Acre
Bittar faz caminhada no bairro Areal e depois assiste programa eleitoral com a família
Assessoria
O candidato a governador Marcio Bittar (PSDB), da Coligação por Um Acre Melhor, fez uma caminhada com sua militância pelas ruas dos bairros Areal e Mauri Sérgio, na manhã desta quarta-feira, 20. Às 11h suspendeu a agenda para assistir a estréia do programa eleitoral na televisão. Ao final elogiou a performance nas ruas e na mídia. “Fiz o que quero fazer nessa campanha. Hoje me apresentei outra vez ao povo acreano”, disse.
A agenda do candidato Marcio Bittar desta quarta-feira começou cedo com a já tradicional caminhada. Dessa vez ele a militância ganharam as ruas dos bairros Areal e Mauri Sérgio. Acompanhado de candidatos a deputado estaduais, cumprimentou pessoas que passavam pelas ruas, entrou em residências e, principalmente, conversou com comerciantes da região.

A agenda do candidato Marcio Bittar desta quarta-feira começou cedo com a já tradicional caminhada/Foto: Assessoria
Nesse bate-papo rápido com as pessoas na rua, Bittar foi surpreendido pelo desejo de mudança. Voltou a repetir o gesto com as mãos girando, significando troca de governo, mudança. Nas casas das famílias deparou-se com sentimento equivalente. E no comércio teve que parar para ouvir reclamações dos proprietários com o atual governo e sugestões para o seu governo, que inicia em 2015. “Estou trabalhando preso, Marcio, por causa da violência. Tem muito assalto. Por isso te peço: ganha esse governo e moraliza a segurança, amigo”, disse o jovem Emerson Frota, dono duma distribuidora no Mauri Sérgio, cujas portas são reforçadas por grades de ferro, decorrência da violência na região.
Outros comerciantes reclamaram da alta carga tributária e da perseguição dos governos, “principalmente sobre nós, pequenos comerciantes”, segundo o dono dum pequeno mercadinho, que pediu para não ter o nome citado, com medo de retaliação do PT. E ouviu do candidato o seguinte: “No meu plano de governo assumimos a responsabilidade de anistiar juros e multas aplicadas contra vocês, para que vocês respirem outra vez e recomecem suas vidas de empresários”.
Às 11h Marcio Bittar suspendeu a agenda no bairro Areal para assistir a estréia do programa eleitoral na televisão. Candidato a governador da aliança com maior tempo na TV (9min47s), ele assistiu seu programa em casa, com a família. Ao final, demonstrou satisfação com a própria performance, mas sempre com muita discrição e modéstia. “Vamos melhorar ainda mais”, prometeu. Marcio quer aproveitar o tempo bem superior às demais coligações para expor seu plano de governo.
Nesta quinta-feira, 21, a agenda começa com uma caminhada pelos bairros Habitasa e Cadeia Velha. À tarde, Bittar se reúne com agricultores de Capixaba, lá no município, depois faz caminhada pela principal avenida da cidade e à noite inaugura o comitê do 45, na companhia do candidato a senador, Gladson Cameli (PP).
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.