Cotidiano
Cientista que contesta mudança climática provocada pelo homem chega ao Acre na quinta
Ele vai ministra o seminário “Desenvolvimento Regional e Visão de Futuro”

TIÃO MAIA, PARA CONTILNET
O gabinete do senador Márcio Bittar (MDB-AC), em parceria com o Governo do Estado, promoverá em Rio Branco, na próxima quinta-feira (28), no auditório da Assembleia Legislativa, centro da Capital, a partir das 10 horas, o seminário “Desenvolvimento Regional e Visão de Futuro”. O mesmo seminário também será apresentado na Uninorte e no Sebrae, no dia seguinte.
O principal palestrante do seminário será o cientista Luiz Carlos Baldicero Mollion, PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin, USA (1975), pós-doutor em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de Hidrologia, Inglaterra (1983), e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlin (Wissenschaftskolleg), Alemanha, desde 1989

Em resumo, o pesquisador deverá dizer, no coração da Amazônia, que as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta nada têm a ver com a ação do homem e que a Terra passa por esses fenômenos por ser ciclorítimica – ou seja, vive de ciclos. Luiz Carlos faz parte de um grupo de cientistas internacionais apontados como céticos – ou seja, não acreditam que os fenômenos naturais que ocorrerem ao redor do planeta sejam praticados a partir da ação do homem.
O cientista é pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), onde foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e professor colaborador da Pós-graduação em Clima e Ambiente, da Universidade de Évora, em Portugal.
Além disso, foi representante da América do Sul na Comissão de Climatologia da OMM de 1997-2010 e, dentre outras premiações, condecorado pela Câmara Federal com a Medalha Júlio Redecker em 2013 por serviços prestados à Nação. Atualmente, se dedica a consultorias e a proferir palestras sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas, Diagnóstico e Prognósticos Climáticos, Energias Renováveis, Dessalinização de Água e Desenvolvimento Regional.
No mês passado, no Vaticano, enquanto cientistas como o climatologista brasileiro Carlos Nobre alertavam para a ameaça de extinção da “Amazônia e seus habitantes”, em um encontro com a imprensa durante o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, Luiz Carlos fazia parte de outro grupo de cientistas que pregavam ao contrário, o chamado “negacionismo climático” – ou seja, grupos de pessoas que não acreditam que o aquecimento global seja causado pela ação humana.
O senador Márcio Bittar disse que Luiz Carlos Baldicero Mollion é um cientista conhecido no Brasil inteiro e respeitado no mundo e faz parte de um grupo de cientistas que acreditam que as mudanças climáticas ocorrem na Terra “desde que o mundo é mundo”. “São cientistas que entendem que o homem muda apenas o microclima, o clima de uma cidade, de uma região onde tira as árvores todas, colocando cimento, enfim, aumentando a temperatura. Mas se este mesmo homem desfizer aquilo, voltar a plantar, volta o clima anterior. Portanto, ele faz parte de um grupo de cientistas que se se perguntar a eles se existe mudanças climáticas, mudanças de temperatura, eles vão responder que sim. Mas não provocadas pelo homem. São mudanças que existem desde que a Terra existe”, disse Bittar.
De acordo com o senador, além de ser expoente desta corrente de cientistas, Luiz Carlos é um cientista cuja palestra é uma oportunidade de se contestar, num Estado que foi governado por 20 anos por uma visão extremamente identificada com a outra versão da ciência, “aquela ideia de que uma fogueira na Amazônia vai alterar o clima no planeta”. “Aqueles governos de 20 anos, que defendiam esta ideia, não cuidou da questão ambiental urbana e que tem a questão ambiental como um dogma e uma religião, têm agora a oportunidade de ouvirem outra pessoa e outra versão da historia”, acrescentou o senador, ao se referir aos cinco governos consecutivos do PT no Estado.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.