamento de Arrascaeta; e o segundo em contra-ataque feito por Arrascaeta e assistência de Lino.
No segundo tempo, o Flamengo ampliou com Plata aos 16 minutos, que marcou no primeiro toque na bola. O Internacional conseguiu apenas o gol de honra com Borré, já nos acréscimos da partida.
Reencontro
O duelo aconteceu três dias antes da partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores, também no Beira-Rio. No confronto de ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por 1 a 0, o que lhe garante a vantagem do empate na próxima quarta-feira (20/8) para avançar às quartas de final.
Comentários
Cotidiano
Com Neymar em campo, Vasco vence Santos por 6 x 0. Assista aos gols
Com show de Philippe Coutinho, Vasco não tomou conhecimento do Santos e goleou por 6 x 0, em jogo válido pela 20ª rodada do Brasileirão

Uma tarde histórica para o futebol. Neste domingo (17/8), o Vasco venceu o Santos por 6 x 0, no MorumBis, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. David, Coutinho (duas vezes), Rayan e Tchê Tchê construíram a goleada.
Assista aos gols do jogo:
O resultado reaproxima o Santos da zona de rebaixamento, que aparece em 15º, com 21 pontos. Já o Vasco deixa o Z-4 com o resultado e está em 16º, com 19.
Desfalque de peso
Além do péssimo resultado, Neymar levou cartão amarelo e está suspenso da partida contra o Bahia, no próximo domingo, dia 24 de agosto, data de aniversário do filho Davi Lucca.
Aos 26 minutos do segundo tempo, a torcida do Santos se virou de costas para o jogo em protesto contra o desempenho dentro de campo.

Reprodução/Premiere
Comentários
Cotidiano
Epitaciolândia EC chega às finais do Estadual Sub-17 no masculino e feminino pelo segundo ano seguido
Clube garante presença dupla nas decisões após vitórias sobre Monte Negro e Porto Acre
O Epitaciolândia Esporte Clube segue fazendo história no futsal acreano. Pelo segundo ano consecutivo, o clube garantiu vaga nas finais do Campeonato Estadual Sub-17, tanto no masculino quanto no feminino.
No último sábado (16), no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, o time masculino venceu o Monte Negro por 5 a 2 e assegurou sua vaga na decisão, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Porto Acre e PSC.
Já no feminino, a equipe conquistou a classificação ao derrotar o Porto Acre por 3 a 1 e agora terá pela frente o Villa da Capital na grande final.
Com os resultados, o Epitaciolândia EC alcança sua terceira final em competições estaduais de futsal neste ano e repete o feito de 2024, quando também disputou as duas decisões do Sub-17, masculino e feminino.
Você precisa fazer login para comentar.