Flash
Câmara de Brasileia se reúne com chefe da Reserva Extrativista Chico Mendes
Por Fernando Oliveira/ASCOM
A Câmara Municipal de Brasileia realizou quinta-feira dia ,18, uma reunião com o chefe da Reserva Extrativista Chico Mendes, Wilker Nazareno Júnior.
Os vereadores e representantes do movimento social pediram esclarecimentos sobre as ações de fiscalização e apreensão de gado e madeira, efetuada por fiscais do ICMBio nos últimos dias na reserva, região de Brasileia.
A Câmara de Brasileia vem sendo procurado por diversos moradores para tratar desse assunto.
O chefe da Extrativista Chico Mendes, Wilker Nazareno Júnior, destacou que a ordem foi decretada pelo Presidente, e que estão sobre o comando do Exército Brasileiro. Todas as informações sobre as operações que estão acontecendo hoje, podem ser solicitada pela imprensa ao Exército Brasileiro.
“As operações está sendo focada dentro das unidades de conservação para a contenção dos focos de incêndios. Vai ser aberto uma discussão com as associações e ICMBIO e demais órgãos do estado para aumentar o campo de discussão das demandas que a unidade tem. As informações referente a GLO, operação que estão acontecendo hoje, estão disponível pelo exército, imprensa tem que ser recorrente ao Exército “informou.
O vereador Joelson Pontes, propositor da reunião explica os encaminhamentos que foram tirados.
“O chefe da reserva irá organizar uma reunião até o dia 20 de novembro com todas as associações responsáveis pela manutenção da preservação ambiental. E no início de dezembro a Câmara também promoverá outra reunião com a presença do Ministério Público Federal, Governo do Estado, ICMBIO e a bancada federal, para buscar alternativas e ajudar as pessoas que moram dentro da reserva”, explicou.
Para Joelson Pontes, faltam políticas públicas que transformem a vida dos moradores da reserva extrativista Chico Mendes, considera que é necessário reformular o plano de utilização da reserva.
“Precisamos enfrentar esse problema e encontrar solução, o próprio ICMBIO é um dos responsáveis por tudo isso, porque faltou com acompanhamento e intervenções do governo.O problema foi gerado, mas o nosso objetivo quanto vereador é encontrar uma saída para aqueles que estão lá dentro”, disse.
O Vereador Rosildo Rodrigues, compara como “terror” o que está acontecendo com as famílias que moram dentro da reserva.
Viemos ouvir do Chefe da reserva explicação sobre os procedimentos que estão acontecendo na reserva, sabemos que essa operação foi determinada no mês de Setembro e não tem prazo para acabar. O que estamos pedindo e que o governo possa oferecer políticas públicas para quem mora lá, antes de qualquer repreensão. Essa reunião foi esclarecedora, como vereador representante do povo, vamos continuar cobrando para que tenha políticas públicas e apoio ao agricultor familiar, as pessoas que nasceram e se criaram dentro da reserva não pode ser tratados igual a outras que nunca moram lá “, destacou.
Participaram também da reunião, o presidente do Poder Legislativo Rogerio Pontes, Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT), 2°Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato (PSB), Joelso Pontes (PP), Reinaldo Gadelha, Rosildo Rodrigues(PT), o presidente da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (Amopreb), José Maria, e Luiz Carlota morada da Unidade de Conservação na zona rural de Brasileia.
Comentários
Flash
Vice-governadora Mailza ouve moradores e produtores do Quixadá durante audiência e promete buscar soluções para a estrada
Garantir o direito de ir e vir, melhorar as condições de tráfego e assegurar a qualidade de vida dos moradores. Com o propósito de ouvir e buscar soluções, a vice-governadora Mailza Assis participou, neste sábado, 9, de uma audiência com moradores e produtores da estrada do Quixadá, em Rio Branco. O encontro foi realizado na Associação de Produtores e contou com a presença do deputado estadual Afonso Fernandes e do representante do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Roberto Assaf.

Vice-governadora ouviu moradores e produtores da estrada do Quixadá. Foto: Raylanderson Frota/Secom
Durante a reunião, foram apresentadas as principais reivindicações da comunidade como a recuperação da estrada com operação tapa-buracos, melhorias no transporte escolar, incluindo a substituição de veículos antigos, e a manutenção dos ramais Limoeiro, Boa Água e Colibri, que estão em más condições. Os moradores também alertaram sobre o impacto econômico e social da precariedade das vias, que prejudica o escoamento da produção agrícola e dificulta o acesso de estudantes às escolas.

Audiência reuniu moradores, produtores, deputado Afonso Fernandes e o representante do Deracre, Roberto Assaf. Foto: Raylanderson Frota/Secom
A vice-governadora Mailza reafirmou seu compromisso com a comunidade e declarou que, embora a responsabilidade pela estrada seja municipal, o governo estadual irá acompanhar o caso de perto e buscar soluções para recuperar a região. “Acima de tudo estão as pessoas. A Estrada do Quixadá precisa ser digna para que as pessoas possam ir e vir e cuidar de seus afazeres. Esse é o mínimo que vocês precisam. Vamos até o fim para encontrar uma solução. Aqui estão famílias, trabalhadores e produtores que ajudam a colocar alimento na mesa da nossa população. É nosso dever lutar pela trafegabilidade, segurança e qualidade de vida dessas pessoas. Da minha parte vocês têm esse compromisso,” reafirmou.
O deputado Afonso Fernandes reforçou a importância da união de esforços. “Mesmo não sendo uma responsabilidade direta do Estado, viemos aqui ouvir e abraçar a causa. Vamos buscar, junto à Prefeitura e ao Deracre, as medidas necessárias para que essa estrada seja recuperada,” reforçou.

Mailza se comprometeu a buscar soluções para os moradores da região. Foto: Raylanderson Frota/Secom
O representante do Deracre, Roberto Assaf, informou que o órgão já iniciou um levantamento de custos e que buscará uma solução em conjunto com a prefeitura de Rio Branco. “A presidente Sula Ximenes, semana passada esteve com o deputado Afonso, o deputado trouxe para nós esse problema do Quixadá. Embora a estrada seja de responsabilidade municipal, o Deracre será parceiro. Estamos orçando a recuperação e vamos avaliar como o Estado pode ajudar com insumos, maquinário ou combustível. Vamos fazer de tudo para trazer melhorias,” garantiu.
Reivindicação e esperança
A audiência teve início com a leitura de uma carta pelos próprios moradores. A professora Maria Edilene destacou a importância da estrada para o escoamento da produção e para o acesso à educação.
“Todos os dias, por essa precária estrada, são transportadas toneladas de alimentos como macaxeira, banana, melancia, abóbora, abacaxi, milho, peixe, frutas e, principalmente, as hortaliças, abastecendo boa parte dos mercados de nossa capital. Sem esquecer que muitos desses produtos compõem a merenda escolar das redes municipal e estadual de ensino. Centenas de estudantes dependem dela para chegar à escola. O direito de ir e vir, garantido pela Constituição, está sendo negado. Queremos soluções que devolvam dignidade e respeito a quem vive e produz aqui,” destacou.
O presidente da Associação do Quixadá e da Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária, a CoopQuixadá, Antonino Torres Cabreiro, enfatizou a luta da comunidade. “Durante anos foram muitos ‘nãos’ e promessas não cumpridas. Hoje recebemos a vice-governadora como uma esperança. Não queremos apenas ouvir que é possível, queremos ver a estrada recuperada para garantir a trafegabilidade,” disse.
Também presente na audiência, o presidente da Associação Limoeiro, Antônio Eliandro, reforçou a urgência de ações concretas. “Vivemos numa situação de altos e baixos, mas agora estamos no lado mais baixo. A estrada está intrafegável. Precisamos de dignidade e do direito de ir e vir, que hoje nos é negado,” reclamou,
A servidora pública e moradora do Quixadá, Ana Maria, também alertou para problemas estruturais. “As pontes estão quebradas, as estradas esburacadas e sem sinalização. Isso prejudica o transporte escolar e o escoamento da produção. Solicitamos que as autoridades ajam para garantir acesso de inverno a verão,” cobrou.
Comentários
Flash
Brasiléia avança à semifinal do Estadual Masculino de Futsal Sub-20
Jogando diante de sua torcida no ginásio Luiz Eduardo Lopes Pessoa, no sábado, 9, a equipe sub-20 de Brasiléia garantiu vaga na semifinal do Campeonato Estadual de Futsal Masculino ao vencer o Villa, de Rio Branco, pelo placar de 2 a 0.
Os gols da vitória foram marcados por Mateus Ribeiro e Pedrinho, que brilharam na partida e garantiram o avanço da equipe. Agora, o Brasiléia enfrentará o Lyon na semifinal, também em casa, em data e horário ainda a serem definidos pela organização.
Enquanto o sub-20 segue firme na disputa pelo título, a equipe sub-17 não teve a mesma sorte. Jogando em Rio Branco, foi superada e se despediu da competição.
A expectativa agora é de casa cheia no próximo duelo, com a torcida apoiando o Brasiléia na busca por uma vaga na grande final do Estadual.
Comentários
Flash
Homem sofre tentativa de homicídio a golpes de terçado em Rio Branco
Vítima de 37 anos teve fratura exposta no braço e cortes no rosto; agressor fugiu após o ataque
Jhony da Silva Costa, de 37 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã deste sábado (9), na Rua Campo Grande, bairro João Eduardo I, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. Ele foi atacado por um homem armado com um terçado enquanto caminhava pela via pública.
Segundo testemunhas, a vítima foi atingida no braço e no rosto. Ao tentar fugir, caiu no chão, momento em que o agressor tentou golpeá-lo no pescoço. Jhony conseguiu se defender colocando o braço à frente, mas sofreu fratura exposta no membro esquerdo e intenso sangramento.
Moradores ouviram os gritos e acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima recebeu atendimento de uma equipe de suporte básico e foi encaminhada ao pronto-socorro, onde permanece internada em estado estável.
O autor do crime fugiu levando a arma utilizada e não foi localizado. O caso será investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, repassado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Você precisa fazer login para comentar.