fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Cinco empregadores do Tocantins entram na nova “Lista Suja” do trabalho escravo

Publicado

em

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta quarta-feira (9), uma nova atualização do Cadastro de Empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas à escravidão — documento conhecido como “Lista Suja”. Na atualização mais recente, 155 nomes foram incluídos em todo o país, sendo cinco deles do Tocantins.

A lista é uma das principais ferramentas de combate ao trabalho escravo no Brasil. A inclusão dos nomes ocorre após a conclusão de processos administrativos que comprovam a ocorrência de práticas como condições degradantes, jornada exaustiva, trabalho forçado, servidão por dívida ou restrição de liberdade dos trabalhadores.

Confira os empregadores do Tocantins que passaram a integrar o cadastro:

• RC Distribuidora Ltda (CNPJ: 28.414.673/0001-07)

Local: Fazenda Sagrada Família, Zona Rural de Centenário

Trabalhadores resgatados: 7

Inclusão: 28/03/2024 | Registro válido até 07/10/2024

• Pacheco Engenharia e Construções Ltda (CNPJ: 34.577.910/0001-53)

Local: Fazenda Novo Lar, Zona Rural de Araguaçu

Trabalhadores resgatados: 23

Inclusão: 28/03/2024 | Registro válido até 07/10/2024

• Império Verde Indústria e Empreendimentos Ltda (CNPJ: 24.750.691/0002-90)

Local: Fazenda Prata, Zona Rural de Darcinópolis

Trabalhador resgatado: 1

Inclusão: 16/06/2023 | Registro válido até 05/04/2024

• Eduardo Lopes Pereira (CPF encerrado em 147.811-74)

Local: Fazenda Duas Marias I, Zona Rural de Rio Sono

Trabalhadores resgatados: 7

Inclusão: 25/10/2024 | Registro válido até 09/04/2025

• Alysson Fiuza Alves (CPF encerrado em 539.976-71)

Local: Fazenda Esperança, Rodovia TO-080, Zona Rural de Paraíso do Tocantins

Trabalhadores resgatados: 2

Inclusão: 06/04/2023 | Registro válido até 05/10/2023

Com a inclusão no cadastro, os empregadores ficam sujeitos a sanções como restrições ao acesso a crédito em instituições financeiras e possível rompimento de contratos com empresas públicas e privadas que seguem critérios de responsabilidade socioambiental.

Comentários

Continue lendo

Brasil

MDB de Rio Branco renovará comando com posse de ex-prefeito Marcus Alexandre

Publicado

em

Convenção municipal desta sexta (18) oficializa nova direção partidária a dois anos das eleições municipais

Um dos principais destaques da convenção será a posse do ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, como novo presidente do diretório municipal. Foto: captada 

O MDB de Rio Branco prepara uma significativa mudança em sua estrutura de poder. Nesta sexta-feira (18), o partido realizará sua Convenção Municipal para empossar oficialmente o ex-prefeito Marcus Alexandre como novo presidente do diretório municipal. O evento, marcado para as 8h na sede partidária no bairro Village Waldemar Maciel, representa um realinhamento estratégico da sigla na capital acreana.

Principais pontos da renovação partidária:
  • Marcus Alexandre assume o lugar de Chagas Romão, que se afastou voluntariamente

  • Transição ocorreu de forma pacífica e consensual entre as lideranças

  • Mudança acontece em momento-chave do calendário eleitoral

A posse do ex-prefeito à frente do MDB municipal sinaliza a preparação do partido para as eleições de 2026. “Esta é uma renovação necessária que fortalece nosso projeto político”, afirmou uma fonte do diretório. A unanimidade em torno do nome de Marcus Alexandre demonstra a aposta do partido em uma liderança experiente para conduzir os rumos da sigla na capital.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Moraes mantém prisão do general Braga Netto

Publicado

em

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a prisão do general Walter Braga Netto.

General da reserva e vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, o militar está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro negou pedido de soltura feito pela defesa do general, que ocupou os cargos de ministros da Casa Civil e da Defesa na gestão de Bolsonaro. Segundos os advogados, a ação penal do Núcleo 1 da trama golpista caminha para o julgamento final, e não há motivos para a manutenção da prisão.

Apesar de argumentação apresentada pela defesa, Moraes entendeu que a prisão de Braga Netto deve ser mantida.

“A situação fática permanece inalterada, tendo sido demonstrada a necessidade da manutenção da prisão preventiva para assegurar a aplicação da lei penal e resguardar a ordem pública, em face do perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado e dos fortes indícios da gravidade concreta dos delitos imputados”, decidiu o ministro.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que o general, réu por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Giro apreende entorpecente no distrito industrial

Publicado

em

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, na terça-feira, 15, nas proximidades do campus universitário da UFAC, após denúncias indicarem a venda de entorpecentes no local.

Durante patrulhamento, a equipe policial identificou o suspeito, que tentou disfarçar ao perceber a aproximação da guarnição. Na abordagem, foi encontrada substância, aparentemente, maconha em suas roupas e mais 12 porções da droga no forro de seu capacete.

Ao receber voz de prisão, o homem confessou possuir mais drogas em sua residência. Com a autorização da mãe do suspeito, a polícia adentrou a casa no quarto do indivíduo, foram descobertos uma tábua de cortar e uma faca com resquícios de maconha, sementes da planta e uma prensa hidráulica, equipamento comumente utilizado para prensar entorpecentes.

Os militares encaminharam o envolvido, juntamente com o ilícito apreendido à delegacia especializada para as devidas providências legais.

Comentários

Continue lendo