Conecte-se conosco

Cotidiano

Com 4 óbitos, casos de meningite no AC quase duplicam em dois meses

Publicado

em

Casos que foram confirmados no mês de maio não possuem uma causa comum porque são de municípios diferentes, segundo boletim.

O boletim epidemiológico das meningites, divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), no Acre registrou 45 notificações de meningite até 14 de agosto Deste total, 11 casos foram confirmados e quatro pessoas morreram.

Das notificações, quatro ainda estão sob investigação. De acordo com a coordenadora da Área Técnica das Meningites do estado, Helena Catão, o número ainda está dentro da normalidade, se comparado ao registrado nos dois últimos anos.

“Em 2019 não observamos um comportamento fora do padrão da doença em relação aos anos anteriores. Então, está dentro da normalidade e todos os casos que foram investigados estão dentro dos casos confirmados. No processo de investigação não foi verificado uma relação entre esses casos”, explica.

Em 2017 foram sete óbitos, e o pico dos casos confirmados ocorreu em fevereiro; em 2018, ocorreram seis mortes, com o pico no mês de julho e um total de 29 casos confirmados durante todo o ano. Já em 2019, os registros aumentaram no mês de maio. Neste ano, foi registrado um total de quatro mortes, informou Helena.

Os casos confirmados da doença neste ano estão nos municípios de Rio Branco, Feijó e Tarauacá com dois casos respectivamente; Epitaciolândia e Bujari, com um cada, e o maior número com três ocorrências está em Senador Guiomard.

De acordo com a coordenadora, quando são registrados esses casos suspeitos, os municípios desenvolvem algumas medidas de prevenção e controle.

“Dentre eles, se faz o levantamento dos contatos desse caso suspeito, que podem ser pessoas que moram na mesma casa, frequentam a mesma escola, local de trabalho, que são os trabalhos mais próximos. Então é feito o levantamento e é feita quimioprofilaxia deles e também é solicitado que os municípios façam uma intensificação vacinal com as vacinas que protegem contra os vários tipos de meningite”, informou.

Nessa intensificação é feito também uma busca por crianças e adolescentes que estejam com a carteira vacinal atrasada e é feita a atualização do esquema vacinal deles. Além disso, a área onde tiver ocorrido o caso suspeito, eles ficam sob vigilância para ver se ocorrem outros casos relacionados.

“A gente tem critérios específicos, tem os critérios epidemiológicos que a gente segue. Crianças e adolescentes que estejam dentro da faixa etária para atualizar a situação vacinal”, pontua.

Ainda de acordo com Helena, os casos que foram confirmados no mês de maio não possuem uma causa comum porque são de municípios diferentes.

Orientação e prevenção

Após a internação de um paciente com meningite bacteriana em Rio Branco, a Sesacre divulgou, no dia 22 de junho, um boletim epidemiológico com os casos notificados, confirmados, e mortes pela doença no estado.

O material mostra os casos registrados na semana epidemiológica 24, que terminou no dia 15 de junho, e foram, ao todo, 21 casos notificados de meningite e seis confirmações da doença. E duas pessoas foram a óbito.

Helena informa que há quatro vacinas diferentes que imunizam contra meningite e alerta que é importante manter a carteira de vacinação das crianças atualizadas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz goleia Atlético Maringaense e vai decidir a MGF Cup

Publicado

em

O Santa Cruz goleou o Atlético Maringaense por 5 a 1 nesta sexta, 12, no estádio municipal Orlando Péron em Floraí, no Paraná, e garantiu uma vaga na decisão da MGF Cup Sub-16. Mussarela, Samuel, JV, Alexsander e Micael (contra) marcaram os gols da Capivara.

“Fizemos uma partida equilibrada desde o início e conquistamos uma grande vitória. O momento, agora, é para descansar e começar a pensar na decisão”, declarou o técnico Maydenson Costa.

Final contra o ProSol

O Santa Cruz enfrenta o ProSol na decisão da MGF Cup nesta sexta, 13, às 12 horas (hora Acre), no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná.Foto Santa Cruz: Jogadores do Santa Cruz comemoraram a vaga na final do torneio

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz vence o Furacão do Norte nas penalidades e é tricampeão Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Jogadores do Santa Cruz comemoram a conquista do tri

Depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal, o Santa Cruz venceu o Furacão do Norte por 4 a 3, nas penalidades, nesta sexta, 12, no Tonicão, e conquistou o tricampeonato Estadual Sub-13.

Muito disputado

Santa Cruz e Furacão do Norte realizaram uma partida bem disputada desde o início. Com 1 minuto de jogo, o atacante Edson, do Santa Cruz, foi expulso do jogo após uma entrada forte no lateral Miguel, do Furacão Norte.

O Furacão tentou pressionar, mas o Santa Cruz marcou forte. Na segunda etapa, as duas criaram poucas oportunidades e a decisão foi para as penalidades.

Isaac garantiu o título

O goleiro Marcos, do Furacão, defendeu as duas primeiras cobranças do Santa Cruz e garantiu uma boa vantagem. Na sequência da disputa, o goleiro Isaac fez quatro defesas e o Santa Cruz comemorou a conquista.

Santa Cruz e Furacão fizeram um jogo de muita marcação

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia venceu o Fluminense da Bahia e é finalista da Série A

Publicado

em

Foto João Valente: Brasileia contou com apoio da torcida para garantir uma vaga na final

O Brasileia venceu o Fluminense da Bahia por 6 a 3, no tempo normal, e 4 a 1, na prorrogação, nesta sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, e garantiu uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. A equipe do Brasileia volta a decisão do torneio mais importante da temporada.

Segundo finalista

O segundo finalista do Estadual será definido neste sábado, 13, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, no confronto entre Atlético Xapuriense e Quinari. Os donos da casa venceram o primeiro jogo por 5 a 3, em Senador Guiomard, e por isso jogam pelo o empate.

Finais nos dias 20 e 27

O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para os dias 20 e 27 deste mês as finais do Estadual. A equipe campeã garante vaga na Taça Brasil em 2026.

Comentários

Continue lendo