Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho: Brasiléia, mobilidade caótica

Publicado

em

Quando o trânsito é desorganizado o efeito é perverso.

No regional do Alto Acre, Brasiléia se destaca no quesito insegurança. O desafio é grande, o problema é sério, mas alguma coisa precisa ser feita. Os crescentes acidentes tornaram-se rotineiros, principalmente na Avenida Manoel Marinho Monte.

Avenida Manoel Marinho Montes em Brasiléia – Foto: Alexandre Lima/arquivo

O Alto Acre…

…carece de um plano para a mobilidade de veículos automotores e não motorizados, garantindo a segurança na dinâmica da população que ao sair de casa agoniza em travessias perigosas, ruas estreitas, ausência de ciclovias e calçadas, etc.

Negligenciar o caos urbano ou…

…preservar vidas? O que seria prioridade? Não há sinalização, mas tem congestionamento. Não há coletivo, mas tem calçadas em ruinas.  Não há educação no trânsito, mas tem acidentes e óbitos. Um passeio pode representar vidas perdidas. Histórias de dores crescem destruindo famílias e marcando a cidade.

Quem for mole que se quebre.

É comum no Alto Acre a prática de ciclismo e caminhada, os corajosos atletas são capazes de ousar, vencer o medo, cruzar a cidade superando fadiga, enfrentando desafios. Dificilmente um motorista cede a vez ao pedestre ou ao ciclista.

As enchentes de 2012 e 2015…

obrigou a mudança do centro comercial de Brasiléia, mas nada se viu de concreto para garantir um espaço agradável ao consumidor.

Por que Brasiléia…

…não tem um centro comercial com acessibilidade apropriada? Oportunidade para adequar o comercio às necessidades de mobilidade saudáveis ainda existe!

O comercio…

…cresce eliminando estacionamentos, estreitando espaços. Cresce fechando as calçadas, ignorando o crescimento populacional, a frota automotora e o desenvolvimento urbano.

Quem reforma ou constrói…

…deposita na rua o material, as sobras ficam nas “calçadas” obstruindo a mobilidade humana. As ruas permanecem sujas e a poluição visual é generalizada.

A compreensão…

…do ir e vir das pessoas em Brasiléia parece não ser pauta nas prioridades dos gestores ao longo dos anos. A mobilidade tem condições zero de segurança e a bagunça castiga a população.

Esperamos respostas seguras. 

Qual o planejamento urbanístico apresentado em Brasiléia? O que está sendo feito? Como anda a fiscalização para as novas construções?

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Prefeito de Epitaciolândia volta a anunciar ponte às vésperas do fim do mandato

Publicado

em

Nova assinatura de ordem de serviço ocorre após promessas não cumpridas, atrasos na obra e críticas à gestão marcada por problemas de infraestrutura no município, enquanto moradores cobram melhorias básicas na cidade

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, deve assinar novamente a ordem de serviço para a construção de uma ponte na região de fronteira, projeto anunciado como solução para antigos problemas de mobilidade no município. O ato ocorre às vésperas do encerramento de sua gestão e em meio à articulação para disputar uma vaga na Câmara Federal.

A obra, considerada uma das principais promessas da atual administração, já havia sido anunciada há cerca de dois anos, com previsão de execução imediata. À época, foram divulgadas parcerias com empreiteiras, liberação de recursos por meio de emendas parlamentares e participação da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. No entanto, segundo moradores, nenhum avanço concreto foi registrado no local.

Em janeiro passado, Sério Lopes anunciou a retomada dos trabalhos para a construção da ponte – Foto: divulgação

Uma placa instalada anteriormente indicava que a entrega da ponte estava prevista para dezembro de 2025, prazo que não foi cumprido. Até o momento, não há registros de início efetivo da obra, como fundações ou estruturas erguidas.

Durante esse período, a gestão municipal também promoveu atos públicos relacionados ao projeto, incluindo eventos simbólicos, lançamentos de editais e até celebrações religiosas. Houve ainda anúncios da liberação de licenças ambientais, como a do Instituto de Meio Ambiente do Acre.

Placa que foi trocada, anunciava que os trabalhos iniciavam em julho de 2024 ponte deveria ter sido entregue em dezembro de 2025 – Foto: Alexandre Lima

Enquanto a ponte não saiu do papel, moradores relatam problemas persistentes de infraestrutura tanto na zona urbana quanto rural. Em diversos bairros, serviços básicos como coleta de lixo, capina e condições de trafegabilidade seguem precários, sem pronunciamento do Ministério Público do Acre diante dos problemas.

90% dos bairros estão com ruas intrafegáveis, sem iluminação pública, sem acessibilidade e coleta de lixo.

Paralelamente, a gestão investiu em eventos e programações públicas. Um dos destaques recentes foi o anúncio de um evento que contará com a presença da cantora Joelma, com custo estimado em R$ 650 mil de reais.

