Acre
Bonde dos 13, PCC e cartéis de droga estariam por trás dos roubos de caminhonetes em Rio Branco
Sabemos que há pessoas de foram que encomendam os veículos, diz secretário de Segurança

Veículos de luxo apreendidos na Operação Brasiguai, na Bolívia, são guardados pela Polícia Federal do Brasi
GINA MENEZES, DA CONTILNET
O Primeiro Comando da Capital (PCC), facção originária de presídios paulistas e com ramificações em quase todo Brasil, e o Bonde dos 13, grupo criminoso formado no Acre, integrada por lideranças criminosas da Baixada da Sobral, estariam por trás dos inúmeros roubos e furtos a veículos tipo caminhonetes e motocicletas no Acre. Segundo uma fonte ligada à Segurança Pública do Estado, as facções estariam atuando em sistema de “consórcio do crime” com narcotraficantes bolivianos que estariam ligados aos cartéis do tráfico.
De acordo com a fonte, há informações de que criminosos bolivianos já teriam “encomendado” 200 caminhonetes e 300 motocicletas modelo Bros que deverão ser roubadas no Estado e encaminhadas ao país vizinho. O Acre faz fronteira com a Bolívia por três cidades: Plácido de Castro (distante cerca de 100 km de Rio Branco), Brasileia (232 km) , Epitaciolândia, vizinha a Brasileia, e ainda Assis Brasil (342 km), que faz fronteira com o Peru.
A “encomenda criminosa” é tão precisa que os assaltantes teriam recebido, inclusive, a orientação a respeito dos modelos que devem ser roubados preferencialmente. A prioridade é por caminhonetes modelo L200 Triton, nova Ranger, S10 cabine dupla e Hilux. A meta audaciosa teria sido especificamente montada para ser adaptável e mensurável por parte das lideranças da facção. “Alguns dos líderes teriam proposto que em caso de dificuldades, pelo menos 15 caminhonetes sejam roubadas mensalmente. É uma espécie de meta”, diz a fonte.
A investigação também aponta que as facções PCC e Bonde dos 13 estariam trabalhando em uma espécie de parceria e complementação de serviços do crime. Enquanto o PCC é mais articulado na área de logística pelo fato da facção ter ligações em diversos Estados, o Bonde dos 13 é considerado mais operacional, sendo apontado como responsável por diversos delitos cometidos no Acre. “Essas caminhonetes são levadas para serem negociadas em outros países e isto obviamente tem ligações com o narcotráfico”.
A informação bate com o depoimento que dois menores deram às autoridades policiais quando foram apreendidos no último domingo (20). “Eles confessaram que iriam receber R$ 1 mil pelo roubo da caminhonete e que a ordem é roubar ao menos 30 caminhonetes por mês, por isso esse aumento no roubo desses veículos, mas não informaram para onde iriam esses carros. Após busca no sistema descobrimos que um deles tinha um mandado em aberto e já era procurado pela Justiça”, disse o sargento Alder, do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O policial esteve na operação que resultou na recuperação de uma caminhonete que havia sido roubada na noite de sexta-feira (19) no estacionamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Rio Branco.
Com relação à logística para retirar os veículos de solo acreano, informações dão conta que os criminosos utilizam diversos rotas para despistar a polícia. “Eles sempre dão um jeito de arranjar uma rota, uma forma de cortar caminho e evitar as barreiras. Um dos exemplos é um ramal localizado a aproximadamente dois quilômetros do posto de fiscalização de Senador Guiomard. Assim, eles “furam” a barreira e saem próximo a Plácido de Castro, onde pegam outro ramal que dá acesso a ponte da Vila Puerto Evo Morales, na Bolívia”, explica a fonte.
Comentários
Acre
Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB
O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.
“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.
Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.
Comentários
Acre
Repórter recebe alta médica do PS de Rio Branco e agradece à sociedade pela ajuda
Jailson Fernandes agradeceu a todos que o ajudaram na busca incessante por sangue, fundamental para a realização de uma cirurgia de emergência na unidade hospitalar, procedimento que resultou na amputação de parte da perna esquerda. Em tom descontraído, ele afirmou: “Logo, logo vocês vão me ver correndo por aí”.
O profissional também agradeceu aos amigos jornalistas, aos profissionais do Pronto-Socorro de Rio Branco, aos membros do Corpo de Bombeiros, policiais civis e a toda a sociedade que realizou doações de sangue. Segundo ele, a mobilização beneficiou não apenas o seu tratamento, mas também outras pessoas, fazendo referência ao grande número de bolsas de sangue que deram entrada no Hemoacre.
Jailson Fernandes finalizou o vídeo agradecendo e dizendo: “Que Deus abençoe cada um de vocês. Eu não posso fazer nada por vocês, mas o Eterno pode”.
Comentários
Acre
Procon realiza Operação Volta às Aulas em todo o Acre
O comércio varejista se prepara todos os anos para os períodos de maior movimentação, como o Dia das Mães, o Natal e outras datas comemorativas. No início do ano, o foco está na reposição e organização dos estoques para a volta às aulas. Para evitar cobranças excessivas aos consumidores na precificação dos produtos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Acre) deu início à Operação Volta às Aulas, realizando fiscalizações de caráter orientativo e preventivo em papelarias e escolas particulares em todo o estado.
O objetivo da operação é verificar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor no setor educacional e no comércio de materiais escolares. A fiscalização se dá nas cinco regionais acreanas e teve início no dia 7 de janeiro, seguindo até fevereiro, com equipes atuando nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Tarauacá.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, afirma: “A ação faz parte do nosso calendário anual de atividades, orientando e fiscalizando o comércio durante o período de compras de material escolar. A operação começou no início do ano e segue até fevereiro de 2026, com o retorno às aulas, com fiscalizações em papelarias, livrarias e lojas de uniformes e materiais escolares. As equipes do Procon verificam se os preços estão corretos, se as informações sobre os produtos estão claras e se as escolas particulares não estão exigindo materiais que não são permitidos por lei. Também orientamos lojistas e consumidores, ajudando a população a realizar compras de forma mais segura e consciente”.

A ação integra o programa governamental Rota da Qualidade, realizado em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem). A iniciativa tem caráter educativo, com foco na prevenção, orientação e transparência nas relações de consumo, além da verificação da qualidade dos produtos comercializados no estado. A operação reforça o compromisso do governo do Acre em proteger o consumidor e promover relações comerciais cada vez mais justas e equilibradas.
Segundo o colaborador de uma papelaria em Rio Branco, Marcelo Oliveira, a iniciativa contribui para a correta precificação e maior transparência nas vendas. “Esse trabalho é importante porque nos ajuda a nos manter atualizados em relação aos preços. O cliente se sente mais à vontade para entrar na loja, se sente seguro e já encontra os valores dos produtos que deseja comprar”, diz.

Alana Albuquerque também agradece as parcerias e reafirma o compromisso do governo do Acre com a população: “Queremos reforçar nosso compromisso e dizer que o Procon, assim como o Ipem e todas as instituições parceiras, está à disposição para garantir a proteção do consumidor. Estamos disponíveis por meio dos nossos canais de atendimento. Caso tenha algum problema ou dúvida, nos procure. Estamos prontos para atender bem a população”.
The post Procon realiza Operação Volta às Aulas em todo o Acre appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

















Você precisa fazer login para comentar.