Cotidiano
Certificação do Encceja marca encerramento do Novembro Azul no Complexo Penitenciário de Rio Branco
A Coordenação de Educação do Iapen realizou a entrega de certificados obtidos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2019 para 37 presos da unidade.

Com o certificado do ensino médio, o detento Kelven Mariano sonha em fazer faculdade de engenharia civil Foto: Elenilson Oliveira
A Tribuna
Palestras sobre saúde mental e prevenção contra o câncer de próstata, vacinas, atendimento com a Defensoria Pública, mutirão de atendimento clínico geral e testes rápidos foram algumas das atividades desenvolvidas durante a campanha Novembro Azul no Complexo Penitenciário de Rio Branco, encerrada nesta sexta-feira, 27.
Os atendimentos que alcançaram 100% da população carcerária do Complexo, tiveram como objetivo alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata e dos cuidados com a saúde. O projeto ocorreu em parceria com as secretarias de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Municipal de Saúde (Semsa).
O diretor da Unidade de Regime Fechado nº 1 de Rio Branco, Leandro Rocha, destacou a importância do Novembro Azul, ressaltando a necessidade dos cuidados com a saúde do homem. Ele afirmou que o câncer de próstata deve ser visto como os demais cânceres e que a prevenção é a melhor forma de tratamento.
O diretor de planejamento do Iapen, Leonardo Salomão, ressaltou que as ações desenvolvidas na área da saúde foram intensas nos últimos dois meses, tanto no Outubro Rosa quanto no Novembro Azul.
“O esforço foi enorme e o número de atendimentos realizados foi bem expressivo. Acredito que isso é motivo de grande valorização. Tivemos uma parceria muito forte com a Secretaria de Saúde para disponibilizar a equipe e fortalecer o atendimento”, destacou.
Durante o encerramento da campanha, a Coordenação de Educação do Iapen realizou a entrega de certificados obtidos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2019 para 37 presos da unidade.
O exame tem por finalidade construir uma referência nacional de avaliação para jovens e adultos por meio da aferição de competências, habilidades e saberes. Os certificados foram emitidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Nas unidade de Rio Branco e Senador Guiomard foram certificados 91 reeducandos.
Aos 28 anos, o detento Kelven Mariano de Oliveira sonha em fazer faculdade de engenharia civil. Ele era aluno do ensino fundamental na Escola Fábrica de Asas, dentro do presídio, e com a pontuação do exame conseguiu a certificação do ensino médio. “Eu estou preso há 10 anos e iria ter que sair daqui e estudar ainda. Lá fora eu tenho filho e tenho que trabalhar também, o que torna mais difícil. Como já terminei aqui, fica mais fácil para ingressar numa faculdade, que é o meu sonho”, disse
Representando a Secretaria de Educação, a coordenadora pedagógica do EJA, Kathyene de Paula ressaltou a felicidade em realizar a certificação dos detentos e pediu que os alunos não desistam. “Como uma apaixonada pela educação que sou, mas não romântica no sentido de reconhecer os muitos desafios que nós temos, eu gostaria de pedir que vocês perseverem”, disse.
O diretor de planejamento do Iapen, Leonardo Salomão, parabenizou os alunos e destacou as oportunidades oferecidas em parceria com a Secretaria de Educação. “Eu acredito que a educação é a base de tudo. Vocês muito provavelmente não tiveram oportunidade enquanto não estavam no sistema penitenciário e aqui dentro estão tendo essa oportunidade e vão sair com uma certificação”, frisou.

Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.