Acre
Caso de violência sexual em Feijó ganha desdobramento e marido é preso suspeito do crime
O delegado Marcilio Laurentino em resposta disse que a prisão do marido de Neuma é temporária, com prazo de 15 dias, enquanto a investigação segue. O crime ocorreu no dia 31 de agosto, na zona rural de Feijó, quando a vítima foi atacada na própria residência

Conforme relato feito pela vítima em redes sociais, ela foi surpreendida enquanto dormia, agredida fisicamente e violentada sexualment.
Com Diogo José
Maurício Barroso Braga, foi preso temporariamente no último domingo (10), sob a suspeita de envolvimento no caso de violência sexual contra a esposa. A decisão foi tomada pelo Ministério Público do Acre (MPAC) que acompanha o processo judicial em segredo de justiça para preservar a vítima.
O crime ocorreu no dia 31 de agosto, na zona rural de Feijó, quando Neuma Braga foi atacada na própria residência. Conforme relato feito pela vítima em redes sociais, ela foi surpreendida enquanto dormia, agredida fisicamente e violentada sexualmente.
Segundo ela, a brutalidade do ataque a deixou inconsciente, sendo supostamente encontrada mais tarde pelo marido. No relato, a vítima detalha a violência que sofreu e a dificuldade emocional que persiste desde o ocorrido.
Investigação
Inicialmente, um adolescente de 13 anos havia sido identificado como suspeito do ataque. Ele foi ouvido pela polícia no início de setembro e o caso foi encaminhado ao Ministério Público e ao Judiciário. No entanto, as investigações prosseguiram, levando agora à prisão temporária de Maurício Barroso Braga como novo suspeito.
Em relação ao adolescente, a Polícia Civil ainda não divulgou se novas medidas foram tomadas, mantendo os detalhes sob sigilo. Segundo o delegado Marcilio Laurentino em resposta disse que a prisão do marido de Neuma é temporária, com prazo de 15 dias, enquanto a investigação segue.
“É uma determinação do Ministério Público. Estamos ouvindo pessoas e encaminharemos ao Judiciário. Não podemos nos pronunciar além disso devido ao segredo de justiça”, afirma o delegado.
Estupro Marital
O caso, que pode se configurar como um episódio de estupro marital, quando um dos cônjuges obriga ou coage o parceiro a manter relações sexuais contra a vontade, reforça o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em situações de violência dentro de relações íntimas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, no Brasil, 33,4% das mulheres com 16 anos ou mais já foram vítimas de violência física ou sexual provocada por parceiro íntimo ao longo da vida. Destas, 24% afirmaram ter sofrido agressões físicas como tapa, batida, e chute; e 21,1% foram forçadas a manter relações sexuais contra sua vontade.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.