Conecte-se conosco

Cotidiano

Bancada acreana se encontra com ministro do Itamaraty para estabelecer relação com o Peru

Publicado

em

Desdobramento do encontro deve ser reunião entre Bolsonaro e o presidente peruano em solo acreano, destaca Márcio Bittar

Do Acre: os deputados Alan Rick, Flaviano Melo, Wanda Milani e Mara Rocha; Ribamar Trindade e Gladson Cameli/Foto: Cedida ao ContilNet

TIÃO MAIA, PARA O CONTILNET

Um novo passo, talvez o mais decisivo, na relação entre o Brasil e o Peru, para a integração regional e nacional com o país vizinho, foi dado, na tarde desta terça-feira (11), em Brasília, num encontro com membros da bancada do Acre no Congresso Nacional e o chefe da diplomacia brasileira, Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores. Os desdobramentos das reuniões em Brasília deve ser um encontro dos brasileiros com autoridades peruanas, em Lima, e em seguida reunião dos presidentes Jair Bolsonaro e o do Peru, Martin Vizcarra, em solo acreano, em data ainda a ser agendada.

O governador Gladson Cameli se encontrou em Brasília, há 15 dias, com o embaixador peruano no Brasil, Vicente Rojas, propondo a abertura de um escritório bilateral para tratar de assuntos de interesse dos dois países. A bancada Federal do Acre no Congresso Nacional está dando agora os passos seguintes àquele primeiro encontro. O senador Márcio Bittar (MDB) anunciou a reportagem, que um dos eixos de seu mandato no Senado será a ligação definitiva com o Peru.

Na reunião com o ministro Ernesto Araújo no Itamaraty, Bittar disse já ter feito contato anterior o encontro dos presidentes do Brasil e do Peru no Acre e que, segundo ele, o chanceler comprou a ideia. “Ele deu a palavra dele para que isso acontecesse. O primeiro encontro dos dois países deve se realizar em solo acreano, liderado pelo nosso presidente”, disse Bittar. “Aqui em Brasília, hoje, é uma visita para dar continuidade a esse assunto. Já pedi a ele (ministro Ernesto Araújo), que faça um gesto, que seria com um próximo passo, um encontro no Peru, com a embaixada peruana, com o ministro deles, e o parlamento nosso e o deles para tratar da agenda, dos dois governos no Brasil no Acre”, disse Márcio Bittar.

Bancada federal do Acre no encontro com o ministro/Foto: Cedida ao ContilNet

Já o coordenador da bancada do Acre no Congresso, senador Sérgio Petecão, dirigiu-se ao embaixador dizendo que trabalho é antigo e que, sob o atual governo, foi iniciado pelo Ministério da Agricultura, “quebrando alguns entraves”. O senador disse que acha importante esse sentimento da bancada acreana com o mesmo propósito. “Tenho certeza de que agora vamos para uma agenda verdadeira, uma agenda real. Antigamente era uma agenda fictícia, uma tal de uma relação que na verdade nunca existiu. Isso vai se concretizar porque temos uma Transoceânica praticamente ociosa e o que nós queremos, no que acreditamos, é uma integração de fato”, disse Petecão. “O que queremos é o apoio do nosso presidente e o encontro do presidente peruano com autoridades brasileiras. Vamos sensibilizar nosso ministro para que possamos ir até do Peru fazer uma reunião preparatória para que seja realizado o sonho do povo, não só do Acre, mas da região Norte, que é de fato a saída para o Pacífico”, acrescentou Petecão.

Gladson Cameli e Márcio Bittar/Foto: Cedida ao ContilNet

O deputado federal Flaviano Melo (MDB), um dos presentes à reunião no Itamaraty nesta terça-feira, o político mais longevo em atuação no Acre e o decano da bancada acreana no Congresso Nacional, disse ter ficado muito otimista com o que viu. “A última vez que vim ao Itamaraty para uma reunião assim foi quando o Fernando Henrique Cardoso era ministro das Relações Exteriores. Eu vim exatamente para tratar desta questão, para tratar da interligação do Brasil com o Peru, através do Acre. Isso é de uma importância muito grande, porque nossa economia vai exportar, vai poder importar. Enfim, um intercâmbio comercial fantástico. Se de fato acontecer, pode-se dizer que o acre está começando a crescer.”, disse.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Publicado

em

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico

O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.

“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.

Trabalho físico

Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.

“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.

Matheus Nego

O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Publicado

em

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual

O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.

O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.

“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).

Recurso encaminhado

O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.

“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo