fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho – Saudade, o positivismo tóxico e a pandemia

Publicado

em

Vamos falar de saudade!

Quem inventou a saudade…

…seguramente não conhecia a distância nem o cenário de perdas e ausência de luz em que permanece a humanidade.  A pandemia despertou sentimentos confusos e a incapacidade de lidar com eles.

O labirinto da saudade é sofrimento.

Sabe quando o menos é mais? Menos contato, mais lembranças! Menos recursos, mais fome! Menos amor, mais ódio! Menos respeito, mais agressão! Menos fé, mais tragédias! Menos liberdade, mais transgressão! Menos saúde, mais doença!

A saudade e os detalhes.

A pandemia nos ensinou que a saudade está nos detalhes. Ficamos isolados, amigos e familiares tiveram mortes precoces com despedidas traumáticas. O pesadelo continua fruto de negligencias e erros.

Inesperadamente…

…tudo se fez difícil e nos vimos sozinhos. Desejamos algo bom, mas permanecemos fora do eixo, errando, com medo e angustiados.

Íntimos da saudade.

Passamos a sentir falta de tudo, de quem não conhecemos e até de lugares onde nunca visitamos. Os nós que tentamos desatar nos tirou a paz. São tantos nós difíceis que passamos a negar a realidade.

Positividade toxica e a pandemia

Permanecemos vulneráveis! Ignorar as orientações sanitárias preventivas da COVID-19, é aumentar o sofrimento. A necessidade de retorno a vida “normal” não deve ser equivocada silenciando a razão, distorcendo os fatos e construindo armadilhas.

Os negacionistas…

…são positivistas tóxicos no momento pandêmico porque violam as normas sanitárias, impõem a felicidade a si e aos outros. Aglomeram, não usam mascaras e relaxam na higienização pessoal.

São repressores…

dos seus sentimentos. Negligenciam, desdenham e desrespeitam o oponente. Não reconhecem suas emoções nem a dos outros e permanecem vigilantes bloqueando o fortalecimento da resiliência emocional.

Positividade saudável…

…não é radicalizar! Precisamos liberar emoções, identificar fragilidades respeitando as etapas individuais e particularidades. Não é distorcendo a realidade que nos fortalecemos, ao contrário, ficamos vulneráveis.

Quando admitimos limitações…

… desenvolvemos recursos psicológicos para resistir as situações difíceis. Nesse momento precisamos acolher a realidade mundial frente a COVID-19, evitando a fadiga mental e o adoecimento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Dupla execução: Corpos de jovens são encontrados em ramal de Acrelândia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Acrelândia, no interior do estado, investiga as circunstâncias de um duplo homicídio, ocorrido na zona rural da cidade.

Na manhã desta segunda-feira (6), os corpos de dois jovens foram encontrados nas proximidades da ponte do igarapé Santa Helena, localizada no quilômetro 25, da Rodovia AC-475.

De acordo com informações, as vítimas apresentavam perfurações de tiros em várias partes do corpo e também na região da cabeça, o que reforça a tese de execução sumária.

Ainda no local, os policias encontraram uma motocicleta modelo Honda/Biz, de cor preta, placa NAE 1473, com registro da frota do município de Plácido de Castro.

Até o fechamento desta reportagem os corpos ainda não tinham sido identificados. Os cadáveres foram resgatados e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA – AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA / REPUBLICAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA REPUBLICAÇÃO

AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA – PRESENCIAL

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 008/2024

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 017/2024

Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizará Dispensa de Licitação, do tipo “menor preço”, com critério de julgamento “global”, em conformidade com o art. 75, inciso VIII, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, para a prestação de serviços de restabelecimento de bueiros, recuperação de pavimentação em via pública e restabelecimento de encosta, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, conforme Projeto Básico e Planilhas Orçamentárias.

DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: 06/05/2024

HORÁRIO: 10:00 HORAS

LOCAL: Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC

E-MAIL PARA PARTICIPAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS:  [email protected]

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Boliviana entrega Emblema de Ouro a policiais brasileiros

Publicado

em

Delegado de Policia Civil, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira (dir) e o Inspetor Especial de Policia Civil, Rudimar Brito Alvares (esq), receberam o “Emblema de Ouro”.

Na tarde de sexta-feira, dia 03, foi realizado na cidade de Cobija-BO, sob o comando do Major Edwin Victor Pabón Aliaga, diretor da Força Especial de Luta Contra o Crime – FELCC, numa solenidade onde contou com a presença Sr. Cnl. MSc. Hernán Romero Segovia, Comandante Departamental de Policía – Pando/Bolívia, o evento para a entrega de “Emblema de Ouro”.

Por esse sentido e assim considerar, o Comandante condecorou com o “Emblema de Ouro” o Delegado de Policia Civil, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira e o Inspetor Especial de Policia Civil, Rudimar Brito Alvares, ambos lotados na Delegacia Geral de Polícia Civil em Epitaciolândia.

A condecoração oferecida é destinada àqueles que obtém o reconhecimento ao trabalho e cooperação entre as partes, principalmente entre corporações irmãs onde se destaca o desenvolvimento, melhoramento institucional, segundo a Lei Orgânica do Comando Departamental da Polícia Boliviana de Pando, nº 005/2013.

Segundo Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira, “este é o reconhecimento do trabalho desenvolvido entre a Polícia Civil do Acre e as Corporações de Pando. Estamos trabalhando para combater o crime na fronteira e precisamos estar de mãos dadas. Sinto-me honrado em receber essa condecoração”, disse.

Delegado de Policia Civil do município de Epitaciolândia, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira, no momento em que recebe a honraria da Polícia Nacional Boliviana em Cobija/Pando-BO.

Comentários

Continue lendo