Eleito com a proposta de promover melhorias estruturais no município, Sérgio Lopes encerra o mandato sob críticas quanto à execução de obras e à efetividade das promessas feitas à população. A nova assinatura da ordem de serviço para a ponte reacende o debate sobre a condução do projeto e o legado da atual administração.

Prefeitos dão início às obras de nova ponte e marcam avanço histórico para a região

IMAC concede licença para obra da nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia

Prefeito de Epitaciolândia anuncia liberação de recursos para nova ponte e aguarda aprovação do IMAC

Nova ponte que interligará Epitáciolandia a Brasiléia garantida por Sérgio Lopes tem abertura do processo licitatório autorizada

Prefeitura lança edital de licitação para construção de nova Ponte que ligará Epitaciolândia/Brasiléia

Culto de Ações de Graças celebra início das obras da ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia

Sérgio Lopes assina contrato para construção de nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia

Direto da Amac, Prefeito Sérgio Lopes anuncia investimentos no valor de 35 milhões em Infraestrutura para Epitaciolândia

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil elucida homicídio em Brasiléia, apreende dois adolescentes e prende um adulto

Publicado

em

Adulto é preso em flagrante; crime teria sido motivado por retaliação no centro da cidade

Uma ação rápida da Polícia Civil do Estado do Acre resultou na elucidação de um homicídio ocorrido na madrugada desta segunda-feira (30), no centro de Brasiléia. Dois adolescentes foram apreendidos e um homem adulto preso em flagrante por envolvimento na morte de Gilson Aparecido Ferreira.

Segundo as investigações, a vítima foi abordada na Rua Belém após sair de um estabelecimento comercial nas proximidades. Os suspeitos teriam acusado Gilson de cometer pequenos furtos na região e, sob esse argumento, decidiram agir de forma violenta.

De acordo com a apuração policial, os envolvidos acompanharam a vítima até a residência, onde iniciaram uma série de agressões com socos e o uso de uma barra de ferro. Durante a ação, Gilson ainda tentou pedir socorro. Em seguida, ele foi arrastado por cerca de 30 metros e atingido por um disparo de arma de fogo.

Investigação e prisões

Durante as diligências, a polícia localizou dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que confessaram participação no crime na presença de seus responsáveis. Eles relataram que a motivação seria uma retaliação por supostos furtos atribuídos à vítima.

Na sequência, os agentes identificaram e prenderam um terceiro envolvido, Caico da Silva Melendre Jaminawa, encontrado com a arma utilizada no crime — uma arma de pressão adaptada para calibre .22 — além de munições e aparelhos celulares que serão periciados.

Provas reunidas

Durante os trabalhos, a Polícia Civil apreendeu elementos considerados fundamentais para a investigação, entre eles:

  • A arma do crime e munições intactas;
  • Roupas queimadas em uma área próxima a um rio, possivelmente na tentativa de ocultar provas;
  • Um boné da vítima com vestígios de sangue, localizado no ponto inicial das agressões.

Procedimentos

Os adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao homicídio e estão à disposição do Juizado da Infância e Juventude. Já o adulto foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil informou que segue com as investigações e reforçou que a identidade de testemunhas e colaboradores é mantida sob sigilo para garantir a segurança da comunidade e o avanço das apurações sobre possíveis ligações com grupos criminosos na região.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação “Checklist” avança no Acre e resulta em prisão de foragido em Xapuri

Publicado

em

Ação integrada já cumpriu 92 mandados e segue com desdobramentos no estado

O Ministério Público do Estado do Acre, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou a segunda fase da operação “Checklist”, que resultou no cumprimento de 92 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

A operação, iniciada em agosto de 2022, contabiliza 58 mandados de prisão preventiva e 34 de busca e apreensão em municípios como Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Acrelândia e Plácido de Castro, além dos estados de Rondônia e Goiás.

De acordo com o coordenador do Gaeco, o promotor Bernardo Albano, a operação é resultado de um trabalho investigativo de longo prazo. “A produção de conhecimento que levou à deflagração dessa operação já vem de um trabalho que ocorre há vários anos”, afirmou.

Mais de 100 policiais militares participaram da ação, que contou ainda com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, além de promotores dos Gaecos do Acre e de Rondônia e servidores do MPAC.

Desdobramento em Xapuri

Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Civil do Estado do Acre prendeu um foragido da Justiça no município de Xapuri, como parte dos desdobramentos da operação.

Segundo a polícia, o homem foi localizado após trabalho de investigação e monitoramento realizado por agentes que atuam na cidade. Ele estava residindo no próprio município, onde vinha se mantendo fora do alcance da Justiça.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, colocado à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil destacou que segue atuando de forma contínua no combate à criminalidade e no cumprimento de decisões judiciais em todo o estado.

Comentários

Continue lendo