Conecte-se conosco

Acre

Brasileiros presos no Peru são acusados de roubo de fuzis e enviados para presídios da Bolívia

Dias depois, seis foram detidos no lado peruano em uma área rural. Foram localizados coletes, pistola e após interrogatório, alguns dos fuzis também foram encontrados

Publicado

em

Brasileiros foram enviados para vários lugares da Bolívia após audiência na cidade de Cobija/Pando

O assalto ao posto das Forças Armadas na cidade de Porvenir, interior do estado de Pando, lado Boliviano, na noite de 16 de junho passado, está quase todo solucionado. Nesse meio, os principais envolvidos seriam brasileiros que levaram nove fuzis, cinco pistolas, carregadores e munição, além de deixar policiais feridos.

Desde então, os trabalhos na tentativa de recuperar e prender os acusados, além das polícias da Bolívia, envolveu autoridades do Peru e do Brasil, pelo Acre. Nestes últimos cinco dias, algumas pessoas foram detidas em Cobija/Bolívia, e um dele estaria com uma das pistolas.

Odílio Bezerra da Costa, vulgo ‘Diabão’, foragido da justiça acreana acusado de homicídio, foragido do presídio FOC, entre outros crimes, foi detido na cidade de Cobija, com posse de uma das pistolas roubadas do quartel. Este foi transferido para o presídio em La Paz, onde espera seu julgamento.

Forte aparato policial foi montado para levar os brasileiros para audiência.

Dias depois, seis foram detidos no lado peruano em uma área rural. Foram localizados coletes, pistola e após interrogatório, alguns dos fuzis também foram encontrados. Natanael David Sarmiento da Silva, Jackson Chaves de Souza, Espedito Joaquim Teixeira Nascimento e Railton de Souza, além de um menor.

Em uma operação conjunta (Brasil/Bolívia/Peru), foi possível localizar o local onde estaria quatro fuzis AK 47, entre os dias 7 e 8 passado. Foi quando encontraram e detiveram Ruslan Rodrigues de Lima (27), vulgo ‘Gringo’ e José Oliveira do Couto (30), que foram extraditados para o Brasil, já que havia pendencias com a justiça.

Dia da prisão dos brasileiros entre o dia 7 e 8 passado.

Em audiência de medida cautelar, desenvolvido na manhã desta quarta-feira (11), o ministério público apresentou uma série de indícios para demonstrar a provável participação dos acusados. Após serem ouvidos, foi determinado que Railton de Souza fosse transferido para um presídio em Cochabamba.

Natanael e Espedito foram encaminhados para o presídio de Villa Busch, distante cerca de 20km de Cobija. Todos acusados de roubo agravado de armas e munição militar, além de lesões graves e leves contra militares. Já Jackson foi beneficiado por medidas leves, justificando que não esteve envolvido no dia do roubo, devendo ficar em Cobija para que se apresente em outras audiências no Ministério Público.

Durante apresentação dos acusados, uma autoridade boliviana apontou o brasileiro Railton de Souza, juntamente com Freddy Méndez e Arlin Suárez (foragido), como os líderes da organização criminosa composta por bolivianos e brasileiros.

Envolvimento com chacina

Com a prisão dos brasileiros no lado peruano, as autoridades do Acre acreditam que maioria dos envolvidos na chacina ocorrida na cidade de Assis Brasil, no início do mês, já foram identificados. Segundo o delegado Remulo Diniz, foi feito um reconhecimento com as vítimas na Capital.

Foram identificados cinco maiores e um menor de idade, após o episódio. Com ajuda do judiciário, foram expedidos os mandados de prisão e com o apoio da polícia peruana, foi possível identificar o local onde estariam os acusados próximo a Maldonado (Peru).

Os agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção de Pessoas – DHPP, conseguiram identificar e receberam dois dos envolvidos na chacina nesta quarta-feira, dia 11, após serem presos a cinco quilômetros de Maldonado, lado peruano.

Com informações de Perla Del Acre

Veja vídeos de Kike Navala/Cobija-Pando

Matérias relacionadas:

Bandidos invadem quartel da Polícia Boliviana e levam fuzis e pistolas

‘Diabão’ é detido no lado boliviano e pode estar envolvido no roubo de fuzis

Acusado de roubo de armas na Bolívia, ‘Diabão’ será enviado para o pior presídio do país

Parte das armas roubadas na Bolívia foram recuperadas e suspeitos detidos

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo