Acre
Bombeiros contabilizam 12 mortes por afogamento no Acre em 2024

O Centro de Operações de Bombeiros Militar do Acre (Cobom) já contabilizou 12 mortes por afogamento nesses quase três meses de 2024. A informação foi divulgada em reportagem da TV Gazeta nesta quinta-feira, 7.
O órgão militar destacou que, neste período, foram recebidas 50 chamadas de ocorrências por afogamento, 30 atendimentos por mergulho envolvendo afogamentos, naufrágios e busca de bens materiais das pessoas.
O capitão Alexandre Veras explicou as fases do afogamento das vítimas: “A fase da angústia é onde a pessoa está na água, aparentemente tranquila, e de repente ela se vê em uma condição segura. Nessa fase de angústia, a vítima vai perder grande capacidade de resistência, de técnica, de condição de sair daquela situação”, ressaltou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o período de cheia cria o cenário propício para acidentes com embarcações, assim como populares que arriscam a própria vida em busca de diversão.
Além disso, a maioria dos acidentes durante a cheia ocorre pela falta de alguns cuidados, como uso de coletes, navegação noturna, e desconhecimento do trecho a ser navegado.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.