Cotidiano
Com 4 óbitos, casos de meningite no AC quase duplicam em dois meses
Casos que foram confirmados no mês de maio não possuem uma causa comum porque são de municípios diferentes, segundo boletim.

O boletim epidemiológico das meningites, divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), no Acre registrou 45 notificações de meningite até 14 de agosto Deste total, 11 casos foram confirmados e quatro pessoas morreram.
Das notificações, quatro ainda estão sob investigação. De acordo com a coordenadora da Área Técnica das Meningites do estado, Helena Catão, o número ainda está dentro da normalidade, se comparado ao registrado nos dois últimos anos.
“Em 2019 não observamos um comportamento fora do padrão da doença em relação aos anos anteriores. Então, está dentro da normalidade e todos os casos que foram investigados estão dentro dos casos confirmados. No processo de investigação não foi verificado uma relação entre esses casos”, explica.
Em 2017 foram sete óbitos, e o pico dos casos confirmados ocorreu em fevereiro; em 2018, ocorreram seis mortes, com o pico no mês de julho e um total de 29 casos confirmados durante todo o ano. Já em 2019, os registros aumentaram no mês de maio. Neste ano, foi registrado um total de quatro mortes, informou Helena.
Os casos confirmados da doença neste ano estão nos municípios de Rio Branco, Feijó e Tarauacá com dois casos respectivamente; Epitaciolândia e Bujari, com um cada, e o maior número com três ocorrências está em Senador Guiomard.
De acordo com a coordenadora, quando são registrados esses casos suspeitos, os municípios desenvolvem algumas medidas de prevenção e controle.
“Dentre eles, se faz o levantamento dos contatos desse caso suspeito, que podem ser pessoas que moram na mesma casa, frequentam a mesma escola, local de trabalho, que são os trabalhos mais próximos. Então é feito o levantamento e é feita quimioprofilaxia deles e também é solicitado que os municípios façam uma intensificação vacinal com as vacinas que protegem contra os vários tipos de meningite”, informou.
Nessa intensificação é feito também uma busca por crianças e adolescentes que estejam com a carteira vacinal atrasada e é feita a atualização do esquema vacinal deles. Além disso, a área onde tiver ocorrido o caso suspeito, eles ficam sob vigilância para ver se ocorrem outros casos relacionados.
“A gente tem critérios específicos, tem os critérios epidemiológicos que a gente segue. Crianças e adolescentes que estejam dentro da faixa etária para atualizar a situação vacinal”, pontua.
Ainda de acordo com Helena, os casos que foram confirmados no mês de maio não possuem uma causa comum porque são de municípios diferentes.
Orientação e prevenção
Após a internação de um paciente com meningite bacteriana em Rio Branco, a Sesacre divulgou, no dia 22 de junho, um boletim epidemiológico com os casos notificados, confirmados, e mortes pela doença no estado.
O material mostra os casos registrados na semana epidemiológica 24, que terminou no dia 15 de junho, e foram, ao todo, 21 casos notificados de meningite e seis confirmações da doença. E duas pessoas foram a óbito.
Helena informa que há quatro vacinas diferentes que imunizam contra meningite e alerta que é importante manter a carteira de vacinação das crianças atualizadas.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.