Acre
Cameli cobra do Ministério das Comunicações soluções para telefonia móvel na Região Norte
Em audiência com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, na tarde de quinta-feira, 5, em Brasília, o senador Gladson Cameli (PP/AC), solicitou uma ação emergencial para solucionar os problemas da telefonia móvel no Acre e na Amazônia, apontando como principais transtornos para população a interrupção no sistema de voz e as falhas na conexão com a internet.
Para o senador, é preciso melhorar o acesso, a qualidade e o custo para os cidadãos. “O nortista paga um preço absurdo para ter acesso aos serviços e, ainda assim, o serviço prestado é muito ruim. A qualidade e custo precisam melhorar”, questionou ele durante a audiência.
Senadores e deputados federais da Região Norte que participaram da audiência ressaltaram as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos no cotidiano e cobraram uma solução do Ministério da Comunicação. O ministro disse que já entrou em contato com as empresas de comunicação para encontrarem uma solução para que o custo seja reduzido e o serviço ampliado. Berzoini afirmou que no prazo de 40 a 50 dias será apresentado um plano para resolver os problemas que foram relatados pelos senadores.
Essa não é a primeira vez que o senador Gladson Cameli apresenta as falhas e busca soluções para os problemas enfrentados na telefonia móvel e da péssima qualidade da internet oferecida ao Acre. Em abril do ano passado, quando era deputado federal, em audiência na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ele reivindicou medidas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para a população acreana.
Rede Amazônica – A audiência com o ministro das Comunicações, Ricardo Benzoini, contou com a participação do jornalista Philippe Daou, presidente da Rede Amazônica de Televisão. O jornalista reivindicou melhorias para ampliação da Rede Amazônica. Na audiência, o ministro sugeriu aos parlamentares que organizem um encontro em Manaus, logo após o carnaval, para discutir, com técnicos do governo federal, formas de pactuar objetivos e metas a serem atingidas entre 2017 e 2018, garantindo, desta forma, a qualidade dos serviços de internet.
Cameli também ressaltou a importância de ampliar o alcance da Rede Amazônica. “A Rede Amazônica exerce um papel relevante em levar informações locais para os nortista. Ampliar esse serviço é fundamental para o conhecimento e cidadania das populações da nossa região”, concluiu.
Comentários
Acre
Assis Brasil escreve novo capítulo na educação ao iniciar aulas primeiro no campo
Na manhã desta quarta-feira(25), o prefeito Jerry Correia, acompanhado da secretária municipal de Educação, Vanderleia Teixeira, esteve na Escola São Sebastião para marcar um momento histórico para o município: pela primeira vez, o ano letivo começa primeiro na zona rural antes da zona urbana.
Um marco que simboliza prioridade, compromisso e respeito com as comunidades do campo.
A unidade, que havia sido fechada por falta de alunos, agora foi totalmente revitalizada e reaberta para atender estudantes do Km 13, da região Sol a Sol, às margens do Rio Acre.
Hoje, a realidade é outra:
✅ Escola reformada e estruturada
✅ Banheiros femininos e masculinos novos
✅ Espaço adequado para refeitório com mesas e cadeiras
✅ Salas organizadas e equipadas
✅ Cozinha estruturada com fogão e utensílios guardados com segurança
✅ Merenda escolar garantida
✅ Professores concursados
✅ Acesso pelo ramal, garantindo a chegada dos alunos
Mais do que uma reforma física, a escola representa a reconstrução da esperança para as famílias da região.
A atual gestão encontrou as escolas rurais em situação precária. Desde então, o trabalho tem sido intenso para mudar essa realidade.
🔹 16 escolas iniciaram o ano letivo na zona rural
🔹 5 escolas já foram construídas
🔹 1 está em fase de conclusão
🔹 Recursos assegurados para a construção de mais 17 escolas por meio de convênio com o Governo do Estado
O avanço é concreto e visível. Embora ainda existam unidades que precisam alcançar o novo padrão, o trabalho segue de forma gradual, com planejamento e apoio da comunidade.
Começar o ano letivo pela zona rural não é apenas uma decisão administrativa é um posicionamento claro de prioridade.
A gestão municipal reafirma que investir na educação é investir no futuro, garantindo dignidade, estrutura e oportunidades para as crianças de Assis Brasil, tanto da cidade quanto do campo.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h
Aviso meteorológico é válido até a noite de 26 de fevereiro e prevê volumes elevados de precipitação

Comentários
Acre
Governo do Acre homologa resultado final de seletivo para professores indígenas
Edital confirma classificação por município e etnia e autoriza convocação dos aprovados








Você precisa fazer login para comentar.