Extra
Coluna da Maria Coutinho
Ame nossa cidade!
Passear nos municípios do Alto Acre…
…é conhecer o abandono de perto, em sacrifício.
Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil…
… não apresentam as mínimas condições de infraestrutura capazes de atender a vida urbana. O cartão postal desses municípios são a sujeira e a certeza da negligencia.
Fato que desperta questionamentos.
Por que as cidades do Alto Acre, são totalmente descuidadas?
A população não merece padrão de vida digna?
E o plano diretor?
Cidades ricas em fábulas…
…e culturas. Povoados conhecidos mundialmente por suas lutas e conquistas. O valor histórico dessa região, agoniza num universo de complexa desigualdade social.
Entra e sai gestores…
…, mas nada de bom acontece. No perímetro urbano, não existe ônibus intermunicipal para transportar a população. A ausência de semáforos, faixas de pedestres e iluminação pública fazem vítimas. As vias estão destruídas por buracos, não há calçadas e ciclovias.
A situação…
…piora com a chegada das chuvas, os riscos de acidentes crescem e a vida dos moradores fica ao fio da navalha.
Bueiros…
…entupidos, galerias estreitas e as vias recheadas de sujeiras, não permitem a vazão das águas.
O Alto Acre não pode…
…ver garoa que alaga. Um chuvisco de sereno é o suficiente para inundar as casas deixando prejuízo aos moradores.
Não há ruas pavimentadas.
Apenas um “papilim” de asfalto “tapando” buracos. As praças sujas, centros comerciais obstruídos, lamas, esgotos a céu aberto. Tem pontes quebradas, lixos espalhados, ruas escuras e perigosas.
No horrível cenário…
…as margens das estradas, existem pneus coloridos em meio ao matagal encharcado. Tais arranjos, seriam lindos e inspiradores se as cidades recebessem o cuidado esperado. Florezinhas sim, mas com calçadas e pistas.
Realmente não sabemos…
…como entender, “jardins” em pneus, quando deveria existir passeios públicos conservados e ciclovias assegurando a mobilidade humana.
Nada contra jardins…
…, mas no limite da tolerância, se vivencia o sentimento de repulsa. É triste ver crianças, idosos e deficientes arriscando suas vidas por falta de estrutura na malha viária.
Será que nessas alturas…
…do campeonato tem alguém subestimando a inteligência da população?
Parece que os gestores…
…ainda não entenderam que os tempos são outros. Que a população aprendeu a diferenciar o certo do errado. Que tudo é visto, debatido, analisado e debitado.
Aonde está o respeito?
É necessário entender as pautas no Alto Acre. Gestores não tornem seus mandatos desastrosos! Os cidadãos aguardam por melhorias propostas em campanha.
Ajam com firmeza e determinação!
Vocês conquistaram um crédito de confiança, agora, as ações devem efetivamente libertar o povo dessa tragédia diária.
“Patetóides”?
Não mais! Ninguém é tolo quando se trata das práticas de gestão, a ingenuidade trouxe sofrimento que alimentou a necessidade acordando a comunidade regional.
Portanto, não é bom confundir…
…humildade com alienação. O eleitor existe, é cidadão e foi ele quem empregou cada representante e a ingratidão não deveria ser o pago ao patrão. Honre a confiança e assegure seu emprego, pois o empregador quer resultados positivos.
Municípios descapitalizados?
…em campanha, os candidatos demonstravam ciência acerca da situação a enfrentar no período de mandatos. Aos eleitos, não cabe atribuir as mazelas ao passado.
Disse e repito!
Esse povo sofrido, descobriu a força que tem e a conta por tamanho sofrimento, será cobrado num breve espaço de tempo.
Seria prudente lembrar que…
…a destruição prospera quando o poder público é omisso e midiático. Quem vive aqui sente na pele as consequências do abandono.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ABERTURA
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ABERTURA
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025
OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.
A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a ABERTURA do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.
Data da Abertura: 02 de fevereiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Brasiléia/AC, 15 de janeiro de 2025.
André Schwalbe Gadelha
Pregoeiro
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza reunião de emergência após Rio Acre ultrapassar cota de alerta
A Prefeitura de Brasiléia realizou, nesta semana, uma reunião emergencial na Sala de Situação da Defesa Civil para discutir e alinhar ações diante da elevação do nível do Rio Acre. O encontro foi conduzido pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP) e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos no plano de contingência.
De acordo com a Defesa Civil, o Rio Acre atingiu a marca de 10 metros, ficando 20 centímetros acima da cota de alerta, que é de 9,80 metros. A cota de transbordamento no município é de 11,40 metros.
Apesar da previsão de estabilidade nas próximas horas, em razão da vazante que se aproxima a partir de Assis Brasil, a administração municipal decidiu manter todas as equipes em estado de prontidão para uma eventual necessidade de evacuação de famílias que residem em áreas de risco.
O prefeito informou que esteve pessoalmente em comunidades situadas acima da cidade para acompanhar a situação do rio e constatou que o nível já começa a apresentar sinais de estabilização e leve vazante.
“Mesmo com essa tendência de baixa, reunimos toda a equipe para que todos estejam atentos e preparados, caso seja necessário algum trabalho de evacuação ou atendimento às famílias afetadas”, destacou o gestor.
Segundo Carlinhos do Pelado, o monitoramento do nível do rio está sendo feito de forma contínua, tanto por meio dos dados oficiais da Defesa Civil quanto por observação direta nas áreas ribeirinhas e nos principais igarapés que influenciam o volume do Rio Acre, como o Igarapé do Noaia.
“Estamos acompanhando praticamente todas as áreas do município, tanto pelos sistemas de monitoramento quanto visualmente. A cada hora buscamos informações atualizadas para manter a população informada com precisão”, afirmou.
O prefeito também tranquilizou a população, informando que, no momento, a situação é considerada estável.
“Neste momento não há motivo para alarde. Está tudo dentro da normalidade, mas seguimos atentos, porque uma mudança no volume de chuvas pode alterar esse cenário rapidamente”, explicou.
Questionado sobre o plano de evacuação, Carlinhos afirmou que todas as secretarias estão mobilizadas.
“Já colocamos todas as secretarias em estado de alerta, principalmente as pastas de Obras e Assistência Social, que são as primeiras a atuar nessas situações. As equipes estão de prontidão 24 horas para atender a população, caso seja necessário”, concluiu.
A Prefeitura segue monitorando o nível do Rio Acre e orienta que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelos canais institucionais.
Comentários
Extra
PREFEITURA DE ASSIS BRASIL – AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA DE ASSIS BRASIL
PUBLICAR POR INCORREÇÃO
AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL N° 013/2025
OBJETO: CONTRATAÇÃO DESTINADA A FORNECER MATERIAL DE CONSUMO, ODONTOLÓGICO. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.
A Prefeitura de Assis Brasil, através da Comissão Permanente de Licitação e de seu Pregoeiro – CPL, torna público a suspenção da sessão pública modalidade Pregão Presencial n° 013/2025.
Em virtude de impugnação do Edital.
Assis Brasil-AC, 13 de janeiro de 2026
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro

























Você precisa fazer login para comentar.