Extra
Coluna da Maria Coutinho – Saudade, o positivismo tóxico e a pandemia
Vamos falar de saudade!
Quem inventou a saudade…
…seguramente não conhecia a distância nem o cenário de perdas e ausência de luz em que permanece a humanidade. A pandemia despertou sentimentos confusos e a incapacidade de lidar com eles.
O labirinto da saudade é sofrimento.
Sabe quando o menos é mais? Menos contato, mais lembranças! Menos recursos, mais fome! Menos amor, mais ódio! Menos respeito, mais agressão! Menos fé, mais tragédias! Menos liberdade, mais transgressão! Menos saúde, mais doença!
A saudade e os detalhes.
A pandemia nos ensinou que a saudade está nos detalhes. Ficamos isolados, amigos e familiares tiveram mortes precoces com despedidas traumáticas. O pesadelo continua fruto de negligencias e erros.
Inesperadamente…
…tudo se fez difícil e nos vimos sozinhos. Desejamos algo bom, mas permanecemos fora do eixo, errando, com medo e angustiados.
Íntimos da saudade.
Passamos a sentir falta de tudo, de quem não conhecemos e até de lugares onde nunca visitamos. Os nós que tentamos desatar nos tirou a paz. São tantos nós difíceis que passamos a negar a realidade.
Positividade toxica e a pandemia
Permanecemos vulneráveis! Ignorar as orientações sanitárias preventivas da COVID-19, é aumentar o sofrimento. A necessidade de retorno a vida “normal” não deve ser equivocada silenciando a razão, distorcendo os fatos e construindo armadilhas.
Os negacionistas…
…são positivistas tóxicos no momento pandêmico porque violam as normas sanitárias, impõem a felicidade a si e aos outros. Aglomeram, não usam mascaras e relaxam na higienização pessoal.
São repressores…
…dos seus sentimentos. Negligenciam, desdenham e desrespeitam o oponente. Não reconhecem suas emoções nem a dos outros e permanecem vigilantes bloqueando o fortalecimento da resiliência emocional.
Positividade saudável…
…não é radicalizar! Precisamos liberar emoções, identificar fragilidades respeitando as etapas individuais e particularidades. Não é distorcendo a realidade que nos fortalecemos, ao contrário, ficamos vulneráveis.
Quando admitimos limitações…
… desenvolvemos recursos psicológicos para resistir as situações difíceis. Nesse momento precisamos acolher a realidade mundial frente a COVID-19, evitando a fadiga mental e o adoecimento.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRONICO Nº 90007 – 007/2025
OBJETO: “AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES”
Origem: Secretaria Municipal de Administração.
Data da Abertura: 14.08.2025 as 10:00h (horário de Brasília)
Retirada do Edital: 01/08/2025 à 13/08/2025
Local De Retirada: Site da Prefeitura municipal de Assis Brasil
https://www.assisbrasil.ac.gov.br/licitacoes no site do TCE:
Https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e no E-mail:
assisbrasil.cpl@gmail.com, de Segunda à quinta-feira de 07h00m as 12h00m das
14h00m às 17h00m e sexta-feira das 07h00m às 13h00m.
.
Assis Brasil -AC, 01 de agosto de 2025.
Cleiton Araújo Wolstein
Comissão Especial de Licitação – CEL
Dec.025/2025
Comentários
Extra
Gestão municipal de Rio Branco é destaque e recebe troféu Impacto na Educação durante evento da Mind Lab em São Paulo
A educação é uma prática social, política e cultural que vai além do ambiente escolar, envolvendo a formação integral do indivíduo e a transformação da sociedade. Ela é um direito fundamental e um processo contínuo de aprendizagem que ocorre em diversos espaços e contextos.
É com esse pensamento que a gestão municipal de Rio Branco tem inovado e revolucionado a forma de fazer educação e uma das ferramentas para isso é o programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, que se refere à capacidade de pensar de forma criativa, original e com soluções novas para problemas.
Como forma de reconhecer o impacto de quem transforma a educação pública no Brasil, foi realizado nesta quinta-feira (31), em São Paulo, o evento Mind Lab – Acreditadores, onde a rede municipal de Rio Branco foi reconhecida por diversas iniciativas que promovem o desenvolvimento da educação no município, entre elas a aplicação do Programa MenteInovadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais por meio de jogos de raciocínio, mediação pedagógica e formação continuada de educadores.
“Nós estamos muito felizes por termos sido classificados em segundo lugar no IDEB, em nível nacional, e isso graças a todo o trabalho que nossa equipe vem fazendo. A interação entre família e escola e, principalmente, por causa do Mind Lab, que é exatamente o programa que trouxe para a gente essa interação entre família e escola. Como professor de matemática, eu sempre soube que nunca tínhamos mais de 30% dos alunos que gostavam de matemática. Neste momento, chegamos na sala de aula e perguntamos: quem gosta de matemática? Incrível, mas quase 100% das crianças respondem da mesma forma. Isso para mim é fundamental como professor de matemática, que viveu por mais de 30 anos dentro da sala de aula”, afirmou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
A iniciativa marca o início de um novo ciclo da Mind Lab, que reafirma seu compromisso com a construção de soluções de impacto social por meio de parcerias público-privadas e programas educacionais que transformam realidades. Mais do que apresentar resultados, a Mind Lab quer dar voz a quem vive, na prática, a transformação da educação pública. Por isso, o evento homenageou redes municipais que se destacaram pela gestão educacional inovadora e pelos avanços alcançados com a implementação dos programas da Mind Lab.
“A gente percebe que os alunos, através dessa ferramenta da MenteInovadora, desenvolvendo o raciocínio lógico, passaram a ter um gosto maior pela matemática, tanto que nosso resultado foi excelente no IDEB de 2023, ano em que iniciamos todo o processo de aplicação dessa ferramenta, da MenteInovadora, Mind Lab. Percebemos que eles passaram a gostar muito mais da matemática, através dos jogos, interagindo, inclusive, com as famílias. Vimos também, através das famílias, que a parte socioemocional, com as famílias indo à escola e interagindo com seus filhos por meio dos jogos, envolveu de forma socioemocional toda essa família”, explicou Alysson Bestene, secretário municipal de Educação.
A premiação celebra não apenas os resultados alcançados, mas também o impacto cotidiano vivenciado por professores, alunos e famílias.
Comentários
Extra
Trabalhador morre ao cair de árvore enquanto trabalhava na zona rural de Rio Branco
Carlos Souza, de 55 anos, foi atingido por galho e caiu de aproximadamente 20 metros; ele morreu antes da chegada do socorro
O trabalhador rural Carlos Souza da Silva, de 55 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (31) após cair de uma árvore enquanto realizava a derrubada de galhos no Ramal do Medeiros, no km 11 da Rodovia AC-10 (Estrada de Porto Acre), zona rural de Rio Branco.
De acordo com informações da esposa da vítima, o casal, residente na área urbana da capital, estava há três dias no local, onde Carlos havia sido contratado para executar o corte de árvores. Durante o serviço, ao cortar um dos galhos, ele foi atingido e caiu de uma altura de cerca de 20 metros. A motosserra que utilizava ficou presa no topo da árvore por uma corda.
Na queda, Carlos bateu a cabeça em um dos galhos que já havia cortado, sofrendo ferimentos graves na região do rosto, o que o deixou parcialmente desfigurado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por familiares e enviou uma ambulância de suporte básico, seguida por uma unidade avançada, mas os socorristas constataram o óbito ao chegarem.
A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia técnica. Após os procedimentos, o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos. A Polícia Civil investigará as circunstâncias do acidente.
Você precisa fazer login para comentar.