Extra
Coluna da Maria Coutinho
O voto e o Veto
Vereadores entendam! Se não há o que temer, não faz sentido proibir.
A indignação é grande quando leio matérias com o seguinte conteúdo: A Câmara municipal de Brasiléia, veta o pedido de sindicância requerido por Leomar Barbosa, vereador (PSD).
Entenda a justificativa para o pedido de sindicância na Câmara de Brasiléia:
O consumo de 3.600 kg de açúcar, 90 mil em combustível, além de 300 mil gastos com diárias no ano de 2020, na Câmara de Brasiléia, motivou o Vereador Leomar Barbosa (PSD), a protocolar um pedido de sindicância.
Conforme a publicação…
…Leomar questiona os altos valores gastos, em ano eleitoral, pandêmico e trabalho remoto. Na época o Vareador Rogério Pontes (PROS), presidia a Câmara. Barbosa também põe em xeque, 130 mil reais de combustíveis consumidos em 2016, período em que o ex-vereador Mario Jorge (PROS) presidiu a casa do povo.
Sindicância proibida, porque?
Impossível calar frente a atitudes que embaçam o olhar do povo. Se existem dúvidas, não é aceitável que os representantes neguem aos seus eleitores o direito a verdade. Como respeitar vereadores que recusam a transparência? Se a casa é do povo, queremos pessoas com honrosas histórias e feitos incríveis. Façam a diferença!
Não dá para aplaudir…
…quando não se consegue confiar. Se as palavras ferem, as atitudes negativas de quem votou contra a sindicância na Câmara, têm igual peso e dor. Dispensamos quem debocha de nossa inteligência. Desprezamos caçadores de urnas, poderes e cifras. Queremos a verdade!
Transparência e respeito…
…combinam bem. No atual momento político, econômico, social e emocional do país, precisamos de representantes caminhando junto a nós. Não carecemos de sombreados que possam esconder corredores de lamas.
O Veto foi vergonhoso!
Temos o direito a práticas transparentes, claras, aceitáveis e digestivas. Chega de pessoas que nos envergonham diariamente ao assumir poderes. Vamos nos unir, refletir sobre o resgate da confiança e honradez.
Por que há resistência?
Tempestade menta: Por que não nos orgulhamos de nossos políticos? Qual a justificativa a ser dada aos eleitores pelos vereadores que proibiram a apuração de possíveis irregularidades na Câmara de Brasiléia? Que ideologia é essa, onde se fala em bom e fortalece o mau? O poder existe para oprimir, massacrar e amordaçar a grande massa?
O universo da impunidade.
É vergonhoso criar pobreza. Vemos o cinturão de miséria se agigantando com as invasões. Cresce o êxodo rural, a fome está evidente, a delinquência em escala incontrolável e a saúde em colapso. Vale lembrar que a bancada de memória curta e coração duro, em sua maioria vivenciou o sofrimento do abandono pelo poder público. Trabalhem para melhorar a vivência desse povo!
Em meio a vidas perdidas…
…ao caos, tem vereador que iniciou o mandato apunhalando a população com o aumento do próprio salário. O veto a sindicância dos gastos na Câmara soma mais uma decepção revoltante. Ao vereador que trai a confiança do eleitor, é necessário recordar o discurso ardente da campanha e a insensatez na vereança.
O mundo é dos espertos?
Tem muitos sabidos que agem por conveniência e se dão bem. Não esqueça! O plantio é opcional, mas a colheita obrigatória. Estou falando besteira? Então vai mais uma, redondinha! É para frente que as malas batem.
Comentários
Extra
Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre
Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional
A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.
A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.
As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.
Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.
Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.
Comentários
Extra
No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Arte/Metrópoles
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.
A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.
Veja número de casos por estado:
Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.
O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.
A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.
Lei do Feminicídio
- Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
- Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
- Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
- A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.
Como denunciar violência contra as mulheres
A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ele oferece os seguintes serviços:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.
As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.
Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Extra
Chuvas intensas derrubam ponte em ramal de Epitaciolândia
Estrutura no Ramal da Torre não resistiu à força da água; município mobiliza equipe para restabelecer a trafegabilidade
As fortes chuvas registradas na regional do Alto Acre continuam causando prejuízos e transtornos nesta terça-feira (20). Em Epitaciolândia, o grande volume de água elevou o nível dos igarapés e provocou a queda de uma ponte localizada no Ramal da Torre, a cerca de 29 quilômetros da zona urbana do município.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que a estrutura não resistiu à força da correnteza e acabou sendo praticamente arrastada pela água. O incidente comprometeu o acesso de moradores da região, que dependem do ramal para deslocamento e escoamento da produção.
Uma moradora registrou a situação em vídeo e encaminhou as imagens à administração municipal. Segundo informações preliminares, a Prefeitura de Epitaciolândia já estaria organizando uma equipe para se deslocar até o local e adotar providências emergenciais, com o objetivo de restaurar a ponte e garantir o retorno da trafegabilidade o mais rápido possível.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que foram registrados 43,2 milímetros de chuva até as 13h, no horário local. A previsão meteorológica indica que o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. A aproximação de uma fraca onda polar, aliada à entrada de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico, deve manter a ocorrência de chuvas intensas no Acre pelo menos até sexta-feira, dia 23 de janeiro.











Você precisa fazer login para comentar.