Conecte-se conosco

Acre

Carga e lacre das urnas eletrônicas 6ª Zona Eleitoral teve início na quarta com término quinta-feira (26) em Brasiléia

Publicado

em

A cerimônia de lacre é parte fundamental do processo eleitoral, assegurando que as urnas estejam devidamente preparadas para o pleito

Os documentos relativos a todos esses procedimentos (extratos de carga das urnas, zerésima, boletim de urna, HASH, boletim de justificativa eleitoral, ata, dentre outros) são públicos e serão anexados a Ata da Audiência. Foto: Marcus José 

Aconteceu na última quarta-feira (25/9) às 8h, o início na 6ª Zona Eleitoral, localizado na Avenida Rui Lino, 1.128, bairro Raimundo Chaar, as cerimônias públicas de carga, lacre e auditoria das urnas eletrônicas de votação, urnas eletrônicas de contingência nas eleições municipais de 6 de outubro.

Todos os procedimentos foram feitos na cede da 6ª Zona Eleitoral, que fica no município de Brasiléia, responsável pelas seções dos município de Brasileia com eleitorado aptos à votar de 19.484 eleitores, Epitaciolândia vem com 14.306 eleitores, já Assis Brasil tem 7.179 eleitores aptos a participar das eleições deste ano.

Em cada etapa foram configuradas as urnas para cada uma das 3 (três) Zonais Eleitorais, além de urnas de lona para eventual contingência, e mídias de resultado (pendrive) com os sistemas específicos para Recuperação de Dados (RED), Sistema de Apuração (SA), Ajuste Data e Hora, além de cartões de memória de carga e cartões de memória de contingência.

O evento, conduzido pelo juíz Glovis de Souza Lodi, como também respectivo chefe de cartório Lais Estela Moreira Figueiredo, onde contou com a presença de representantes do Ministério Público, partidos políticos e coligações, destacando a transparência do processo.

O procedimento é realizado de forma descentralizada em todo estado do Acre, com cada zona eleitoral conduzindo o evento dentro de sua jurisdição. Juiz Clóvis de Souza Lodi. Foto: Marcus José 

Carga e lacre, ação que acontece logo após a geração de mídias, consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições. Em seguida, os compartimentos das máquinas são lacrados e devidamente assinados pelos juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo.

O procedimento é realizado de forma descentralizada em todo estado do Acre, com cada zona eleitoral conduzindo o evento dentro de sua jurisdição. Os editais de convocação para o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os representantes de partidos são expedidos pelos respectivos juízes eleitorais para as cerimônias de carga e lacre das urnas, que posteriormente serão distribuídas para todas as seções eleitorais a serem instaladas no dia da eleição.

Aconteceu na última quarta-feira (25/9) às 8h, o início na 6ª Zona Eleitoral, localizado na Avenida Rui Lino, 1.128, bairro Raimundo Chaar, as cerimônias públicas de carga, lacre e auditoria das urnas eletrônicas de votação

Auditoria

Ao final da etapa de carga e lacre das urnas eletrônicas de votação destinadas as seções eleitorais será sorteada ao menos uma urna de votação oficial para a auditoria com a verificação digital dos arquivos, conferência dos dados de todas as candidatas e todos os candidatos, incluindo fotografias, nomes, partidos, números, entre outros dados.

A seguir será forçada a votação na urna auditada, utilizando um aplicativo específico de auditoria, serão dados votos em candidatas/candidatos reais, além de votos nulos, votos brancos, votos na legenda e justificativa, de modo a comprovar a todas as pessoas presentes, a integralidade dos dados de cada candidata ou candidato, gravados nas urnas eletrônicas.

Os documentos relativos a todos esses procedimentos (extratos de carga das urnas, zerésima, boletim de urna, HASH, boletim de justificativa eleitoral, ata, dentre outros) são públicos e serão anexados a Ata da Audiência, podendo ser consultados por qualquer cidadã ou cidadão e ficarão à disposição no Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

A cerimônia de lacre é parte fundamental do processo eleitoral, assegurando que as urnas estejam devidamente preparadas para o pleito e funcionando conforme os padrões estabelecidos pela Justiça Eleitoral.

“O procedimento de carga e lacre das urnas reforça a confiabilidade e segurança das eleições eletrônicas. Durante o processo, após a geração de mídias com os dados dos eleitores e candidatos, os compartimentos das urnas são lacrados, e os lacres são assinados pelos juízes eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações. A iniciativa é uma das etapas mais importantes do processo eleitoral, e já foi realizada pelas demais zonas eleitorais do Acre”, frisou juiz eleitoral Clóvis de Souza Lodi, à reportagem.

TRE reforça horário de votação no Acre: das 6h às 15h

Assim como nas eleições de 2022, o horário de votação no Acre, no próximo dia 6 de outubro, será das 6h às 15h. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

O horário padrão das eleições no Brasil é das 8h às 17h. Em estados como Mato Grosso, por exemplo, a votação ocorrerá das 7h às 16h. No Acre, será das 6h às 15h. A unificação do horário, que foi adotada na eleição presidencial de 2022, foi mantida para este ano.

A Justiça Eleitoral (Acre), reforça que os eleitores devem levar um documento oficial com foto para a identificação no momento da votação, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho. O Tribunal Regional Eleitoral recomenda ainda que os eleitores levem o título de eleitor, que contém informações sobre a zona e seção eleitoral, embora o documento não seja obrigatório.

Sede da 6ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, sob a presidência do juiz Dr. Clóvis Lodi, o evento de Carga e lacre foi conduzido pelo juíz Glovis de Souza Lodi, como também respectivo chefe de cartório Lais Estela Moreira Figueiredo.

Veja vídeo das regras do TSE para o dia das eleições – 27/09/2024

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Chuva intensa supera volume previsto para dezembro e deixa Defesa Civil em alerta em Rio Branco

Publicado

em

Precipitação extrema provoca alagamentos em pelo menos 10 bairros e elevação rápida dos igarapés da capital

Foto: Jardy Lopes

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) já supera, em poucas horas, o volume esperado para todo o mês de dezembro até a data atual e mantém a Defesa Civil Municipal em estado de alerta. A informação foi confirmada pelo coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, durante atualização divulgada por volta das 9h.

Segundo Falcão, a intensidade das precipitações tem sido excepcional. “Para que todos tenham uma ideia, a cada hora está chovendo o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro. Já ultrapassamos o esperado para todo o mês até hoje”, destacou.

O cenário preocupa principalmente pelos impactos diretos nos igarapés que cortam a cidade. Equipes da Defesa Civil acompanham de forma contínua o comportamento desses mananciais e já observam elevação rápida do nível da água, em ritmo de enxurrada, o que aumenta o risco de transbordamentos em áreas urbanas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A capital registra média de 10 milímetros de chuva por hora, volume considerado extremamente elevado, capaz de sobrecarregar os sistemas de drenagem e provocar alagamentos em curto espaço de tempo. O monitoramento segue em regime permanente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rua da Baixada da Sobral é tomada pela água após forte chuva em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Instagram

A Rua 27 de Julho, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, ficou tomada pela água após a forte chuva que se iniciou na noite de terça-feira, 16, e segue até a manhã desta quarta-feira, 17.

O volume de água acumulado dificultou a circulação de veículos e pedestres na área e invadiu residências.

Um vídeo publicado pelo perfil Click Acre no Instagram mostra a rua completamente tomada pela água e os quintais das casas alagados.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas já foram registrados 71,8 milímetros de chuva em Rio Branco. Para efeito de comparação, a cada hora tem chovido o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro.

Ainda segundo a Defesa Civil, o volume de precipitação já ultrapassou o esperado para todo o mês de dezembro até a data de hoje.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cid Ferreira vistoria obras do Calçadão da Benjamin Constant e prevê entrega até dezembro de 2025

Publicado

em

Secretário afirma que projeto vai modernizar o centro de Rio Branco, impulsionar o comércio e descarta privatização de espaços públicos

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco, Cid Ferreira, visitou na manhã desta terça-feira as obras do Calçadão da Benjamin Constant, localizado no centro da capital. Segundo o gestor, os trabalhos seguem dentro do cronograma previsto e a entrega do empreendimento aos antigos permissionários está programada para o final de dezembro de 2025.

De acordo com Cid Ferreira, o novo centro comercial faz parte do projeto de modernização da cidade idealizado pelo prefeito Tião Bocalom e tem como objetivo revitalizar a área central, oferecendo melhores condições de trabalho aos comerciantes e atraindo mais consumidores. Para o secretário, a obra representa um avanço estrutural e urbano necessário para que Rio Branco tenha “cara de capital”.

Ainda conforme o gestor, a revitalização do espaço deve contribuir diretamente para o fortalecimento da economia local. Ele destacou que a nova estrutura permitirá que pedestres e clientes circulem por um ambiente mais organizado, limpo e seguro, o que tende a aumentar o fluxo de pessoas e, consequentemente, as vendas dos comerciantes que atuam na região.

Durante a visita, Cid Ferreira também comentou sobre rumores envolvendo uma suposta privatização dos espaços públicos, tanto na Benjamin Constant quanto no novo Mercado Elias Mansour. O secretário tranquilizou comerciantes e a população, afirmando que a atual gestão tem como foco garantir dignidade, conforto, segurança e higiene aos permissionários.

Segundo ele, o modelo de privatização mencionado se restringe ao Mercado Elias Mansour, com a finalidade de dar mais autonomia aos permissionários, permitindo que atuem como empresários e gerenciem seus próprios negócios. A prefeitura, conforme explicou, continuará oferecendo apoio e infraestrutura para que os comerciantes possam crescer e atender o público em um ambiente adequado.

Cid Ferreira ressaltou ainda que o novo mercado contará com uma estrutura moderna, proporcionando à população um local organizado, salubre e seguro para compras, em contraste com as condições precárias da antiga instalação. Para o secretário, as mudanças representam o fim de uma realidade ultrapassada e o início de uma nova fase para o comércio e para o centro de Rio Branco.

VEJA VÍDEO INSTITUCIONAL COM O SECRETÁRIO CID FERREIRA

Comentários

Continue lendo