Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

O Brasil…

…já ultrapassa a marca de 400 mil mortes por covid-19. A caminho da terceira onda de infecção, falta vacina e entendimento para resolver a crise sanitária. Em meio ao fogo cruzado das lideranças políticas estão milhares de mortos.

O luto dos brasileiros…

…é doloroso. O precário sistema de saúde compromete o atendimento, e o caminho para quem depende dos serviços é tortuoso.

Hospital sobrecarregado.

A demanda no hospital do Alto Acre é crescente. As queixas de insatisfação sobre o acolhimento nos postos são constantes. A exaustão física dos profissionais de saúde é evidente e emocionalmente pesada.

Hospital regional Raimundo Chaar em Brasiléia — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

É preciso escutar…

…a comunidade para melhorar o atendimento ao paciente. É hora de viabilizar o enfrentamento à pandemia com parcerias respeitosas. Os Centros de saúde estão inseridos na comunidade, mas a saúde municipal está devendo ações efetivas e resolutivas. Não baixar a guarda é necessário para respostas positivas.

Novas variantes da Covid 19…

…circulam no Brasil e as dificuldades aumentam. Essa batalha exige combatentes ajustados. As campanhas educativas nas rádios, internet e fiscalização intensa nos comércios são necessárias. Não negligenciar a saúde é salvar vidas.

A desigualdade…

…social ficou evidente a partir da pandemia. O caos ficou maior com o desemprego e a inflação galopante. Sem trabalho, sem comida, sem amparo e no abismo, esse é o raio x do brasileiro.

Educação escolar.

Com a pandemia as escolas se adaptaram à nova realidade garantindo a continuidade do ensino, mas as dificuldades no Acre são gigantescas. No alto Acre a internet é produto de luxo, e precário são os acessos ao conteúdo. É impossível não comprometer a aprendizagem acadêmica.

Os estudantes.

Essa crise sanitária mostrou as faces sombrias do Brasil. Crianças e adolescentes que tinham como vínculo escolar a fome e a necessidade, desconhece outra razão para continuar a estudar.

A merenda servida…

…era a única garantia de alimentação diária e o incentivo a permanência de muitos na escola. Somos filhos de um país que constrói seu futuro com barrigas vazias. Hoje, não há como esconder a cruel desigualdade social.

O que está sendo feito…

…no Alto Acre para garantir a alimentação aos estudantes carentes e estimular a não evasão escolar?

Saúde mental

A pandemia fez o planeta refém do distanciamento, tristeza, angustia, incerteza e grande número de mortes prematuras. Destruiu sonhos e fragilizou a saúde mental. Despertou sentimento de impotência e de vulnerabilidade. A instabilidade emocional em muitos, beira a loucura.

Estress

A exposição prolongada ao estres pode levar a problemas de saúde mental. Com a pandemia veio maiores queixas de depressão, transtorno do pânico, pensamentos suicidas, etc. O cansaço mental e as transgressões também se multiplicaram e com eles as dores.

O luto

Sem o ritual da despedida as dores se agravam.  O abraço, o carinho continua adiado enquanto a saudade aumenta. O caminho está longo com feridas abertas porque ficamos órfãos de parentes, amigos e da liberdade.

Reação exagerada

A dificuldade em lidar com os medos tem levado muitas pessoas a negar a gravidade da pandemia.  Os boicotes às medidas preventivas geram conflitos porque viver a realidade passa a ser dolorosa, mostrar sensibilidade é quase impossível.

A vida continua

Somos a geração refugiada no desespero, experiência que não nos torna melhor. Juntos estamos passando por uma crise sanitária mundial. Senão somamos responsabilidades para construir saídas favoráveis, permanecemos ensaiando SER HUMANO.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PolíciaCivil fecha ‘Boca do Índio’ na “Favelinha” com mais de 80 pedras de crack em Epitaciolândia

Publicado

em

Operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na apreensão de drogas, maconha e objetos trocados por entorpecentes

Uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (11) pelas polícias Civil e Militar de Epitaciolândia resultou no fechamento de um ponto de venda de drogas na comunidade conhecida como “Favelinha” e na prisão de um suspeito por tráfico.

A ação foi desencadeada após investigação conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil do município, que vinha monitorando a movimentação no local diante de denúncias sobre intensa comercialização de entorpecentes na região.

Durante a chegada das viaturas, os policiais abordaram um homem identificado como Davi Ariane da Silva, 36 anos, conhecido pelo apelido de “Índio”. Segundo a polícia, ele tentou se esconder ao perceber a presença da equipe. Na revista pessoal, foram encontradas mais de 80 pedras de crack, já fracionadas e prontas para venda.

Após o flagrante, o suspeito foi preso e levou os agentes até a residência onde morava. No imóvel, os policiais localizaram mais uma porção de crack e oito invólucros de maconha. Também foram apreendidos diversos objetos que, conforme relato do próprio suspeito, teriam sido trocados por drogas — prática recorrente no tráfico.

Ainda durante a ocorrência, usuários teriam comparecido ao local com a intenção de adquirir entorpecentes, reforçando, segundo a polícia, que o imóvel funcionava como ponto ativo de venda.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, e deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.

A operação foi coordenada pelo delegado titular da unidade em Epitaciolândia. A Polícia Civil destacou a importância das denúncias anônimas no combate ao tráfico e reforçou que as informações repassadas pela população são tratadas com sigilo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

Publicado

em

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.

Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.

Vítima escapou por pouco. lâmina do canivete ficou a milímetros da artéria do pescoço.

Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.

Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP

Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.

A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.

A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.

O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo