Conecte-se conosco

Cotidiano

Bronze no Rio, em 2016, paratleta acreano Edson Cavalcante disputa nesta sexta, em Paris, mais uma medalha paralímpica: “O esporte mudou a minha vida”

Publicado

em

Raimari Cardoso

Com 45 anos de idade completados no último dia 6 de junho, o paratleta acreano Edson Cavalcante Pinheiro é uma das promessas brasileiras no atletismo por uma medalha nos Jogos Paralímpicos deste ano, em Paris, na França. Atleta do Instituto Athlon, de São José dos Campos (SP), ele já tem uma medalha paralímpica na carreira: bronze nos 100m dos Jogos do Rio 2016.

Neste ano, Edson vai tentar a segunda conquista paralímpica na carreira, novamente disputando os 100m. No estágio final de treinamento, fazendo os últimos ajustes para a competição, ele embarcou para a cidade-luz no último dia 16, com toda a delegação do atletismo, que tem mais duas paratletas acreanas: Jerusa Geber e Débora Oliveira.

Ao O Alto Acre, o paratleta disse que está totalmente focado em buscar o melhor resultado e tentando controlar a expectativa antes da abertura dos jogos. Ele chegou à vila paralímpica nesta terça-feira, 27. Antes, após chegar a Paris, estava concentrado na cidade de Troyes, nos arredores da capital francesa.

Uma curiosidade é que Édson praticava tênis de mesa em 2001 e, um ano depois, migrou para o atletismo. Em menos de dois anos no esporte, conquistou seu lugar na Seleção Brasileira.

“Quando sai de Cruzeiro do Sul com meus pais, e fomos para Rondônia, fui até uma associação de deficientes a procura de trabalho, e lá conheci o esporte do tênis de mesa, então depois recebi o convite para ir para o atletismo, onde estou até hoje”, lembra o acreano que teve paralisia cerebral ao nascer, prejudicando os movimentos do braço direito.

Falando sobre a sua rápida e vitoriosa trajetória no esporte, ele conta que nunca pensou em atingir o patamar que possui na atualidade e destaca a importância que o esporte teve em sua vida, citando o papel que o Instituto Athlon teve no apoio para que ele conseguisse seguir treinando.

“Jamais imaginei que iria tão longe. O esporte transformou minha vida. O esporte foi me moldando a ser determinado e querer sempre mais. Sempre tivemos dificuldades para conseguir apoio para continuarmos nos treinamentos. O Athlon nos deu estrutura e condições financeiras para trabalhar focado nos treinamentos e competições”, ressaltou.

Além da medalha de bronze nas Paralimpíadas de 2016, Edson tem no currículo conquistas como: ouro nos 100m nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; bronze nos 100m no Mundial Londres 2017; ouro nos 100m e bronze nos 200m nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015; prata nos 100m no Mundial Doha 2015.

Ele também conquistou o bronze nos 100m no Mundial Lyon 2013; ouro nos 100m e nos 200m e prata nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos Guadalajara 2011; bronze nos 100m no Mundial de Christchurch 2011; ouro nos 100m e nos 200m nos Jogos Parapan-Americanos Rio 2007.

As Paralimpíadas de Paris 2024 começam no próximo dia 28 de agosto e vão até 8 de setembro. Neste ano, o Brasil terá a sua maior delegação em uma edição dos Jogos disputada no exterior. Ao todo, serão 279 competidores e o Acre está muito bem representado na delegação brasileira com a convocação de Édson, Gerusa e Débora.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal

Publicado

em

Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho

Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.

As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.

Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.

No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.

A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.

Escola Santa Rita, em Xapuri, está entre as escolas rurais já conectadas. Foto: Cedida/Detei

Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.

Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei

“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.

Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.

Conectividade garantir uma melhor aprendizagem aos alunos. Foto: cedida/Detei

“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.

Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca

Publicado

em

O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou

Botafogo x Flamengo se enfrentaram pelas quartas de final do Cariocão, neste sábado (15/2), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O placar terminou 2 x 1 para o time rubro-negro, com gols de Paquetá, o primeiro dele após a volta, e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza marcou.

Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.

Comentários

Continue lendo