Acre
Chega de mentiras
Eliane Sinhasique
“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. A frase de Paul Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda da Alemanha e um dos principais aliados e seguidores de Adolf Hitler, se tornou um lema e vem sendo colocado em prática há alguns anos no nosso estado.
É com base na premissa de repetir várias vezes uma mentira, que tentam fazer “lavagem cerebral” nos telespectadores e incutir na cabeça do povo uma mentira como se fosse verdade. Isso acontece quando secretários de governo “convocam” entrevistas coletivas e só colocam no ar a versão governista de desmentidos de denúncias sérias e graves.
A todo momento usam as televisões, os rádios, veículos de massa, para desqualificar o denunciante, dão informações distorcidas de forma a se tornarem vítimas. Essa técnica nazista, graças à Deus, está ruindo por causa da internet e suas redes sociais onde a censura não tem vez mas, ainda, não tem o alcance das televisões.
Para tentar esconder suas incompetências, lançam mão de notas e dizem que documentos foram fraudados.
Não podemos aceitar tantas mentiras!
Não posso aceitar que digam, propaguem, que o laudo da Utal, Unidade de Tecnologia da Ufac que analisou uma amostra da água no bairro Wilson Ribeiro, foi fraudado. O Mestre Guaracy Barbosa dos Santos Maia, engenheiro químico, e a diretora em exercício da Utal, Mestra Cydia de Menezes Furtado, que assinaram o laudo, nunca vieram à público para dizer que o tal laudo era inverídico. Nunca foram convidados à dar uma entrevista. Para a mídia governista, bastou colocar outro personagem nos programas de televisão para “desdizer” o que está escrito: “A amostra analisada encontra-se em desconformidade com a portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde por apresentar Coliformes Totais”.
Se não bastasse isso, o Secretário de Comunicação do Governo voltou a utilizar o lema nazista e também foi à público, nas grandes mídias, para dizer que os tapurus encontrados no frango das marmitas servidas aos pacientes do Setor de Nefrologia do HC, tinha sido uma “armação” arquitetada por uma jornalista com mandato e pelos jornalistas que denunciaram com fotos e vídeo os bichos encontrados pelos próprios pacientes.
Para os nazistas, não é interessante apurar as denúncias. O importante é mentir. Mentir muito. Mentir várias vezes, mentir para a grande massa, até que essa mentira se torne, na cabeça das pessoas, uma realidade.
Assessoria
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.




Você precisa fazer login para comentar.