Conecte-se conosco

Cotidiano

“Bebê com lesões graves é transferida para Manaus em UTI aérea; diagnóstico entre doença rara e queimadura ainda divide médicos”

Publicado

em

Aurora Maria, recém-nascida, levada ao Centro de Queimados após banho em hospital no Acre; exames decisivos só saem em 40 dias, enquanto família aguarda respostas

A bebê Aurora Maria, recém-nascida que sofreu lesões graves na pele após um banho no Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul, foi transferida para Manaus. Foto: cedida 

Com Notícias do Juruá 

A recém-nascida Aurora Maria foi para o Centro de Tratamento de Queimados de Manaus em uma UTI aérea, após sofrer lesões graves na pele durante um banho no Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul (AC). A decisão, confirmada pelo secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, foi tomada como medida preventiva devido à gravidade do caso, que ainda não tem diagnóstico fechado.

Enquanto especialistas avaliam se as feridas são resultado de queimadura ou de epidermólise bolhosa— uma rara doença genética que torna a pele extremamente frágil —, a família aguarda ansiosa por respostas. O exame definitivo, enviado a um laboratório em São Paulo, só deve ter resultado em 40 dias, prolongando a angústia sobre o que realmente aconteceu com a bebê.

Recém-nascida que sofreu lesões graves na pele após um banho no Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul, foi transferida para o Centro de Tratamento de Queimados de Manaus.

A medida foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, como uma ação preventiva diante da gravidade do caso.

A transferência ocorre enquanto ainda não há confirmação do diagnóstico: os médicos trabalham com a suspeita de epidermólise bolhosa — uma condição genética rara que fragiliza a pele — mas não descartam que as lesões tenham sido causadas por queimadura. O exame que pode esclarecer o caso, o resultado deve sair em até 40 dias.

No entanto, a Secretaria de Saúde decidiu não esperar a conclusão para iniciar o tratamento especializado

“A gente quer fazer tudo para que ela vá hoje ainda. Ela vai de UTI no ar, não tem condições dela ir de uma outra forma, não”, afirmou Pascoal.

A bebê estava internada na UTI neonatal do Hospital da Criança de Rio Branco, onde estava entubada, em estado estável, mas necessitando de cuidados intensivos. Segundo relato dos pais, o banho que causou os ferimentos foi dado momentos antes da alta hospitalar. O pai, Marcos Oliveira, afirmou que a água utilizada estava quente e que os ferimentos apareceram logo após o banho.

Aurora será acompanhada pelos pais durante o traslado aéreo para a capital amazonense. Ela deve receber atendimento imediato por uma equipe especializada em queimaduras assim que chegar ao destino.

“A lesão tem todas as características de uma queimadura de terceiro grau. É grave, sim, e há risco real de necrose e até amputação se não houver uma abordagem médica rápida e correta”, afirmou um dos especialistas ouvido pelo jornal Notícias do Juruá.

O secretário afirmou que a transferência é “preventiva”, mas a demora na conclusão do caso levanta questionamentos sobre a qualidade do atendimento inicial. Enquanto isso, Aurora seguirá em observação em Manaus, onde receberá cuidados especializados.

Técnica de enfermagem responsável por banho de bebê é afastada e processo administrativo é aberto

A técnica de enfermagem responsável por dar banho na bebê Aurora, que está internada, com suspeita de queimaduras graves, no Hospital da Criança, foi afastada preventivamente de suas funções. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, que também anunciou, nesta terça-feira, 24, a abertura imediata de um processo administrativo disciplinar (PAD) para apuração do caso.

Sobre a atuação da técnica de enfermagem, o secretário foi enfático. “Já pedimos o afastamento imediato da profissional, que é efetiva do quadro, e iniciamos a apuração dos fatos. Não compactuamos com negligência ou omissão. Em outros casos semelhantes, já afastamos e responsabilizamos profissionais”, destacou.
Aurora está entubada, sob cuidados intensivos em Manaus. Apesar da gravidade da situação, seu quadro é considerado estável e ela não corre risco de vida no momento.

Uma imagem forte e exclusiva, enviada à redação do Notícias do Juruá, mostra com clareza a queimadura de terceiro grau nos pés da pequena Aurora Maria. Foto: cedidas

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo