Extra
Câmara de Brasiléia realiza a 3ª Sessão aprovando Projeto que diminui recesso dos Vereadores
Participaram os vereadores Antônio Francisco (PT), Charbel Saady (PP), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP), Mário Jorge (MDB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB) e o Presidente Rogério Pontes (MDB).
Os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos de emendas modificativas e uma subemenda que diminui o recesso parlamentar em 15 dias e com isso ocorre também mudanças na sessão legislativa da câmara municipal. Objetivo dos parlamentares é equiparar com início dos trabalhos legislativos as demais casas como por exemplo o Congresso nacional.
Através do Projeto de Emenda Modificativa n° 1 e 2, de 25 de fevereiro de 2019 que modifica o Artigo 31 da Lei Orgânica do município de Brasiléia e o Art.109 do regimento interno da Câmara Municipal de Brasileia.A sessão legislativa anual fica do dia 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.
E foi modificado também o §3° aditivado ao art.109 do regimento interno da câmara, alterado pela emenda aditiva n°02/2014. Que estabelece novo recesso legislativo nos períodos de 1º a 31 de Julho e de 15 de dezembro a 1º de fevereiro.
O Presidente Rogério Pontes autorizou ainda a criação de uma comissão de vereadores para discussão do serviço da operadora Vivo em Brasiléia a pedido do vereador Joelson Pontes(PP).E que a mesma comissão possa discutir também autos preços de energia elétrica cobrados no talão de luz dos moradores do município pelo grupo Energisa antiga Eletrobrás.
Os parlamentares vão a Rio Branco na próxima semana para se reunir com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte no Acre(DNIT).Para buscar soluções sobre os quebra-molas ao longo da avenida Dr Manoel Marinho Montes e os trabalhos feito pelo órgão ao longo da BR 317 estrada do pacifico.
No grande expediente os vereadores destacaram suas ações parlamentares junto à comunidade e fizeram suas reivindicações na tribuna da casa do povo.
O vereador Antônio Francisco (PT), destacou a realização do carnaval legal 2019 de Brasiléia realizado pelos os amigos da folia. Falou ainda da visita ao prefeito de Xapuri acompanhado da comissão dos limites territorial da câmara.Onde dia 15 será realizada uma reunião ampliada para construir um termo de cooperação para auxiliar as comunidades que estão sendo prejudicados neste municípios por conta destes limites territoriais.
Falou a respeito ainda da operação inverno que a prefeitura realiza na zona rural mesmo com inverno rigoroso para não deixar os produtores sem acesso. Solicitou o melhoramento das duas pontes do km 13, que precisa de recuperação. E falou sobre os ante projetos de lei n 01, 02, que trata do nome das ruas da agrovila Vila do km 26.
E apresentou ofício da Senhora Franciele que trata da preocupação com a construção de uma distribuidora de gás próximo o ‘Beco do Godô’.
Vereador Joelson Pontes(PP), iniciou o seu discurso na tribuna falando também da importância da regulamentação da Vila do 26. PEDIU ofício aos correios para verificar questão de não entregar correspondências no Bairro Alberto Castro.Usina de asfalto, informação do Deracre. Ruas do areal e outras que está sendo recuperado. Falta várias ruas, e as pessoas estão querendo saber. E a usina poderia recuperar. Citou a rua Joaquim Macedo que precisa de medicamentos. Solicitou Encaminhamento de oficio para superintendente do Banco do Brasil no ACRE, enfatizou que só tinha um caixa funcionando no feriado.
Enfatizou sobre a questão da falta da água em Brasiléia e que a ponte que liga Brasiléia Epitaciolândia virou um caos. Disse ainda que já falou pro governador tirar o mata-burro e trocar o tabuleiro. E fez um pedido a câmara para formar uma comissão de vereadores para discutir os problemas de conexão da operadora vivo em Brasileia. “Venderam chip demais e a torre não suporta mais e ninguém consegue concluir uma ligação usando o chip da referida operadora”, disse Joelso Pontes.
O Vereador pediu ainda para alterar o código tributário do município, onde os moradores da zona rural de Brasiléia possam ficar isentos do pagamento de taxa de iluminação na zona rural.
Vereador Jurandir (PROS), Destacou a importância do Programa Crianças feliz. Parabenizou a prefeita Fernanda Hassem em continuar o programa em no município. Parabenizou também pela operação inverno. Disse que a prefeitura tem se desdobrado para melhorar os pontos de mais difícil acesso.
E que tem acompanhado os trabalhos de perto da secretaria municipal de obras. Falou ainda da situação desconfortável causado pela falta do Instituto médico legal(IML) na região. Pediu que a secretaria de obras realize melhoria na frente da unidade Simão Mansur. Na rua Joaquim de Paula Moreira lá tem uma vala DISSE O o vereador. Pediu também iluminação pública na quadra da comunidade Nazaré. Que a prefeitura possa viabilizar a melhoria da ponte do km 17 mais rápido possível.
Vereador Marquinho Tibúrcio (PSDB), iniciou sua fala parabenizando a prefeita e secretários pela boa gestão no município.
E segundo o parlamentar o tribunal de contas orienta que as secretarias do município tem que está de portas abertas para receber os vereadores são ficais do povo e precisamos que os secretários nos atendas bem. Disse ainda que ficam esperando para serem atendidos vou requerer as informações e quero que seja atendidas, se caso contrário vou procurar o Ministério Público. Isso também vale pro estado.
“O governo não cumpriu com os taxistas, cancelamento de multas. Hoje não consigo falar nem com os assessores dos assessores do governo. O que eu quero é respeito. Coloquei meus amigos e ajudei a eleger. Peço tratamento respeito” disse o vereador. Falou ainda da condição da ponte que liga Brasiléia a Epitaciolândia. E enfatizou também ficou mais de hora esperando um Secretário para ser atendido.
E solicitou as luvas impermeáveis para os garis e Margarida. Melhoria para ramal Chica Pereira. Solicitou o desobstrução do bueiro próximo Frios Vilhena, rua Joaquim Macedo é uma das piores do Alberto Castro. Sua rua tem posto de saúde na frente. Também pediu iluminação na quadra do Nazaré.
Vereador Mário Jorge (MDB), solicitou melhoria no trevo da Samaúma que dá acesso ao bairro Leonardo Barbosa, melhoria no acesso ao bairro Marcos Galvão e iluminação porque segundo o vereador com qualquer chuva a água transborda por cima das ruas do referido bairro.
E reivindicou também tapa buracos na ruas dos catraieiros. E mais melhorias na ruas do Leonardo Barbosa mesmo não estão no planejamento da prefeitura. E destacou ainda a situação do Depasa, sobre a falta de água no município. Pediu um paliativo para o ramal do esperança entre o ramal do jarinal e a colônia do Ze Feitosa ali tem um ramal que tem pessoas que produz verduras disse o vereador.
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB), Disse que devido as forte chuva nos últimos dias a rua do Flamengo está complicada, e pediu por meio da secretaria municipal de obras a desobstrução do bueiro no local.No Ramal do km 59 reivindicou melhorar os pontos críticos porque na localidade tem muita produção. E Fez pedido ao secretário de agricultura que informe sobre o caminhão da linha do 19 que não está fazendo a linha.
Vereador presidente Rogério Pontes (MDB),Fez uma indicação para secretário de obras para melhora o ramal do km 18, mais de 10 anos que não entra máquina lá disse ele.
O presidente da câmara enfatizou que a empresa de energia grupo Energiza antiga Eletrobras Acre está sucateamento o povo. E destacou um posicionamento mais firme dos vereadores.”Temos que agir como vereador” disse Rogério Pontes.
Que solicitou a secretaria da casa para encaminhar com urgência documentos para DNIT sobre os quebra-molas ao longo da avenida Dr Manoel Marinho Montes que podem causar a acidentes por vários motoristas passarem ao lado dos quebra-molas.E encerrou seu pronunciamento da casa legislativa parabenizando a prefeita Fernanda Hassem por está com a operação inverno nas ruas e nos ramais.
Vereador Rosildo Rodrigues (PT), Fez um reconhecimento a equipe de pontes da secretaria de obras na pessoa dos eu Sr Josué porque todas as pontes que estão sendo construídas pela prefeitura estão sendo padronizadas e parabenizou toda equipe. O segundo Reconhecimento ao executivo foi pela operação inverno. E destacou as visitas nas comunidades onde a prefeitura está fazendo a memória. Parabenizou o Secretário Carlinhos pelo trabalho que realiza tirando pontos críticos. “Não podemos deixar de reconhecer o trabalho de uma boa gestora” disse o vereador.
