fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com 600 servidores da Saúde afastados, AC pede ajuda ao governo federal para contratar pessoal

Publicado

em

Sesacre não especificou quantos profissionais foram solicitados para atuarem no combate ao novo coronavírus no estado.

UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, está lotada — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento

Com mais de 600 servidores da Saúde afastados durante a pandemia do novo coronavírus, o governo do Acre pediu reforço ao Ministério de Saúde para envio de profissionais para atuarem na linha de frente. No último dia 15, o governo entregou o hospital de campanha de Rio Branco, mas adiou a entrega do hospital de Cruzeiro do Sul.

A solicitação foi feita por meio de um ofício, enviado na última quinta-feira (18), para o governo federal. O estado não detalhou quantos profissionais foram solicitados à União.

Dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mostram que em todo estado tem 500 profissionais afastados por suspeita ou em tratamento contra a Covid-19. Outros 100 estão em casa por serem do grupo de risco.

Até esta sexta (19), o estado contabilizava mais de 10,9 mil infectados e 292 mortes pela doença. O número de curados é de 5.950 e de internados 195. Há ainda outros 334 exames em análise.

Reforço

Em abril, o governo acreano também pediu reforço com profissionais para ajudarem no combate do novo coronavírus. Neste caso, a solicitação era para profissionais formados no exterior e sem terem passado pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida).

O pedido gerou controvérsias e polêmica no estado. Isso porque o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e outras entidades se posicionaram contra a contração sem o exame exigido por lei.

A Justiça Federal chegou a autorizar a contratação dos profissionais sem o revalida. Porém, no dia 21 de maio o Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília acatou, em caráter liminar, o recurso do CRM-AC e da União Federal e mandou suspender a contratação dos profissionais.

Na última solicitação, o governo acreano que conseguiu contratar apenas dois médicos com CRM devido ao impedimento da Justiça. O edital de convocação permanece suspenso por decisão judicial.

Contratações

No mês de abril, Sesacre divulgou um edital com mais de 300 vagas para os níveis médio e superior. As vagas são para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rio Branco e mais nove cidades do Acre.

Em maio, a Secretaria de Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) publicou um edital de chamamento público para contratação imediata de 54 médicos para atuar em 18 municípios do estado, com salário de R$ 9, 3 mil.

O edital foi divulgado no Diário Oficial do Acre (DOE).

Também em maio, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) convocou outros 125 profissionais que tinham ficado no cadastro de reserva no processo seletivo simplificado da saúde feito no ano passado.

Na sexta (19), a Sesacre destacou que apenas para a capital acreana, Rio Branco, foram contratados 253 profissionais, mas que o número é pequeno diante da situação enfrentada com a pandemia

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar do Acre divulga programação de aniversário de 108 anos; confira

Publicado

em

O início das celebrações foi marcado por ações de saúde voltadas ao público militar, realizadas no Quartel do Comando-Geral, na manhã desta quinta-feira

O evento contará, ainda, com a animação da Banda de Música da PMAC, a Furiosa. Foto: Silva Barbosa/PMAC

Com Governo AC

Com uma  história que remonta aos primeiros anos do século XX, a Polícia Militar do Acre (PMAC) celebra neste ano seu 108º aniversário. Fundada em 25 de maio de 1916, a instituição vai comemorar a data com diversas ações programadas ao longo de todo o mês de maio. O comandante-geral da instituição, coronel Luciano Dias Fonseca, divulgou nesta quinta-feira, 2, o cronograma de atividades.

O início das celebrações foi marcado por ações de saúde voltadas ao público militar, realizadas no Quartel do Comando-Geral, na manhã desta quinta-feira. As atividades programadas para o público em geral, no entanto, têm início no próximo fim de semana, com a Exposição PMAC 108 Anos. A mostra ficará em exibição entre os dias 4 e 5 de maio, no shopping local, com as viaturas históricas e armamentos, além do portfólio de atividades que a Polícia Militar desenvolve no dia a dia. O evento contará, ainda, com a animação da Banda de Música da PMAC, a Furiosa.

Além disso, haverá competições esportivas, incluindo torneios de xadrez, vôlei, jiu-jitsu e futebol, solenidades de condecorações e a grande formatura de aniversário, que acontecerá no dia 24 de maio. Os destaques entre as atividades são a tradicional Corrida Tiradentes e o Baile de Gala da Polícia Militar. A programação inclui ainda um Concerto Musical, apresentado pela Banda de Música da PMAC, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Mais de um século de lutas

Ao longo de seus 108 anos, a Polícia Militar do Acre desempenhou um papel importante na construção do estado, além das atividades já conhecidas de segurança pública, participando ativamente de projetos de infraestrutura, como obras de estradas e prédios públicos, deixando um legado de trabalho reconhecido na história oficial.

O coronel Luciano Dias Fonseca, comandante-geral da PMAC, lembrou que a instituição sempre esteve ao lado do povo, em momentos de alegria e de dificuldade, contribuindo muito além de suas funções constitucionais. Ele destacou que as atividades do calendário de celebrações fazem justiça à Polícia Militar, que nos últimos anos tem se tornado referência entre as instituições do estado e do país.

Coronel Luciano Dias Fonseca divulgou o calendário nesta quinta-feira. Foto: Silva Barbosa/PMAC

“São 108 anos de história, desde a transformação da antiga Guarda Territorial para a polícia que temos hoje, moderna e capacitada. Como instituição de estado, nós literalmente construímos estradas para a civilização e para a autonomia do Acre, garantindo, acima de tudo, a concretização do Estado Democrático de Direito. E essa data não poderia passar em branco, pois é um novo marco para  a nossa história, no qual a Polícia Militar se coloca como patrimônio do povo acreano, moderna e inovadora, e que só cresce frente aos novos desafios”, destacou.

Segue abaixo o calendário de eventos comemorativos:

– Exposição Via Verde Shopping – 4 e 5 de maio / 16h às 20h

– Ações de Saúde nas unidades da PMAC – 2, 9, 16 e 23 de maio / 7h às 11h

– Torneio de Vôlei na AABB – 10 de maio – 7h

– 8º Campeonato de Xadrez no Colégio Militar Tiradentes – 11 de maio / 7h30

– X Copa Tiradentes de Jiu Jitsu no Cieps – 18 de maio / 8h

– Circuito Rústico Militar no Bope – 19 de maio / 7h

– Culto de ação de graças 108 anos – 19 de maio / 18h

– Palestra para militares no TRE – 20 de maio / 8h

– 2ª Reunião de Ex-Comandantes-Gerais no Quartel do Comando-Geral – 22 de maio / 8h30

– Sessão solene na Aleac – 23 de maio / 10h

– Concerto da Banda de Música na Ufac – 23 de maio / 18h

– Torneio de Futebol no Florestão – 23, 24 e 25 de maio / 7h

– Solenidade de Condecorações Civis na Ufac – 23 de maio / 18h

– Solenidade de Condecorações Militares no Quartel do Comando-Geral – 24 de maio / 17h

– Formatura de aniversário no Quartel do Comando-Geral – 24 de maio / 17h

– Baile de aniversário da PMAC no Afa Jardim – 25 de maio / 21h

– Corrida Tiradentes no Quartel do Comando-Geral – 2 de junho / 7h

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Não fui dispensado, pedi para deixar o Humaitá”, rebate André Lima

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: André Lima questionou os atos de indisciplina

Após a publicação da reportagem no phdesporteclube.com.br afirmando a sua dispensa por indisciplina, o atacante André Lima trouxe outra versão para ter deixado o Humaitá neste início de Campeonato Brasileiro da Série D.

“Na verdade o pedido foi meu para deixar o Humaitá. Eles (Humaitá) não tinham outra desculpa e alegaram atos de indisciplina”, explicou André Lima.

Muita dedicação

André Lima questionou o técnico Kinho Brito apresentando os números de gols.

“Fiz cinco gols, quatro no Estadual e um na Copa do Brasil. Existiu muita trairagem. Cheguei para o jogo contra o Porto Velho e soube que não seria utilizado. Não fui cortado porque me atrasei como foi divulgado”, afirmou o atacante.

Relação com os dirigentes

Segundo André Lima, sempre existiu uma boa relação com os dirigentes do Humaitá.

“A minha relação com o presidente (Igor Cotta) sempre foi excelente. Nunca tinha trabalhado com pessoas tão profissionais. O treinador sempre me avaliou de maneira diferente por ter saído do Náuas”, declarou o atleta.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação programa realização do Campeonato Estadual Sub-17

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Inscrições para a competição poderão ser feitas até o dia 9

O departamento técnico da Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) abriu nesta quinta, 2, as inscrições para o Campeonato Estadual Feminino Sub-17, programado para iniciar no dia 29 deste mês.

“Realizamos esse torneio pela primeira vez na última temporada com quatro times e a meta é aumentar o número de equipes no torneio”, disse o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Competição aberta

Segundo Leandro Rodrigues, a competição será aberta para equipes não filiadas na FFAC.

“A ideia é incentivar o futebol feminino na base e por isso resolvemos abrir o torneio. Estamos esperando um bom número de equipes”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo