Extra
Coluna da Maria Coutinho: Brasiléia, mobilidade caótica
Quando o trânsito é desorganizado o efeito é perverso.
No regional do Alto Acre, Brasiléia se destaca no quesito insegurança. O desafio é grande, o problema é sério, mas alguma coisa precisa ser feita. Os crescentes acidentes tornaram-se rotineiros, principalmente na Avenida Manoel Marinho Monte.
O Alto Acre…
…carece de um plano para a mobilidade de veículos automotores e não motorizados, garantindo a segurança na dinâmica da população que ao sair de casa agoniza em travessias perigosas, ruas estreitas, ausência de ciclovias e calçadas, etc.
Negligenciar o caos urbano ou…
…preservar vidas? O que seria prioridade? Não há sinalização, mas tem congestionamento. Não há coletivo, mas tem calçadas em ruinas. Não há educação no trânsito, mas tem acidentes e óbitos. Um passeio pode representar vidas perdidas. Histórias de dores crescem destruindo famílias e marcando a cidade.
Quem for mole que se quebre.
É comum no Alto Acre a prática de ciclismo e caminhada, os corajosos atletas são capazes de ousar, vencer o medo, cruzar a cidade superando fadiga, enfrentando desafios. Dificilmente um motorista cede a vez ao pedestre ou ao ciclista.
As enchentes de 2012 e 2015…
…obrigou a mudança do centro comercial de Brasiléia, mas nada se viu de concreto para garantir um espaço agradável ao consumidor.
Por que Brasiléia…
…não tem um centro comercial com acessibilidade apropriada? Oportunidade para adequar o comercio às necessidades de mobilidade saudáveis ainda existe!
O comercio…
…cresce eliminando estacionamentos, estreitando espaços. Cresce fechando as calçadas, ignorando o crescimento populacional, a frota automotora e o desenvolvimento urbano.
Quem reforma ou constrói…
…deposita na rua o material, as sobras ficam nas “calçadas” obstruindo a mobilidade humana. As ruas permanecem sujas e a poluição visual é generalizada.
A compreensão…
…do ir e vir das pessoas em Brasiléia parece não ser pauta nas prioridades dos gestores ao longo dos anos. A mobilidade tem condições zero de segurança e a bagunça castiga a população.
Esperamos respostas seguras.
Qual o planejamento urbanístico apresentado em Brasiléia? O que está sendo feito? Como anda a fiscalização para as novas construções?
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL DE CONTRATAÇÃO – CMC
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL SRP N.º 004/2025.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 11/04/2025 à 24/04/2025.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por item.
DATA DA ABERTURA: 25 de abril 2025.
HORARIO: 09h00min (nove) horas.
LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.
OBJETO: Contratação de Pessoa Jurídica especializada em fornecimento de refeições prontas (marmitex e self service), visando atender às necessidades da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC.
As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão Municipal Permanente de Licitação – CMPL, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: [email protected]
A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia/AC, 11 de abril de 2025.
Agleison Rodrigues dos Santos
Agente de Contratação
Decreto n° 072/2025
Comentários
Extra
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / LICENÇA DE OPERAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC
LICENÇA DE OPERAÇÃO
Luceni Rufino Cateringe da Silva
Torna público que recebeu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a LICENÇA DE OPERAÇÃO_ n° 124/2025, com validade de 4 (quatro) Anos, para atividade de SUINOCULTURA TERMINAÇÃO, GRANDE PORTE, COM CAPACIDADE PARA ALOJAR ATÉ 3.000 (TRÊS MIL) SUÍNOS, localizado à Rodovia BR 317, km 27, Ramal da Torre, km 04, Epitaciolândia – AC
Comentários
Extra
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / Licença Ambiental Única (LAU)
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC
Licença Ambiental Única (LAU)
JOSIAS O DA SILVA LTDA
AREACRE
Torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença Ambiental Única (LAU) para a atividade de Extração Mineral em Jazida de Solo Argiloso localizado na Estrada do Aeroporto, km 11, Igarapé Preto, no município de Cruzeiro do Sul – Acre.
Você precisa fazer login para comentar.