Conecte-se conosco

Cotidiano

Certificação do Encceja marca encerramento do Novembro Azul no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Publicado

em

A Coordenação de Educação do Iapen realizou a entrega de certificados obtidos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2019 para 37 presos da unidade.

Com o certificado do ensino médio, o detento Kelven Mariano sonha em fazer faculdade de engenharia civil Foto: Elenilson Oliveira

A Tribuna

Palestras sobre saúde mental e prevenção contra o câncer de próstata, vacinas, atendimento com a Defensoria Pública, mutirão de atendimento clínico geral e testes rápidos foram algumas das atividades desenvolvidas durante a campanha Novembro Azul no Complexo Penitenciário de Rio Branco, encerrada nesta sexta-feira, 27.

Os atendimentos que alcançaram 100% da população carcerária do Complexo, tiveram como objetivo alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata e dos cuidados com a saúde. O projeto ocorreu em parceria com as secretarias de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Municipal de Saúde (Semsa).

O diretor da Unidade de Regime Fechado nº 1 de Rio Branco, Leandro Rocha, destacou a importância do Novembro Azul, ressaltando a necessidade dos cuidados com a saúde do homem. Ele afirmou que o câncer de próstata deve ser visto como os demais cânceres e que a prevenção é a melhor forma de tratamento.

O diretor de planejamento do Iapen, Leonardo Salomão, ressaltou que as ações desenvolvidas na área da saúde foram intensas nos últimos dois meses, tanto no Outubro Rosa quanto no Novembro Azul.

“O esforço foi enorme e o número de atendimentos realizados foi bem expressivo. Acredito que isso é motivo de grande valorização. Tivemos uma parceria muito forte com a Secretaria de Saúde para disponibilizar a equipe e fortalecer o atendimento”, destacou.

Durante o encerramento da campanha, a Coordenação de Educação do Iapen realizou a entrega de certificados obtidos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2019 para 37 presos da unidade.

O exame tem por finalidade construir uma referência nacional de avaliação para jovens e adultos por meio da aferição de competências, habilidades e saberes. Os certificados foram emitidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Nas unidade de Rio Branco e Senador Guiomard foram certificados 91 reeducandos.

Aos 28 anos, o detento Kelven Mariano de Oliveira sonha em fazer faculdade de engenharia civil. Ele era aluno do ensino fundamental na Escola Fábrica de Asas, dentro do presídio, e com a pontuação do exame conseguiu a certificação do ensino médio. “Eu estou preso há 10 anos e iria ter que sair daqui e estudar ainda. Lá fora eu tenho filho e tenho que trabalhar também, o que torna mais difícil. Como já terminei aqui, fica mais fácil para ingressar numa faculdade, que é o meu sonho”, disse

Representando a Secretaria de Educação, a coordenadora pedagógica do EJA, Kathyene de Paula ressaltou a felicidade em realizar a certificação dos detentos e pediu que os alunos não desistam. “Como uma apaixonada pela educação que sou, mas não romântica no sentido de reconhecer os muitos desafios que nós temos, eu gostaria de pedir que vocês perseverem”, disse.

O diretor de planejamento do Iapen, Leonardo Salomão, parabenizou os alunos e destacou as oportunidades oferecidas em parceria com a Secretaria de Educação. “Eu acredito que a educação é a base de tudo. Vocês muito provavelmente não tiveram oportunidade enquanto não estavam no sistema penitenciário e aqui dentro estão tendo essa oportunidade e vão sair com uma certificação”, frisou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo