Acre
Bittar e Alan Rick reforçam necessidade de instalação da CPMI para apurar atos de 8 de janeiro
Os senadores Alan Rick e Marcio Bittar, ambos do União Brasil, voltaram a defender nesta quinta-feira, 20, a instalação da Comissão Parlamentar Mista (CMPI) para apurar os atos que marcaram o ataque aos Três Poderes no dia 8 de Janeiro de 2023.
Os parlamentares reforçaram a necessidade da abertura da CPMI após a demissão do general Gonçalves Dias do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Dias foi demitido depois da divulgação, pela CNN, de imagens que mostram o general e servidores do GSI caminhando entre os envolvidos no ato nos andares mais altos do Palácio do Planalto, no momento da invasão em 8 de janeiro.
“Vamos abrir a “caixa preta “ e apurar os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, que marcaram a história do País como o dia em que um grupo de pessoas, em meio a manifestantes, invadiu e depredou prédios públicos na Praça dos Três Poderes em Brasília .
Inicialmente o atual governo se dizia o principal prejudicado e agora não quer a instalação de uma comissão legítima para apurar os fatos. Nós defendemos e assinamos a CPMI para apuração e a clareza dos acontecimentos”, afirmou Bittar.
No vídeo, Alan Rick defendeu a instalação da CPMI após as imagens mostrarem a conivência do ministro do GSI, Gonçalves Dias, com os manifestantes. “As imagens divulgadas pela CNN mostram claramente a atuação do ministro do GSI que foi demitido. Isso é muito grave por estar presente naquele momento, inclusive, ajudando aqueles manifestantes. Vamos juntos defender até o fim a verdade”, afirmou.
Comentários
Acre
Brasileia inicia piçarramento e serviços de infraestrutura em ramais
Garantindo trafegabilidade, acesso à escoação da produção agrícola e do extrativismo, a prefeitura de Brasileia, com recursos de emenda parlamentar do deputado Tadeu Hassem, iniciou os trabalhos de piçarramento no Ramal do KM 19, na zona rural do município.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e faz parte do plano de manutenção e recuperação dos ramais durante o verão amazônico.
Além do ramal principal, os braços de ramais (trechos menores que dão acesso às propriedades rurais), também estão sendo atendidos.
Comentários
Acre
Rainha do Rodeio da Expoacre 2025 será eleita nesta quinta, em Rio Branco
O momento mais aguardado pelas candidatas ao concurso Rainha do Rodeio e por suas torcidas está prestes a acontecer. A grande final, que definirá os nomes da Rainha e da Princesa do Rodeio 2025, será realizada nesta quinta-feira, 24, às 19h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Participam da disputa 12 candidatas — dez de Rio Branco e duas dos municípios de Bujari e Xapuri. Entre elas, estão acadêmicas de Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, além de concorrentes já formadas. No último sábado, 19, as participantes se apresentaram durante a solenidade de lançamento da 50ª edição da Expoacre, que contou com a presença do governador Gladson Camelí.
As candidatas à Rainha do Rodeio 2025 são Letícia Rocha, pela Ipê Empreendimentos; Cristina Filgueira, pela Fazenda dos Maia; Klyste Anne, pelo Auto Posto Amapá; Sandy Andrade, pela Fazenda Nova Era; Ingra Martins, pela Fazenda Bom Retiro; Grazy Salvador, pela Minerale; Maria Luana, pela Fazenda Soberana; Camila Assunção, pela Oral Unic; Nay Souza, pela Sabenauto; Débora Costa, pela Droga Lopes; Miriane Rodrigues, por Bujari; e Katrinny Silva, por Xapuri.
Neste ano, o concurso inovou e apresenta um novo método de escolha para Madrinha dos Peões, a qual será eleita por meio de voto popular durante os primeiros dias da Expoacre. Serão espalhados dois totens para votação do público, além da campanha das candidatas pelas ruas do Parque de Exposição Wildy Viana.
Comentários
Acre
Sarampo no Acre: 11 casos estão sob investigação; 16 já foram descartados
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) atualizou o boletim sobre a situação do sarampo no estado. De acordo com os dados mais recentes, 27 casos foram notificados até o momento. Desses, 16 já foram descartados e 11 seguem em investigação.
Apesar das notificações, não há casos confirmados da doença no estado. O Acre não registra transmissão de sarampo desde o ano 2000.
A seguir, o detalhamento dos casos por município:
Casos em investigação:
Acrelândia: 2
Porto Acre: 1
Cruzeiro do Sul: 2
Rio Branco: 2
Brasiléia: 4
Casos descartados:
Porto Acre: 2
Feijó: 1
Sena Madureira: 2
Cruzeiro do Sul: 2
Epitaciolândia: 2
Assis Brasil: 2
Rio Branco: 3
Brasiléia: 1
Cobija (Bolívia): 1*
(Caso notificado em Rio Branco, mas com residência na Bolívia)
A Sesacre reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e orienta a população a manter a caderneta atualizada. Em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas no corpo, tosse ou conjuntivite, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente.
Situação na Bolívia preocupa
O boletim também chama atenção para o cenário no país vizinho. A Bolívia já contabiliza, em 2025, 155 casos confirmados de sarampo, além de 1.302 casos em investigação e 1.147 descartados. A maioria está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o que acende o alerta para regiões de fronteira, como o Alto Acre.
Você precisa fazer login para comentar.