E Solicitou a mesa diretora da câmara que convocasse uma audiência pública para discutir as questões dos trabalhos de estradas feito Denit. E Disse que são de mal qualidade.
E Reivindicou do poder legislativo a necessidade de fazer uma audiência pública com a população para discutir a reforma da previdência. ”Não dar pro produtor pagar 20 anos de 600 reais por ano pra se aposentar.Quero que seja convocada uma audiência. Somos contra com o que estão fazendo com os trabalhadores”. Enfatizou o vereador Rosildo Rodrigues.
Comentários
Extra
Polícia Civil desarticula esquema de roubos e recupera motos em ação conjunta com a polícia boliviana
Operação coordenada pelo delegado Alex Danny resultou na prisão de suspeitos, apreensão de drogas, veículos roubados e carro clonado
A Polícia Civil de Epitaciolândia, sob coordenação do delegado Alex Danny, intensificou as investigações após uma série de roubos de motocicletas e arrombamentos a residências, comércios e prédios públicos registrados nos últimos dias no município. Entre os alvos dos criminosos estava a Escola José Hassem, localizada no bairro Satel.
Diante do aumento das ocorrências, o delegado determinou a formação de uma força-tarefa, com investigadores atuando de forma ininterrupta, em regime diuturno, para identificar e prender os responsáveis. Como resultado do trabalho investigativo, três suspeitos brasileiros foram abordados e detidos na noite desta segunda-feira, enquanto circulavam em via pública.
Segundo a Polícia Civil, os detidos e identificados como; Jacson Nunes de Lima, Jesus de Nazaré e Gerferson Junior da Silva Marinho, foram confrontados com imagens de câmeras de segurança espalhadas pela cidade, o que possibilitou a identificação e qualificação dos envolvidos nos crimes. A partir das informações obtidas durante os interrogatórios, os investigadores descobriram que os produtos roubados estavam sendo trocados por entorpecentes e revendidos no lado boliviano, na cidade de Cobija.
Com o apoio da Polícia Boliviana, a Polícia Civil de Epitaciolândia entrou em contato com o Comando Departamental de Pando, que prontamente atendeu à solicitação. Na manhã desta terça-feira (16), as forças de segurança dos dois países realizaram uma reunião para alinhar a operação conjunta.
Durante a ação em território boliviano, a polícia local conseguiu localizar a residência de um suspeito conhecido das autoridades por atuar como receptador de produtos roubados. No local, foram apreendidos entorpecentes, diversos materiais furtados e roubados, além de seis motocicletas com registro de origem ilícita.
Ainda durante a operação, foi encontrado um veículo tipo Jipe com sinais de clonagem. De acordo com a Polícia Civil, o próximo passo será a articulação entre as autoridades bolivianas e brasileiras para que o veículo seja oficialmente entregue e posteriormente devolvido ao verdadeiro proprietário.
A Polícia Civil destacou a importância da cooperação internacional no combate aos crimes transfronteiriços e reforçou que as investigações terão continuidade para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
Comentários
Extra
Gladson e Mailza reforçam investimentos em segurança, formam 45 militares da Rotam e elevam qualificação da PM a 90%
Ao participarem da formatura do 2º Curso de Operações Rondas Ostensivas Tático Móvel (2º COR/2025), o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis reafirmaram o compromisso do Governo do Acre com o fortalecimento da Segurança Pública, uma das áreas prioritárias da gestão. A capacitação de 45 militares representa um investimento de R$ 4,3 milhões e consolida o avanço estrutural da Polícia Militar do Acre, que encerra o ano com cerca de 90% da tropa qualificada.
Durante 82 dias, os formandos enfrentaram uma rotina intensa de treinamentos técnicos e operacionais para integrar a Rotam, unidade especializada da PM-AC. O curso reuniu 40 policiais militares do Acre, dois do Mato Grosso e três policiais penais acreanos, com instruções que incluíram sobrevivência na selva, operações ribeirinhas e aéreas, patrulhamento de fronteira, abordagem tática, legislação policial e técnicas de tiro.
A Companhia Rotam, que completou sete anos de fundação em setembro, consolidou-se como referência no policiamento tático móvel no estado.
Para o governador Gladson Camelí, a iniciativa representa um avanço concreto na política de segurança pública. “A segurança é uma das áreas mais sensíveis para qualquer gestão pública. Por isso, nosso governo tem priorizado estruturar as forças policiais com preparo técnico, equipamentos e valorização profissional, garantindo mais proteção às famílias acreanas”, afirmou.
Durante a solenidade, o governador também anunciou a entrega de 1.055 pistolas Glock e 3.622 uniformes, com investimento de R$ 4,3 milhões, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC).
Gladson Camelí destacou ainda o apoio da bancada federal e dos deputados estaduais na viabilização de recursos e na aprovação de legislações estratégicas para o setor, além de reconhecer a atuação da vice-governadora Mailza Assis. “Agradeço à vice-governadora pela lealdade, competência e compromisso com o Acre, sempre presente nas decisões estratégicas do governo”, frisou.
A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, ressaltou que os investimentos em segurança pública refletem diretamente na proteção de vidas e no cuidado com os mais vulneráveis. “Investir em segurança é proteger famílias, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho é amplo, integrado e beneficia toda a sociedade. Parabenizo cada formando pelo compromisso diário de servir e proteger a população acreana”, destacou.
90% da tropa capacitada
Segundo a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata Freitas, a corporação encerra 2025 com cerca de 2 mil policiais capacitados, o que corresponde a aproximadamente 90% do efetivo. “Foram formações em áreas operacionais, administrativas, licitações, inteligência e até inteligência artificial, tanto na capital quanto no interior. Investir em qualificação significa melhorar o serviço prestado à sociedade”, afirmou.
A comandante também destacou a evolução do orçamento da PM desde o início da atual gestão. Em 2019, o orçamento da corporação era de R$ 5 milhões; atualmente, ultrapassa R$ 22 milhões, refletindo a prioridade dada à segurança pública.
Durante a solenidade, o governador Gladson Camelí assinou ainda a autorização para que 28 candidatos aprovados em concurso público ingressem no curso de formação da Polícia Militar a partir de janeiro do próximo ano, reforçando o efetivo da corporação.
Reconhecimento e representatividade
Em reconhecimento à gestão que priorizou o fortalecimento do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), o governador e a vice-governadora foram homenageados pela nova turma da Rotam. Os formandos realizaram uma apresentação operacional durante a cerimônia, acompanhados por autoridades e familiares.
Entre os destaques da turma está a soldado Jucyellen Lima do Nascimento, única mulher a concluir o curso nesta edição. Após 82 dias de treinamento intenso, ela destacou o sentimento de superação. “Essa conquista representa não só uma vitória pessoal, mas também um incentivo para outras mulheres que desejam seguir a carreira operacional. Foi um período desafiador, mas marcado pelo apoio dos colegas e da família”, afirmou.
Atualmente, dos 1.963 policiais capacitados da PM, cerca de 1,7 mil receberam formação no próprio Acre, enquanto os demais participaram de cursos em parceria com outras forças de segurança.
O diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Manoel Jorge da Silva, classificou o curso da Rotam como um dos mais elevados níveis de capacitação policial. “Não se trata apenas de técnica, mas de mentalidade, disciplina, coragem e responsabilidade. A Rotam é sinônimo de pronta resposta e atuação precisa diante do crime violento, garantindo a presença firme e legal do Estado”, concluiu.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRENCIA N.º 002/2025.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 16/12/2025 à 02/01/2026.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Global.
DATA DA ABERTURA: 05 de janeiro de 2026.
HORARIO: 09h00min (nove horas).
LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.
OBJETO: Contratação de Serviços de Engenharia, para realização da reforma da UBS JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO, conforme contrato de repasse n° 19023.2490001/23-011, para atender as necessidades do Município de Epitaciolândia/AC.
01 – As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Secretaria da Comissão de Contratação, no endereço acima.
02 – A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de o todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia – Acre, 16 de dezembro de 2026.
Agleison Rodrigues dos Santos
Agente de Contratação
Decreto n° 072/2025





























Você precisa fazer login para comentar.