Flash
Banco do Brasil vai ser fechado mais uma vez no Acre por 24 horas nesta quarta-feira
Os servidores do BB provocaram paralisação no fim do mês passado nos municípios acreanos, para demonstrar que discordam do fechamento das agências dos municípios de Assis Brasil, Capixaba e Bujari, inclusive das agências da avenida Ceará (na capital acreana) e da Catedral em Cruzeiro do Sul (no Vale do Juruá)

Os bancários já haviam realizado protesto semelhante e alertaram para a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.
A paralisação foi decidida em uma assembleia realizada entre o sindicato e a categoria na última sexta-feira (5).
Os bancários do Banco do Brasil no Acre anunciaram que irão paralisar novamente as atividades por 24 horas na próxima quarta-feira (10), segundo confirmou o presidente do Sindicato dos Bancários.
De acordo com o presidente, os trabalhadores lutam contra o fechamento de agências, demissão de funcionários e extinção da função de caixa nas agências, segundo o sindicato.
No último dia 29, os bancários já haviam realizado protesto semelhante e alertaram para a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.

A instituição tem cerca de 400 funcionários distribuídos nas 24 agências que eram mantidas no estado. O processo de reestruturação, segundo o sindicato, prevê a demissão de cinco mil bancários em todo o país.
Todos os funcionários do Banco do Brasil no Acre vão aderir à greve nacional que acontecer nesta quarta-feira, dia 10, com manifestações em todo o país. “A greve é nossa única arma para enfrentar o terror implantado por Paulo Guedes e Bolsonaro no Banco do Brasil”, desabafou o presidente em exercício do Sindicato dos Bancários do Acre, Eudo Raffael. O sindicalista convoca toda a categoria dos bancários para aderir ao movimento previsto para acontecer em todo o país, no dia 10 desse mês. “Acredito que todos juntos venceremos mais essa batalha”, prevê.
Raffael pediu apoio aos bancários que vistam de preto nessa quarta-feira para protestarem de forma silenciosa pelo desmonte do Banco do Brasil, inclusive que tirem fotos com a hashtag #EuApoioAGreveDoBB e postem nas redes sociais. Para o presidente do Sindicato, a greve tem como objetivo demonstrar que os servidores do banco público são contra o plano de reestruturação imposta a toque de caixa pelo governo federal. Destacou que a proposta tem como objetivo fechar 361 agências, diminuir a estrutura de 800 postos de atendimento, desligar mais de 5 mil funcionários e extinguir a gratificação de função de caixa. “No Acre, dezenas de funcionários estão sendo atingidos, pois perderão suas funções e muitos poderão ser transferidos, compulsoriamente, para outros estados”, lamentou o sindicalista.
Os servidores do BB provocaram paralisação no fim do mês passado nos municípios acreanos, para demonstrar que discordam do fechamento das agências dos municípios de Assis Brasil, Capixaba e Bujari, inclusive das agências da avenida Ceará (na capital acreana) e da Catedral em Cruzeiro do Sul (no Vale do Juruá). Com o fechamento de agências, os moradores do interior precisarão recorrer aos correspondentes bancários para pagar contas e sacar o salário do Município e do Estado. As agências de Xapuri e Mâncio Lima serão transformadas em postos de atendidos do BB. Cada agência conta hoje com seis bancários e um gerente. Com a mudança, ficarão apenas três bancários para atender essas localidades.
A instituição tem cerca de 400 funcionários distribuídos nas 24 agências que eram mantidas no estado. O processo de reestruturação, segundo o sindicato, prevê a demissão de cinco mil bancários em todo o país. Quem discordar do cargo designado ou do estado a que for transferido, poderá optar pelo Programa de Adequação de Quadros (PAQ) ou o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE) para deixar o banco.
Comentários
Flash
Startup Day 2025 vai fomentar o uso de inteligência artificial e inovação para pequenos negócios no Acre
Evento acontece simultaneamente em Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco
Idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação, o Startup Day é um evento que busca apoiar e estimular as ações de empreendedorismo no ecossistema de inovação no Brasil. Em sua 11ª edição, o evento acontece no dia 22 de março, simultaneamente em diversas localidades do país. No Acre, será realizado em Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, das 8h às 12h (horário local). Visando ampliar o desenvolvimento da cultura de inovação em todo o estado, pela primeira vez o município de Brasiléia receberá o evento.
A gestora de inovação do Sebrae no Acre, Rosa Nakamura, afirma que o Startup Day é um grande movimento realizado pelo Sistema Sebrae. “Nós escolhemos um tema muito importante, que será fundamental para entendermos o que a inteligência artificial vai trazer de mudança para a nossa vida. Atualmente, a inteligência artificial gera oportunidades e transformações muito significativas no nosso cotidiano”, comenta Nakamura.
A programação é elaborada por cada localidade e inclui painéis temáticos, mentorias, palestras, oportunidades de networking entre empresas, além de dinâmicas interativas com a participação de atores relevantes do ecossistema de startups da região.
Com mais de 230 municípios participantes em todo o país, o evento é aberto a empreendedores, investidores, aceleradoras, universidades, estudantes e interessados no universo das startups. “É essencial a participação de jovens estudantes universitários e de empreendedores de startups que desejam ampliar seu conhecimento sobre inteligência artificial e entender como ela pode ser útil e aplicada no dia a dia das micro e pequenas empresas, bem como nos negócios inovadores que nascem nas startups”, complementa Nakamura.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: ac.loja.sebrae.com.br. A programação completa, palestrantes participantes e demais informações estão disponíveis nas redes sociais Instagram e LinkedIn (@sebraenoacre).
O evento conta com a parceria do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, UFAC, SENAC, Unimeta, Aquiri Valey e Chamaí Serviços.
Confira a programação na capital:
LOCAL: Auditório do Sebrae | Av. Ceará, 3693 – 7º BEC
- Palestra – Inteligência Artificial e a Revolução nos Negócios da Amazônia
- Painel – Performance Feminina em Negócios Inovadores
- Palestra – Orgulho e Identidade
- Painel – Inteligência Artificial como Catalisador de Oportunidades
Confira a programação em Brasiléia
LOCAL: Auditório do Senac | Rua Maria de Anunciação de Paulo Moreira, 338 – Eldorado
Confira a programação em Cruzeiro do Sul
LOCAL: Auditório do Senac | Av. Lauro Müler, 1932 – Artur Maia
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco custeia translado de moradores do Belo Jardim e do Panorama que se encontram isolados devida a cheia dos igarapés Belo Jardim e Redenção
A Prefeitura de Rio Branco está implementando uma importante medida para atender as comunidades afetadas pela cheia dos igarapés Belo Jardim e Redenção. Com o aumento do nível das águas, muitos moradores das localidades de Belo Jardim e Panorama se encontram isolados, enfrentando dificuldades para se deslocar entre as áreas.
Para minimizar os impactos dessa situação, a prefeitura decidiu custear o translado gratuito de um lado ao outro dos igarapés. Essa iniciativa visa garantir que os moradores possam acessar serviços essenciais, como saúde, educação e comércio, sem enfrentar os riscos e desafios impostos pela cheia.
A ação é parte do compromisso da administração municipal em apoiar a população durante períodos de adversidade, assegurando que todos tenham a mobilidade necessária para suas atividades diárias. A Prefeitura de Rio Branco reforça a importância da solidariedade e da união da comunidade neste momento, e continua monitorando a situação para oferecer o suporte necessário.
Comentários
Flash
Prefeito Jerry Correia se reúne com ITERACRE para avançar na regularização fundiária em Assis Brasil
Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, recebeu em seu gabinete a equipe do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE) para alinhar os primeiros passos do processo de regularização fundiária dos lotes urbanos do município.
A reunião contou com representantes do ITERACRE, enviados por determinação da diretora-presidente Gabriela Câmara e do governador Gladson Camelí. O encontro marcou o início de um trabalho esperado há anos pela população: a entrega dos títulos definitivos de propriedade para os moradores.
Durante a reunião, foram discutidas as etapas do processo de regularização e a importância da participação da comunidade. O prefeito Jerry Correia destacou o impacto positivo dessa ação: “Este é um momento histórico para Assis Brasil. A regularização trará segurança jurídica para os moradores e impulsionará o desenvolvimento da cidade. Estamos empenhados em garantir que esse processo aconteça de forma transparente e eficiente.”
A equipe do ITERACRE já está nas ruas convidando a população para uma grande audiência pública, que acontecerá na quarta-feira, às 16h, na Escola Estadual Íris Célia. Na ocasião, serão apresentados os detalhes do projeto e os próximos passos para a legalização dos terrenos.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Assis Brasil e o Governo do Estado reforçam o compromisso com a organização urbana e o direito à moradia digna para todos.
Você precisa fazer login para comentar.